Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI e CT publicam edital de promoção de intercâmbio para França

A seleção é voltada para alunos da área de Engenharia e será realizada mediante à análise de documentos e entrevistas presenciais.

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e o Centro de Tecnologia (CT) divulgaram o edital de seleção de quatro intercambistas para o projeto BRAFITEC, em parceria com cinco instituições de ensino de engenharia na França. A oportunidade é voltada exclusivamente para estudantes de graduação do Centro de Tecnologia (CT), matriculados nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Aeroespacial. As instituições francesas que acolherão os estudantes são: École Nationale Supérieure Des Mines De Saint-Étienne, Université Grenoble Alpes, Université de Montpellier e Institut Polytechnique de Bordeaux. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de março, com informações mais detalhadas disponíveis no edital.

Os alunos selecionados terão acesso à bolsas de estudo concedidas pela CAPES, que incluem manutenção, seguro-saúde, passagens aéreas e auxílio-instalação; além disso, estarão isentos de taxas escolares na instituição francesa acolhedora. As bolsas terão validade de um ano, entre setembro de 2023 e setembro de 2024. Alguns dos requisitos para participar da seleção são ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo do curso, não apresentar reprovações em disciplinas, ter Média Geral Acumulada (MGA) igual ou superior a 7, apresentar seu Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) e possuir proficiência comprovada em língua francesa em Nível B1 ou superior. Além disso, é necessário que o candidato envie os seguintes documentos: formulário de inscrição (modelo disponível no edital), cópias de RG e CPF, carta de apresentação, currículo, histórico escolar, comprovante de nota do ENEM e comprovante de proficiência em língua francesa.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira compreende a análise dos documentos, enquanto a segunda, entrevistas presenciais dos selecionados, que acontecerão entre os dias 07 e 10 de abril. A ordem, local e horário das entrevistas serão informados aos alunos selecionados na primeira etapa. É interessante destacar que o perfil de candidato procurado é majoritariamente aqueles que tenham participação ativa em grupos de pesquisa, com participações em revistas e congressos. Por fim, o resultado final será divulgado no dia 14 de abril, na página e redes sociais da SAI.

Em 2022, os dois editais semestrais de intercâmbios BRAFITEC renderam a mobilidade de dez estudantes da UFSM, sendo sete do curso de Engenharia Aeroespacial e três de Engenharia Elétrica. Com isso, a França se tornou o país que mais recebeu alunos da UFSM no ano passado, contabilizando no total 16 mobilidades, contando também as mobilidades bilaterais e estágios internacionais. Semestralmente, a SAI atualiza os números de intercâmbios da UFSM, que ficam disponíveis na plataforma UFSM em Números.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI