Entre 17 e 20 de novembro, aconteceu o 23º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), realizado pela USP e pela FEBAB. O evento é considerado o principal encontro da área no país e, nesta edição, destacou dois assuntos que estão transformando o trabalho das bibliotecas: a ciência aberta e o uso crescente da inteligência artificial no dia a dia das instituições e da sociedade.
A UFSM contou com a participação de seis bibliotecárias e bibliotecários, que tiveram apoio parcial da Universidade para estarem presentes: Fernando Leipnitz (CCR), Rosane Evaldt (referência da Biblioteca Central), Paula Patta (gerente da Biblioteca Central e diretora do Sistema de Bibliotecas), Claudiane Weber (Manancial – Repositório Institucional), Daniel Guirra (Colégio Politécnico) e Fernando Pires (aquisição da Biblioteca Central). Para Paula Patta, a presença da equipe reforça o compromisso da UFSM com a inovação na área: “O seminário representa uma oportunidade ímpar de atualização profissional, troca de experiências com especialistas da área, e acesso a debates sobre políticas públicas, tecnologias emergentes e tendências que impactam diretamente o serviço bibliotecário.”.
Ao longo dos quatro dias, o grupo acompanhou debates sobre os rumos do ensino superior no Brasil, apresentados por representantes do Ministério da Educação (MEC), especialmente sobre o crescimento dos formatos híbridos e a distância. Também estiveram em pauta novas formas de avaliação da produção científica — que vão além de números e valorizam diferentes saberes — e o papel social das bibliotecas como espaços de convivência e engajamento, inclusão e acesso à informação para grupos historicamente minorizados.
A participação no SNBU permitiu que a equipe da UFSM voltasse com novas ideias, práticas atualizadas e uma visão ampliada sobre o futuro das bibliotecas universitárias. As aprendizagens e conexões feitas no evento deverão contribuir diretamente para o aprimoramento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica.
Está programada para ocorrer na próxima sexta-feira (12) uma reunião do Sistema de Bibliotecas da UFSM para o grupo apresentar seus relatos e atualizar demais colegas que atuam em bibliotecas.