Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Empréstimo

O Regulamento de Empréstimo é adotado por todas as bibliotecas do SiB-UFSM.


Orientações Gerais

– Para habilitar seu empréstimo domiciliar o usuário deverá ter vínculo com a UFSM. No caso dos alunos, devem estar matriculados no semestre vigente. Quanto aos servidores, podem ser ativos ou inativos.

– Possuindo vínculo, o usuário deve providenciar a Carteira da Biblioteca, que dá acesso às bibliotecas e ao Restaurante Universitário (RU). Também deve possuir a senha de acesso ao Portal respectivo, que será a mesma utilizada nas bibliotecas.

– O limite máximo de empréstimo é de quinze (15) materiais bibliográficos por usuário em todo o sistema, sendo permitida a retirada de cinco (5) tipos de cada material, por biblioteca.

– O limite máximo do prazo de empréstimo é de sete dias para todos os usuários.

– O material de Faixa Azul está disponível para empréstimo de segunda-feira a sexta-feira a partir das 18h e aos sábados a partir das 10h30min, com devolução às 9h30min do dia útil seguinte. No caso de atraso, a taxa é cobrada por hora.

– O material de Tarja Verde (vestibular) pode ser retirado um título por vez.

– Material em atraso no sistema impede a renovação e a retirada em qualquer biblioteca.

– As obras de referência (dicionários, enciclopédias, entre outras) só podem ser consultadas no local, exceto nos dias de provas de suficiência em línguas, quando são liberadas 30 minutos antes da prova, mediante retenção da carteira da Biblioteca, e deverão ser devolvidas no mesmo dia, após a realização da prova.

– Consulta local : o serviço de consulta local é aquele em que os usuários consultam ou realizam leitura de qualquer obra do acervo nas dependências da Biblioteca. Esse serviço é disponibilizado para qualquer pessoa que deseja consultar ou pesquisar no acervo da biblioteca, com ou sem vínculo ativo na UFSM.


Critérios gerais para análise de material bibliográfico a ser incorporado ao acervo quitando taxas de atraso:

– Livros técnico-científicos de ensino superior com data igual ou superior a 2011 (com exceção das áreas de filosofia, história, literatura);
– Livros de literatura;
– Livros em perfeitas condições físicas;
– Títulos já existentes serão aceitos somente aqueles com edição igual ou superior as que se encontram disponíveis no acervo, e que apresentem empréstimo ou reserva significativa. O número de empréstimos do material existente pode ser verificado no aplicativo do SIE – Empréstimo: 13.04.03 Histórico dos Itens;
– Livros destinados ao uso do ensino médio e ensino fundamental não serão aceitos, devido a problemas de espaço físico;.
– O valor de cada volume físico corresponde a 24 unidades de multa (atualmente R$ 30,00). Valor unidade de multa: R$ 1,25.


Observação: Materiais riscados ou sublinhados não serão analisados.

Respeitando-se os critérios acima descritos, a seleção se dará de acordo com o assunto de interesse para a coleção da Biblioteca.

Livros para avaliação no Núcleo de Empréstimo

Os livros deixados para avaliação em substituição à taxa de atraso no Núcleo de Empréstimo da Biblioteca Central e que não forem aceitos, permanecerão no setor, à disposição do usuário, por um período de 30 dias a partir da data em que esse material foi deixado para avaliação. Após este prazo, o material será dispensado.

Empréstimo domiciliar para Alunos Especiais

Os alunos especiais não estão habilitados a realizar o empréstimo domiciliar nas Bibliotecas da UFSM, conforme Regulamento de Empréstimo de Material Bibliográfico, que diz que “o empréstimo domiciliar só poderá ser efetuado por membros do corpo discente regularmente matriculados em curso na Instituição”. Ocorre que a matrícula dos alunos especiais é vinculada à disciplina e não ao curso.

Guia de Recolhimento da União (GRU)

Emita sua GRU em qualquer outro lugar de sua preferência e venha para a Biblioteca com a guia paga e o comprovante de pagamento. Dessa forma, terá autonomia para emiti-la em qualquer momento e estará cooperando com o fluxo dos serviços do setor.

Anexos