Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Biblioteca Central da UFSM apresenta Sala Desenho Acessível à equipe da UNIPAMPA



Foto: Equipe do Setor de Referência da Biblioteca Central junto a equipe do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) do Campus Caçapava do Sul, da Universidade Federal do Pampa, na Sala de Desenho Acessível.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Biblioteca Central, recebeu, no dia 13 de abril, a visita técnica da equipe do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A atividade teve como objetivo apresentar a Sala Desenho Acessível, espaço voltado à promoção da inclusão e da acessibilidade no ambiente acadêmico.

Durante a visita, foram apresentados os recursos tecnológicos, o mobiliário adaptado e o acervo especializado disponíveis no local, evidenciando as iniciativas institucionais da UFSM voltadas à democratização do acesso à informação e ao fortalecimento das políticas de inclusão. A ação também possibilitou a troca de experiências entre as equipes, contribuindo para o aprimoramento de práticas voltadas à permanência estudantil.

Foto: Sala de Desenho Acessível com seu mobiliário adaptado para pessoas obesas e cadeirantes.

Localizada no andar térreo da Biblioteca Central, com acesso facilitado por rampa, a Sala Desenho Acessível é um espaço climatizado planejado para atender estudantes com deficiência, pessoas neuro divergentes e outros públicos com necessidades específicas. O ambiente conta com internet, acervo em braille, mobiliário adaptado, equipamentos de tecnologia assistiva — como lupa eletrônica e teclado em braille —, além de computadores de alto desempenho, assegurando condições mais equitativas de acesso à informação e às atividades acadêmicas.

O Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) está vinculado à Coordenação Acadêmica dos dez campi da UNIPAMPA e atua em articulação com as pró-reitorias de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (PRODAE), de Graduação (PROGRAD) e de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (PROCADI). O setor desenvolve ações de apoio pedagógico e psicossocial, com foco na adaptação e integração dos estudantes ao contexto universitário.

A iniciativa reforça o compromisso da UFSM com a inclusão, a acessibilidade e a promoção de um ambiente universitário mais equitativo.

Para reservas e mais informações sobre a Sala de Desenho Acessível, os interessados podem entrar em contato diretamente com a Biblioteca Central da UFSM pelo contato: atendimento.sib@ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-362-3876

Publicações Recentes