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Como ativar 2FA e delegar acesso a contas administrativas compartilhadas de domínio UFSM

Antes de realizar a delegação de acesso a contas administrativas institucionais, é necessário que todos os usuários ativem a Autenticação de Dois Fatores (2FA) em suas contas. Essa medida reforça a segurança das informações, garante maior proteção aos dados institucionais e torna-se obrigatória a partir de 02/12/2024 na UFSM.

Recomendamos o uso do Google Authenticator para configurar o 2FA. Para orientações detalhadas sobre como instalar e ativar essa ferramenta, acesse o guia introdutório desenvolvido pelo CPD, disponível no link abaixo:

Após configurar o 2FA, siga as instruções abaixo para delegar acesso às contas administrativas:

Neste tutorial, ensinaremos como delegar o acesso de uma conta administrativa (endereços de e-mail atribuídos a Unidades, Departamentos ou Setores da instituição, que possuam mais de um usuário com acesso) a múltiplos usuários, permitindo que eles usem e gerenciem a conta sem a necessidade de autenticação repetida. Além disso, há instruções de como compartilhar arquivos do Drive, Agenda e Contatos da conta de forma controlada. Os usuários delegados podem ler, enviar e excluir mensagens do e-mail compartilhado. É importante ressaltar que o acesso delegado a uma conta não permite acessar o Drive desta conta. Para que os usuários  acessem o Drive da conta delegada, será necessário compartilhá-lo com eles.

Delegar acesso à conta administrativa aos usuário que a compartilham:

  1. Abra o Gmail no navegador do seu computador (não é possível adicionar delegados no aplicativo de smartphone Gmail);

  2. Autentique-se na conta administrativa que terá seu acesso delegado;

  3. No canto superior direito, clique em  Configurações Mostrar todas as configurações;

  4. Clique na aba Contas e importação;

  5. Na seção Permitir acesso à sua conta clique em Adicionar outra conta;

  6. Abrirá um Pop-up. Digite o e-mail de quem receberá a delegação de acesso;

  7. Clique em Próxima etapa, depois em Enviar e-mail para permissão de acesso.

 

A pessoa adicionada receberá uma mensagem pedindo a confirmação de que aceita a delegação de acesso. Depois de confirmar a delegação, pode levar até 24 horas para ela entrar em vigor. Confira o passo a passo nas imagens abaixo:

Confira o tutorial em vídeo de como delegar acesso à outros usuários na conta de e-mail compartilhada:

Para compartilhar pastas no Drive, repita estes passos para cada pasta:

  1. Acesse o Google Drive da conta delegada;

  2. Selecione a pasta que será compartilhada;

  3. Clique sobre a pasta com o botão direito do mouse e selecione “Compartilhar”;

  4. Mantenha o Acesso geral como Restrito;

  5. Adicione o e-mail das pessoas que terão acesso delegado;

  6. Clique no botão Enviar.

 Desse modo, cada pessoa que possuir acesso delegado poderá acessar o Drive da conta delegada a partir do seu Drive pessoal.
 

Compartilhar a Agenda da conta delegada:

  1. Abra a Agenda da conta delegada;
  2. No menu à esquerda, clique no nome da agenda sob Minhas agendas;
  3. Clique nos três pontinhos e selecione Configurações e compartilhamento;
  4. No subtítulo Compartilhar com pessoas ou grupos específicos, clique no botão + Adicionar participantes e grupos;
  5. Adicione o e-mail das pessoas com quem a agenda será compartilhada;
  6. Na caixa de seleção Permissões, selecione Fazer alterações e gerenciar compartilhamento;
  7. Clique no botão Enviar.

Cada pessoa receberá uma mensagem contendo um link para adicionar a Agenda da conta delegada na sua própria agenda pessoal.

Compartilhar os Contatos da conta delegada:

  1. Abra a ferramenta Contatos da conta delegada;
  2. No canto superior direito, clique em Configurações Delegar acesso;
  3. Clique em Convidar delegado;
  4. Digite o e-mail das pessoas que terão acesso aos contatos da conta delegada;
  5. Clique em Enviar.

Todos os delegados verão  os contatos da conta delegada nos seu próprio aplicativo Contatos.

 

Na ferramenta Contatos, os delegados podem:

  • Adicionar novos contatos usando os botões “Criar contato” ou “Novo contato”;
  • Editar ou excluir contatos da lista de contatos delegados;
  • Pesquisar contatos na barra de pesquisa;
  • Desfazer mudanças;
  • Adicionar, editar e excluir marcadores na lista de contatos delegados;
  • Gerenciar a seção “Outros contatos”.

Na ferramenta Contatos, os delegados não podem:

  • Importar contatos;
  • Exportar ou encaminhar contatos;
  • Localizar e mesclar contatos duplicados;
  • Mudar as configurações ou preferências;
  • Encontrar e excluir contatos da lixeira.