Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

UFSM ingressa no Grupo Tordesillas

O ingresso permite que a comunidade acadêmica tenha acesso às bolsas de financiamento da Fundação Carolina.

Entre os dias 5 e 7 de novembro, o Reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch, participou do XXII Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas. A edição, que aconteceu na sede da UnB (Universidade de Brasília), contou com representantes das 55 universidades membro e abordou o tema: “O papel da universidade no desenvolvimento socioeconômico”. Durante o encontro, além de realizar uma palestra sobre a temática central da edição, o Reitor também fez a apresentação da UFSM à Assembleia Geral, que aprovou a entrada da instituição no grupo.

O Grupo Tordesillas é uma rede de universidades ibero-americanas que busca promover a cooperação acadêmica e científica entre instituições portuguesas, espanholas e brasileiras. Além de possibilitar a ampliação e fortalecimento da colaboração internacional da UFSM, o ingresso permite que a comunidade acadêmica tenha acesso às oportunidades intermediadas por ele, em especial às bolsas de financiamento ofertadas pela Fundação Carolina.

Para o Prof. Júlio César Cossio Rodriguez, Assessor do Gabinete do Reitor na SAI, responsável pela condução das negociações, “ingressar no Grupo Tordesilhas e na Fundación Carolina é a conquista de uma demanda institucional antiga, justamente pela diversidade de oportunidades ofertadas no âmbito dessas organizações, que contemplam diferentes esferas da comunidade acadêmica da instituição”.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI