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Suporte Técnico

Descrição
  1. Impressora(s)
    • Instalação de impressora física, troca e teste básico de toner, testes e ajustes de impressão;
  2. Instalação de software(s) básico(s) e específico(s)
    • Instalar softwares básicos, como: 
      • compactador de arquivos (7-zip ou WinRAR);
      • drivers (controladores de dispositivos); 
      • leitor de PDF (Adobe Reader ou Foxit Reader);
      • navegadores de internet (FireFox ou Google Chrome);
  3. Softwares de escritório
    • LibreOffice ou OnlyOffice (Editor de texto, planilha e editor de apresentação);
    • A instalação específica do Microsoft Office é feita somente mediante número de empenho e autorização da chefia do setor (O CPD organiza a planilha com o número de série e quantidade de licenças disponibilizadas e cada centro realiza a instalação do software junto aos seus técnicos de TI);
    • Outra solução é o uso do Microsoft Office 365, o qual é de uso online e pode ser cadastrado pelo próprio usuário utilizando o seu e-mail institucional (@acad ou @ufsm) no link: MS Office 365.
  4. Remoção de softwares maliciosos
    • Atualizar e realizar varreduras com antivírus e ferramentas para limpeza e otimização do Sistema Operacional (adware, combofix, etc.), limpeza de registro, limpeza de malwares e limpeza de navegadores;
  5. Instalação de computadores
    • Instalação física de computadores, impressoras, notebooks, scanners, data shows (em lugares de fácil acesso).
  6. Formatação
    • A responsabilidade dos arquivos pessoais é do usuário (não é realizado o serviço de backup).
    • Formatação de computadores e instalação de sistema operacional licenciado, e restauração do sistema operacional
      ATENÇÃO   

      • Máquinas sem patrimônio não são atendidas e nem enviadas ao LAMI-CTISM, softwares que estão pré-instalados nas máquinas se não houver licença não são reinstalados (Microsoft Windows, Microsoft Office, Corel Draw, entre outros);
  7. Sistemas do governo
    • Instalação e configuração de software base (Java) para funcionamento dos sistemas ligados ao governo SIAFI, SCDP, e outros.
  8. Instalação do SIE
    • Instalação e configuração do Sistema de Informação para o Ensino (SIE);
  9. Troca de periféricos
    • Troca e testes de periféricos de entrada e saída: mouse, teclado, etc.
    • Testes em periféricos: placa de rede, placa de vídeo, HD, etc.
  10. Ponto eletrônico
    • Testar os totens de uma maneira geral a fim de averiguar problemas de conexão, hardware ou Sistema Operacional.
  11. Instalação e configuração de roteadores
    • Instalar roteador (se em lugares de fácil acesso) e configurar física e logicamente, alteração de senha;
  12. Configuração e compartilhamento de pastas
    • Configurar e compartilhar pastas de uso comum na rede;
  13. Conflito de IP
    • Testar os computadores com comandos de rede, liberar e renovar IP, ver se existe o cadastro das máquinas, tentar procurar de onde vem o IP duplicado.

Caso deseje instalar (ou reparar) o SIE, por favor tente usar o instalador do SIE, e, caso não funcione, informe um problema.

Lembre-se de preencher os campos de prédio e sala no formulário.

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