Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

DAAD divulga novas oportunidades relacionadas à Alemanha para setembro

Oportunidades são voltadas para diversas áreas e níveis de ensino.

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) divulga diversas oportunidades para acadêmicos interessados em conhecer mais da cultura alemã. As oportunidades são voltadas para vários níveis de ensino e contemplam diferentes áreas de conhecimento, algumas com direito a bolsas de estudos. Todas as oportunidades são de responsabilidade exclusiva do DAAD, sendo que a SAI, nesse contexto, atua apenas apoiando a divulgação junto à comunidade acadêmica da UFSM. Dúvidas devem ser encaminhadas diretamente para o e-mail competente, disponível na página de contato do DAAD.

Bolsas de pós-graduação em áreas artísticas

Estão abertas as inscrições ao programa de bolsas do DAAD para cursos de pós-graduação em artes na Alemanha. A chamada de 2023 contempla quatro áreas: Arquitetura, Música, Artes Cênicas/Dança, e Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema. A seleção é aberta a estudantes que estejam matriculados em uma universidade brasileira no último ano da graduação e a recém-formados com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado. O objetivo é viabilizar estudos adicionais, com a possibilidade de se obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. Os selecionados receberão bolsa mensal de 934 euros (cerca de R$4.900) pelo período de 10 a 24 meses, e dependendo do curso escolhido, passagem aérea e seguro-saúde. Cada área tem prazo de inscrição e edital próprios: Arquitetura (até 25 de setembro), Música (até 28 de setembro), Artes Cênicas/Dança (até 2 de novembro) e Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema (até 30 de novembro).

Auxílio para doutorandos com bolsa nacional

Está disponível a nova chamada do programa do DAAD de bolsas de auxílio para doutorandos brasileiros com bolsa nacional. A oportunidade é voltada a estudante de doutorado que possuam bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou de uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa. Os interessados podem se candidatar até 31 de outubro, concorrendo ao auxílio para uma estadia de pesquisa de dois a seis meses na Alemanha. Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). As estadias de pesquisa devem ocorrer entre maio de 2024 e janeiro de 2025. Confira os requisitos e a lista das 23 FAPs participantes neste link.

Estadias de pesquisa em todas as áreas

Professores e cientistas brasileiros têm até 10 de outubro para se candidatar ao programa de estadias de pesquisa de curta duração do DAAD. O programa viabiliza o desenvolvimento de projetos de pesquisa por um a três meses numa instituição alemã em qualquer área do conhecimento. Os candidatos devem possuir vínculo de trabalho com uma instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa no Brasil e, desejavelmente, tenham concluído o doutorado. O principal objetivo é o estreitamento dos vínculos entre pesquisadores brasileiros e alemães. Desde 2020, professores de artes e arquitetura também podem se candidatar a uma estadia para estreitar a cooperação artística com as instituições anfitriãs alemãs. Esse segundo programa de estadias recebe inscrições até a mesma data. Os selecionados ganham bolsa mensal de cerca de 2.000 euros (cerca de R$10.000) e auxílio para passagem aérea. Confira todos os detalhes dos editais e do processo seletivo para as áreas artísticas neste link. Para as demais áreas, acesse este.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Informações: DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico