Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Aulas de cursos de chinês em parceria com a Universidade Normal de Hebei iniciam nesta semana

São cinco cursos ofertados para 160 estudantes matriculados. As aulas acontecem até agosto de 2023.

Começam na noite de hoje (08), as aulas das mais recentes turmas dos cursos de chinês em parceria com a Universidade Normal de Hebei (HNU). Neste semestre, a oferta dispõe de três cursos: Introdução à Cultura Chinesa, Introdução à Medicina Tradicional Chinesa, Chinês (níveis 1, 2 e 3). Todas as aulas acontecerão com o apoio da equipe da SAI, que designou monitores que assistirão alunos e professores ao longo de todos os cursos. As aulas serão ministradas em língua portuguesa e inglesa, de forma remota, entre maio e agosto de 2023. Os cursos têm carga horária total de 30h ou 45h, com aulas ocorrendo de manhã e à noite. Os encontros acontecerão duas vezes por semana, tendo duração de 2h, exceto o curso de Medicina Chinesa, que terá encontros semanais.

Mais uma vez, as vagas são destinadas tanto à comunidade acadêmica da UFSM quanto de outras universidades gaúchas parceiras, que preencherão metade das vagas disponíveis, entre elas: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Parceria de sucesso completa três anos

Em 2023, a parceria entre a UFSM e a HNU completa três anos, sendo a quinta vez que os cursos de chinês são ofertados. Em 2021, foram duas ofertas, uma em cada semestre, totalizando 375 alunos. No ano seguinte, foram 135 alunos no primeiro semestre e 110 no segundo. Neste ano, as turmas somam 160 estudantes. O sucesso da parceria se deve principalmente pela atuação da Profa. Ana Qiao, Diretora Chinesa do Confucius Classroom da Universidade Federal Fluminense/Universidade Normal de Hebei e pelo interesse da comunidade da UFSM e das universidades parceiras em conhecer mais da língua e cultura chinesas.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI