Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS

Resultado da enquete sobre “biblioteca das coisas”

Em meados de 2021, a equipe do Núcleo de Aquisição da Biblioteca Central decidiu medir o interesse da comunidade acadêmica da UFSM pelo acesso a material não bibliográfico através da biblioteca: uma verdadeira “biblioteca das coisas”.

Após quase um ano, finalmente os dados foram analisados e se descobriu muito mais do que se esperava. O relatório final foi divulgado para a Gerência da Biblioteca Central (BC) através de memorando e para a Pró-Reitoria de Graduação, à qual a BC está subordinada, em reunião esta semana.

Foram 1.339 manifestações entre 15 de junho e 30 de julho de 2021, sendo que 5% delas demonstraram explicitamente gostar da ideia, enquanto apenas 1,58% demonstraram explicitamente discordar dela. Das categorias aventadas como ideias para “biblioteca das coisas”, as duas mais preferidas pela comunidade foram relacionadas à vida acadêmica e estudantil (Equipamentos de tecnologia, com 76% da preferência, e Material para uso em aula ou pesquisa, com 70,5% da preferência) enquanto a terceira categoria mais preferida era a relacionada a Material de lazer (37,5% da preferência). Este “top três” não é surpreendente, visto que a Biblioteca Central, além da sua clara missão de apoio ao ensino e à pesquisa, também é um equipamento cultural de extensão, inclusive estando listada na Resolução UFSM n. 043/2021, que aprova a Política Cultural de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo a Resolução, os “Equipamentos culturais são espaços de produção literária e artística que promovem o encontro entre a arte, a cultura e o público.” (art. 7º).

Contudo, o grande valor da enquete surgiu na pergunta aberta. Nela, a comunidade era convidada a se manifestar se tivesse outra sugestão ou gostaria de comentar alguma das opções já previstas no formulário. Dos temas mais citados nesta questão, e que complementariam as opções previstas, boa parte estava relacionada ao Acervo, aos Ambientes e espaços físicos da biblioteca e a necessidade de Integração da BC com outras unidades da instituição.

Por exemplo, foi solicitada maior atenção ao espaço físico da BC, sugerindo a criação de mais espaços de descanso para leitura e entretenimento, além de “brinquedoteca, sala de amamentação, fraldário”. Mesmo que fujam aos objetivos da enquete original, estas manifestações demonstram que a comunidade não enxerga a BC apenas como repositório de livros, mas também como espaço de convivência, descanso e entretenimento (um “terceiro lugar”, conforme Ray Oldenburg).

Também foi perceptível a visão da comunidade sobre a necessidade de integração entre as unidades institucionais. Por exemplo, houve sugestão de que a BC centralizasse equipamentos de laboratório, a serem “emprestados” para que não fossem adquiridos e depois ficassem ociosos, e de que a BC tivesse armários externos para aumentar o quantitativo disponível no RU, além do empréstimo de guarda-chuvas entre portarias. Mesmo que fujam aos objetivos da enquete, estas respostas sugerem aos gestores a necessidade de ampliar a integração das unidades administrativas.

Com a finalização da análise das respostas, e a divulgação dos resultados às autoridades competentes, se começará a fase de estudos de prioridade, de viabilidade (inclusive orçamentária) e capacidade técnica para gerir algum tipo de “biblioteca das coisas”. As manifestações que fugiram ao escopo original da enquete também foram bastante relevantes, pois demonstraram que ainda há muito espaço para crescimento dos serviços da BC.

Por fim, o Núcleo de Aquisição agradece às pessoas que participaram da enquete. Não se esperavam respostas tão ricas e que apontam a BC para um futuro de cada vez mais relevância à comunidade acadêmica da UFSM.