Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Abertas inscrições para intercâmbio pela AUGM no primeiro semestre de 2024

Inscrições seguem até o dia 26 de setembro, exclusivamente pelo meio digital.

Estão abertas as inscrições para mobilidades pela AUGM (Associação das Universidades do Grupo Montevidéu) para estudantes de graduação da UFSM, com previsão de realização do intercâmbio no primeiro semestre de 2024. O edital pode ser acessado neste link e aceita inscrições até o dia 26 de setembro, com divulgação final dos selecionados até 04 de outubro e início das nomeações a partir de 16 de outubro. Neste semestre, estão sendo ofertadas dez vagas, com relação de universidades participantes disponíveis no edital.

A equipe da SAI atua realizando o nomeações dos candidatos selecionados no edital interno, sendo assim, ser selecionado não garante a ida para a universidade pretendida. Apenas os candidatos selecionados serão nomeados e cabe à cada universidade aceitá-los. Em caso de vagas remanescentes, um novo edital será lançado para preenchê-las. O tempo padrão de duração da mobilidade é de um semestre. Para obter mais informações sobre como funcionam os intercâmbios por pela associação, acesse este link

Os estudantes selecionados para realização da mobilidade são contemplados com auxílio de custo de R$1.500,00 da UFSM. Pela universidade de destino, o intercambista recebe alojamento e alimentação pelo período do intercâmbio, além de estarem isentos das taxas acadêmicas. Destaca-se que todas as demais despesas relacionadas à mobilidade (obtenção do visto, emissão do passaporte, contratação de seguro de vida, etc.) são de total responsabilidade do candidato selecionado.

Cabe também ao estudante acessar o site da universidade pretendida e conferir se ela possui o curso equivalente ao seu na UFSM, de forma que as disciplinas cursadas durante o intercâmbio possam ser incluídas no histórico acadêmico. Para conferir todos os detalhes e requisitos do processo seletivo, acesse e leia com atenção o edital completo.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI