Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça o boneco que interpreta vídeos em Libras no NTE Tube



Desde de o último dia 30 de junho, todos os vídeos gravados no Núcleo de Tecnologia Educacional ficam disponíveis no NTE Tube. A plataforma foi pensada para facilitar o acesso, inclusive de quem tem alguma necessidade especial. Por isso, os vídeos permitem a inclusão de legendas em português, inglês ou outros idiomas. Também contam com uma ferramenta que permite incluir uma legenda no código dos sinais (Libras). 
 
Como funciona
A ferramenta é um plugin chamado VLibras que pode beneficiar mais de 10 milhões de brasileiros que apresentam algum grau de surdez. Ele pode identificar mais de 11 mil códigos (sinais) diferentes e traduzir texto, áudio e vídeo para a língua brasileira de sinais Libras. O projeto foi feito pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/MP) com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas o NTE adaptou a ferramenta: o boneco em animação interpreta todo o áudio em sinais. Na versão adaptada pelo NTE, por meio de comandos inseridos em cada vídeo, o boneco dialoga com o conteúdo do vídeo. 
 
Teste a ferramenta
Confira como funciona o VLibras em https://ntetube.nte.ufsm.br/v/1467029340. Você precisa clicar no link baixar plugin vlibras, localizado abaixo do vídeo e depois ativar a legenda em Libras.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-358-1579

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes