Suporte Técnico
Descrição
- Impressora(s)
- Instalação impressora física e gerador de PDF, reinstalação, testes de impressão, troca de toner, teste básico de toner, manutenção básica (retirar uma folha travada).
- Instalação de software(s) básico(s)
- Instalar softwares básicos para um bom funcionamento do computador: reinstalação do Sistema Operacional original da maquina
- Softwares de escritório
- Instalação de leitor de PDF (foxit, adobe reader), Libre Office, FireFox (web browser), Thunderbird (leitor de e-mails)
- Remoção de vírus / spyware
- Passar antivírus e ferramentas para limpeza e otimização do sistema (adware, combofix, etc), limpeza de registro, limpeza de malwares, limpeza de navegadores
- Cadastrar mac address
- Cadastro de computadores para acesso a rede da UFSM
- Drivers / codecs
- Instalação e atualização de drivers e codecs
- Instalação de computadores
- Instalação física de computadores, impressoras, notebooks, scanners, data shows, cadastro de smart tv’s, assim como os programas básicos para o funcionamento (leitor PDF, LibreOffice, driver, codecs, SIE, navegador, etc…)
- Formatação
- Formatação de computadores e instalação de sistema operacional licenciado, recovery ou restauração do sistema, instalação dos programas básicos, LibreOffice ou office 2007/2010/2013 (se o usuário dispor de licença), antivírus de uso doméstico (para computadores com menos de 1 GB de RAM – Avast, Avira, etc…) e antivírus corporativo (para maquinas com mais de 1 GB de RAM – symantec).
- OBS.: em relação aos dados do usuário podemos auxiliar nesta tarefa, mas a responsabilidade por este tipo de prática é do usuário.
- Máquinas sem patrimônio não são atendidas e nem enviadas ao LAMI-CTISM, softwares que estão pré-instalados nas maquinas se não houver licença não são reinstalados (Microsoft Office 2007/2010/2013, Corel Draw, entre outros)
- Formatação de computadores e instalação de sistema operacional licenciado, recovery ou restauração do sistema, instalação dos programas básicos, LibreOffice ou office 2007/2010/2013 (se o usuário dispor de licença), antivírus de uso doméstico (para computadores com menos de 1 GB de RAM – Avast, Avira, etc…) e antivírus corporativo (para maquinas com mais de 1 GB de RAM – symantec).
- Ativação do proxy
- Basicamente configurar o proxy nos navegadores, IE, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Opera (https://www.ufsm.br/proxy.pac)
- Sistemas do governo
- Instalação e testes de sistemas ligados ao governo siafi, scdp, etc…
- Troca de periféricos
- Troca e testes de periféricos de I/O (mouse, teclado, etc)
- Testes nos periféricos placa de rede, placa de video, hd, etc…
- Instalação / remoção de softwares específicos
- Softwares particulares licenciados disponibilizados no CPD Statistic (tem 75 licenças simultâneas), Sigepweb (software de correspondências disponibilizado pelo correio)
- Ponto eletrônico
- Testar os totens de uma maneira geral para ver se estão conectados na rede (não temos usuário para logar), ou se existe algum problema de hardware ou de SO.
- Conflito de IP
- Testar os computadores com comandos de rede, liberar e renovar IP, ver se existe cadastro das máquinas, tentar procurar de onde vem o IP duplicado.
- Instalação/troca ou manutenção de roteadores:
- Instalar (se for de fácil acesso) e configurar roteadores física e logicamente, mudar senha, verificar se o tipo de roteador (ver se não é modem).
- Configuração de e-mail
- Configurar e-mails nos gerenciadores thunderbird ou outlook, preferencialmente e-mails institucionais.
Caso deseje instalar (ou reparar) o SIE, por favor tente usar o instalador do SIE, e, caso não funcione, informe um problema.
Lembre-se de preencher os campos de prédio e sala no formulário.
Público Alvo
Servidores e alunosContato
Atendimento: das 8h às 12h das 14h às 17h
Telefone: 3220 9545 e 3220 8379
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