Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Oportunidade em programa de bolsas de estudo na Alemanha

Programa conta com modalidade presencial e online, ambas provendo bolsas de estudos para os estudantes selecionados.

Está disponível a nova chamada para inscrições ao Hochschulwinterkurs (HWK) – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, programa do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) que concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos em alemão. Os selecionados farão um curso com duração de até seis semanas numa universidade na Alemanha, com aulas de língua e cultura do país. O programa conta com uma versão presencial e outra online, cada uma com um edital próprio. Os candidatos interessados devem ser estudantes de graduação ou pós-graduação, além de ter nível B1 de proficiência em alemão. Além disso, devem optar por apenas uma modalidade no momento da inscrição, que segue até o dia 15 de agosto, com previsão de realização do programa em 2024.

A modalidade presencial inclui aulas de alemão e atividades culturais em uma das seguintes universidades alemãs: Universität Leipzig, TH Wildau, Albert-Ludwigs-Universität Freiburg ou Ludwig-Maximilians-Universität München. Além de seguro-saúde, os selecionados receberão uma bolsa no valor de 2.151 euros e auxílio para passagem aérea de 1.450 euros. Confira neste link os detalhes de cada curso e neste, o edital de seleção. Já a modalidade online prevê aulas de alemão online (B1/B2) pelo período de seis semanas. Os selecionados receberão uma bolsa de 300 euros e a cobertura dos custos do curso de alemão. Confira neste link o edital de seleção.

A oportunidade é responsabilidade exclusiva do DAAD, sendo que a SAI, nesse contexto, atua apenas apoiando a divulgação junto à comunidade acadêmica da UFSM. Dúvidas devem ser encaminhadas diretamente para o e-mail competente, disponível na página de contato do DAAD. Para consultar mais oportunidades de internacionalização, acesse o Calendário Internacional da SAI.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI