Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conselho Universitário da UFSM aprova extinção da Biblioteca Setorial do CAL



Em 15 de dezembro de 2023 os conselheiros e conselheiras presentes na 868ª Sessão do Conselho Universitário da UFSM votaram a favor da extinção da Biblioteca Setorial do Centro de Artes e Letras, com 33 votos a favor do parecer da relatoria do processo e 22 votos contra.

A decisão fez parte da discussão sobre a reestruturação administrativa do Centro e foi publicada através da Resolução UFSM N. 150, de 18 de dezembro de 2023, que “Aprova a revisão e consolidação da estrutura organizacional do Centro de Artes e Letras (CAL) vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, suas competências e atribuições.” (texto completo disponível neste link), especificamente no seguinte artigo:

“Art. 91. Esta resolução entra em vigor em 1º de fevereiro de 2024, […]

§1° Fica extinta a Biblioteca Setorial do Centro de Artes e Letras, devendo ocorrer o remanejamento do acervo para a Biblioteca Central da UFSM em até 2 (dois) meses da entrada em vigor desta resolução.”

Nos próximos quatro meses, portanto, dois meses entre a votação e o início da vigência da da Resolução e mais os dois meses estabelecidos no Art. 90 da Resolução, nos quais a Reitoria fará a mudança dos cerca de 17 mil itens que compõem o acervo da BSCAL e dará a solução dos problemas de infraestrutura da BC que impedem a ocupação total do subsolo que perduram há diversos anos, a equipe atual da BC passará a atender às demandas da comunidade do CAL em relação a circulação e empréstimo de material, capacitação e avaliação de doações e de sugestões de compra. A equipe bibliotecária da BC já iniciou discussões sobre como organizar a coleção da biblioteca extinta em seus espaços e seus fluxos de trabalho para onerar da menor maneira possível a comunidade acadêmica.

 

Você pode verificar a gravação da sessão no vídeo do canal da UFSM no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=6_MLzrX1fW8

Abaixo você pode ler os processos administrativos que foram tramitados referentes à reestruturação do CAL:

– 23081.053999/2023-37: Encaminha processo de reestruturação administrativa do Centro de Artes e Letras.

– 23081.135938/2023-97: Memorando Nº. 63/2023/CAL

 

As bibliotecas também listam abaixo todos os processos administrativos em que apresentam seu posicionamento para fins de transparência;

– 23081.136664/2023-53: Manifestação e solicitação de esclarecimento de servidores e servidoras das Bibliotecas da UFSM direcionados a : Reitoria, PROGRAD, PROPLAN, Direção do CAL, DCE e comunidade acadêmica geral

– 23081.119398/2023-02: Solicitação de apoio feita pelo CAL, com retorno imediato de ações pela BC na BSCAL para atendimento de demandas e indicativo de sugestões para qualificação de espaços e serviços. 

 

Ainda, você pode ler o processo administrativo em que a UFSM responde ao MEC um questionamento iniciado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 10ª Região:

-23081.143310/2023-65 – Ofício Nº 4587/2023/CPROC-TRIAGEM/DISUP/SERES/SERES-MEC ; Ref. Processo SEI nº23000.037512/2023-21; Solicita informações sobre extinção de Biblioteca do Centro de Artes e Letras – CAL.

Processo administrativo em que a UFSM responde demanda do Ministério Público Federal :

– 23081.150959/2023-32 – Ofício nº 414/2023; Ref.: NF nº 1.29.000.008442/2023-25; Biblioteca do Centro de Artes e Letras – extinção / fechamento; 

 

Abaixo é divulgada a transcrição do discurso da Gerente da Biblioteca Central e Diretora do Sistema de Bibliotecas, para garantir o acesso às pessoas com deficiência que possam ter sido prejudicadas pelo tempo disponível para sua manifestação durante a reunião:

“Bom dia a todos e todas aqui presentes e a quem acompanha através de transmissão online. Aos que não me conhecem, sou Ana Paula Silva, bibliotecária da UFSM, lotada na Biblioteca Central e atualmente a gestora da BC e do Sistema de Bibliotecas da UFSM. Trago hoje o posicionamento de uma minoria em representatividade mas uma maioria acadêmica e institucional contra o fechamento de uma biblioteca no contexto da UFSM. Representamos aqueles e aquelas que percebem biblioteca como ponto de encontro, centro de convivência, espaço de relacionamento e amadurecimento social. Então eu lhes pergunto: o que significa o fechamento de uma biblioteca? O que fechar uma biblioteca representa dentro da sociedade em que nos inserimos? 

Feliz ou infelizmente temos iniciativas dispersas pelos campus de gabinetes de leitura, de bibliotecas informais, de coleções literárias, mas e se nós qualificássemos suficientemente os profissionais e espaços cuja função é justamente responder por tais serviços? E se essa qualificação existisse sem que se discutisse unificar bibliotecas? O Sistema de Bibliotecas da UFSM visa principalmente conferir autonomia às bibliotecas setoriais para que se especializem nas demandas de seus públicos-alvo. Pergunto: os votantes aqui presentes se informaram e refletiram sobre os motivos apresentados pelas bibliotecas para se oporem ao fechamento da BSCAL e à transferência de seus serviços e acervos? Contataram e ouviram todas as partes envolvidas?

Me sinto, como muitos aqui, pertencente à história da UFSM, uma instituição pública de excelência, considerando que minha trajetória foi predominantemente no sistema público, em que vi colegas irem para a escola somente para ter garantia de almoço e janta, para terem um espaço silencioso em que pudessem estudar, para terem acesso a computador e internet. O que temos que ter em mente é que nós, colegas servidores públicos, não temos essa dificuldade, ao menos não hoje, e que pode se tornar uma necessidade invisível mas que é uma realidade na vida de nossos discentes. E por que menciono isso? Pois ao questionarmos a comunidade sobre “biblioteca das coisas” em 2021, através do Núcleo de Aquisição da BC/PROGRAD, iniciativa muito mencionada em discursos de nossos gestores, coletamos demandas de coisas básicas, como escrivaninhas, mesas, cadeiras, equipamentos de tecnologias e computadores, jogos de tabuleiro, que nossos estudantes não têm acesso na sua vida cotidiana. Desabafo agora que após quase dez anos de serviço público, e cerca de quatorze anos de experiência profissional em bibliotecas, tendo atuado na Academia Brasileira de Letras, no Centro Cultural do Banco do Brasil, na Petrobrás, não fui preparada para lidar com este tipo de iniciativa. Fechar uma biblioteca, espaço de estudo, pesquisa, atividades extensionistas, convivência, amadurecimento social e principalmente cenário para desenvolvimento de nossa comunidade acadêmica, implica em invisibilizar ainda mais as demandas estudantis e inviabilizar cada vez mais o pleno desenvolvimento da trajetória acadêmica. Os votantes, hoje, já refletiram no quanto esta iniciativa impacta a permanência estudantil? 

Não podemos pensar a biblioteca como conteúdos textuais, como depósitos de livros e como ambientes silenciosos. Precisamos, sim, refletir sobre como investir nas bibliotecas para impulsionar as iniciativas de capacitação, desenvolvimento de leituras críticas, fortalecimento de hábito social, preservação de habilidade cognitiva/comunicativa/social/de leitura sofisticada e de alta performance. Finalizo agora questionando se os senhores e senhoras presentes já refletiram sobre como é o investimento, desenvolvimento e apoio às bibliotecas das instituições que se destacam nos rankings em que a UFSM almeja êxito. Qual é inovação que as Bibliotecas da UFSM precisam – e realmente precisam? Nós queremos uma solução definitiva ou paliativa? Precisamos de investimento, qualificação e inovação ou fechamento de espaços? A UFSM precisa urgentemente discutir qual biblioteca ela quer ter. Um Centro, de Artes, e Letras. Se propõe a fechar uma Biblioteca. Letras. Com o agravante, ainda, de não trazer para discussão os bibliotecários e bibliotecárias, os profissionais técnicos e qualificados, responsáveis por gerenciar tais espaços.”

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-362-3205

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes