O que é?
A divisão de Suporte tem como atribuição proporcionar acesso direto à Rede corporativa e indireto às redes externas e Internet. Para tanto gerencia os Serviços de Registro de Nomes, NAT, DHCP, IPV6, Topologia Lógica e Física, Tratamento de Incidentes de Segurança, Proxy Web e SOCKS. Estas atividades buscam manter a condição de tráfego na topologia da rede em toda a sua capilaridade até os nodos terminais, envolvendo equipamentos e meios físicos de transmissão. Também gerencia Serviços de Correio Eletrônico, VOIP, Listas de Discussão, Anti-Spam e Anti-Vírus Corporativo, Hospedagem de Sítios Web e Wifi Corporativo.
Atividades
- Conduzir todos os assuntos relacionados às operações e recursos de tecnologia da informação e telecomunicações dentro da divisão de suporte alinhados com as necessidades da organização.
- Coordenar, planejar e liderar atividades e objetivos de tecnologia da informação (TI) da organização.
- Gestão de Sistema de Firewall
- Revisão e proposição de normas e políticas institucionais
- Adequação a normas e legislações internas e externas
- Gestão de Incidentes de Segurança
- Gestão e Tratamento de Vulnerabilidades
- Gestão de controle de acesso para o uso da rede/internet
- Análise de riscos relacionados a Segurança da Informação
- Gestão da segurança física(CPD)
- Treinamento e conscientização relacionados a Segurança da Informação
- Monitorar eventos na Infraestrutura e Serviços de TI
- Gerenciar requisições de mudanças relacionados à Infraestrutura e Serviços de TI
- Gerenciar incidentes da Infraestrutura e Serviços de TI
- Gerenciar e identificar ativos de TI
- Identificação e tratamento de problemas relacionados à Infraestrutura e Serviços de TI
- Gerenciamento de Ambiente de Virtualização.
- Gerenciamento de ambientes Operacionais (Windows e Linux).
- Gerenciamento de usuários.
- Instalação e configuração de computadores
- Formatação de máquinas
- Instalação de softwares básicos
- Remoção de vírus
- Manutenção de roteadores
- Configurações de e-mails
- Ativação de proxy
- Suporte em videoconferências de bancas de mestrado/doutorado realizadas no auditório do CPD
Transmissão, gravação e suporte a eventos realizados no campus e prédios do centro.
- Gestão e manutenção: SMTP, MX, listas e Webmail, serviço anti-spam dos domínios @cpd.ufsm.br @ufsm.br @acad.ufsm.br
- Gestão dos serviços do GWE para o domínio @ufsm.br e @acad.ufsm.br
- Gestão de compras de TI
- Gestão de Contratos de TI
- Gestão de Projetos de Rede
- Backbone de Campus e de Prédios
- Instalação de rádio Ponto a Ponto
- Instalação de WIFI Institucional
- Instalação ou Manutenção de Fibra ótica
- Manutenção de rádio ponto a ponto
- Manutenção de Rede
- Manutenção Física de Switch
- Gerenciamento de endereços IPV4 e IPV6
- Prover os serviços de DNS, NAT, DHCP, Proxy, NTP
- Gerenciamento de ativos de rede
- Análise de Desempenho IP
- Manutenção Lógica de Switch
- Serviço EDUROAM
- Roteamento
- Ativação/Manutenção de rede Lógica
- Conexão TCP/IP
- Gestão da infraestrutura do Datacenter
- Configuração e manutenção dos componentes físicos e lógicos que compõem o Datacenter: grupo gerador, no-break, servidores, switches, climatização.
- Gestão e sustentação do servidor de acordo com o papel Administrador de suporte
- Gerenciamento da plataforma de serviços do CPD – Configuração e atualização de versão
- Implantação e treinamento em outras unidades
- Implantação de soluções e configuração de servidores para serviços de nuvem
- Testes de performance, falhas, entre outros.
- Manutenção de sistemas de terceiros (SEER, DSPACE, LOCK) para revistas e periódicos da instituição.
- Inspeção e Verificação, Manutenção, Remoção de Espaço
- Gerenciamento, planejamento e execução de Backups
- Serviço de criação de cópias de segurança dos dados Institucionais que estão no banco de dados e nos equipamentos servidores.
- Atualizações e correções das aplicações solicitadas pela Divisão de Desenvolvimento.