Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Biblioteca Central e docentes de Música unem esforços para avaliar acervo de partituras



Iniciativa reúne bibliotecários e docentes especialistas para avaliar, organizar e qualificar o acervo musical sob responsabilidade da Biblioteca Central.

A Biblioteca Central da UFSM iniciou, no mês de maio, um trabalho de avaliação técnica de um importante acervo de partituras musicais sob sua responsabilidade.

A iniciativa contempla tanto a coleção incorporada após a extinção da Biblioteca Setorial do Centro de Artes e Letras (BSCAL) quanto uma doação de partituras recebida recentemente pela instituição.

Com o objetivo de qualificar o processo de análise e contribuir para o desenvolvimento do acervo institucional, a Divisão de Aquisição da Biblioteca Central solicitou ao Departamento de Música a indicação de docentes que pudessem colaborar na avaliação da relevância e da pertinência acadêmica do material.

Atendendo à solicitação, o vice-chefe do Departamento de Música, professor Arthur Rinaldi, indicou os docentes Lucius Mota e Yara Vieira para participar dos trabalhos.

A primeira reunião presencial ocorreu em 27 de maio de 2026, na Biblioteca Central, reunindo a equipe técnica da biblioteca e os docentes convidados para dar início às atividades. Durante o encontro, os participantes conheceram o conjunto de partituras que será avaliado, realizaram uma visita técnica aos espaços onde o material está armazenado e discutiram metodologias e critérios para condução do trabalho.

A partir de junho, terá início a etapa de avaliação individual das partituras. A atividade será realizada periodicamente, em cronograma construído conjuntamente entre a Biblioteca Central e os docentes participantes. Além da avaliação do material, a parceria deverá contribuir para a construção de critérios para futuras doações de partituras e para o aprimoramento da organização e do tratamento técnico do acervo musical da UFSM.

A iniciativa reforça o compromisso da Biblioteca Central com a preservação, a organização e a disponibilização qualificada de seus acervos, beneficiando estudantes, docentes, pesquisadores e toda a comunidade acadêmica interessada na área de música.

Quatro pessoas, uma delas de máscara, ao redor de uma mesa onde estão caixas com livros.
Bibliotecários da BC e docentes do Departamento de Música da UFSM se unem para avaliar partituras herdadas da BSCAL.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-362-3883

Publicações Recentes