A Biblioteca Central está realizando o inventário de seu acervo, uma atividade essencial para conferir, organizar e atualizar os materiais disponíveis. Esse processo garante a confiabilidade do catálogo, a preservação dos livros e a melhoria contínua dos serviços oferecidos. Durante esse período, podem ocorrer ajustes temporários no atendimento.
A prática do inventário de acervo é um procedimento fundamental que embora seja discreto, auxilia a biblioteca a se manter organizada, atualizada e funcional.
Qual a contribuição do inventário de acervo para as experiências de leitores(as) na biblioteca?
Popularmente a equipe da biblioteca aproveita o período de férias letivas para “organizar a casa” antes do recomeço das aulas. Assim, quando uma pessoa solicita um livro específico ao catálogo, garante-se que ele seja localizado na estante, porque durante o inventário a equipe realiza a “conferência das estantes”, ou seja, verifica se os livros estão nos lugares indicados pelo catálogo que consultamos por meio da Pesquisa ao Acervo.
Como é realizado o inventário de acervo na Biblioteca Central?
A equipe da biblioteca realiza a checagem de cada um dos livros que constam nas estantes e compara com as listas de empréstimos ativos, com o total de livros disponíveis nas coleções da biblioteca, após são emitidos os relatórios de livros perdidos, desaparecidos, em baixa ou que precisam passar por processamento técnico.
É função do inventário fortalecer a gestão responsável do patrimônio público, auxiliando no planejamento de novas aquisições, no descarte técnico de materiais obsoletos ou más condições de uso e na tomada de decisões baseadas em dados reais sobre o uso do acervo bibliográfico.

Por: Carlos Eduardo Schraiber