Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Abertas inscrições para intercâmbio de pós-graduação pela AUGM em 2024

Inscrições seguem até o dia 16 de outubro, exclusivamente pelo meio digital.

Estão abertas as inscrições para mobilidades pela AUGM (Associação das Universidades do Grupo Montevidéu) para estudantes de pós-graduação da UFSM, com previsão de realização do intercâmbio durante o ano de 2024. O edital pode ser acessado neste link e aceita inscrições até o dia 16 de outubro, com divulgação final dos selecionados até dia 19 de outubro e início das nomeações a partir de 22 de outubro. Neste semestre, estão sendo ofertadas oito vagas, com informações sobre a oferta disponíveis neste link.

A equipe da SAI atua realizando o nomeações dos candidatos selecionados no edital interno, sendo assim, ser selecionado não garante a ida para a universidade pretendida. Apenas os candidatos selecionados serão nomeados e cabe à cada universidade aceitá-los. Em caso de vagas remanescentes, um novo edital será lançado para preenchê-las. O tempo padrão de duração da mobilidade varia entre 15 e, no máximo, 180 dias, período que é definido pela universidade de destino. Para obter mais informações sobre como funcionam os intercâmbios pela associação, acesse este link

Os estudantes selecionados para realização da mobilidade poderão realizar atividades como estadias de pesquisa, práticas de laboratório, assistir a cursos e seminários e cursar disciplinas. Os selecionados são contemplados com auxílio de custo de R$1.500,00 da UFSM. Pela universidade de destino, o intercambista recebe alojamento e alimentação pelo período do intercâmbio, além de estarem isentos das taxas acadêmicas. Destaca-se que todas as demais despesas relacionadas à mobilidade (obtenção do visto, emissão do passaporte, contratação de seguro de vida, etc.) são de total responsabilidade do candidato selecionado.

Cabe também ao estudante acessar o site da universidade pretendida e conferir se ela possui o programa equivalente ao seu na UFSM, de forma que as disciplinas e atividades cursadas durante o intercâmbio possam ser incluídas no histórico acadêmico. Para conferir todos os detalhes e requisitos do processo seletivo, acesse e leia com atenção o edital completo.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI