Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Licenciatura em Educação do Campo EAD da UFSM marcou presença na 26ª Feira Internacional do Cooperativismo

Diversas ações da UFSM foram apresentadas na 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), no Lonão 3 – José Mariano da Rocha, onde se localizou o espaço organizado pelo Curso Educação do Campo, ofertado pela Instituição na modalidade EAD.

Dentre as atividades promovidas pelo Curso, esteve o Espaço de Troca de Saberes, que aconteceu na tarde de sábado (13) sob a coordenação de Valquiria Conti e colocou em pauta os “Saberes Tradicionais da Educação no Campo”. O Espaço proporcionou uma visão das práticas pedagógicas nas escolas do campo e da importância em se diferenciar os conteúdos da escola urbana e da escola do campo, a qual deve interligar disciplinas e saberes camponeses, promovendo o diálogo com a comunidade onde as escolas estão inseridas para que a escola “no”campo se torne uma escola “do” campo. A aluna Larissa Schlottfeldt, que cursa Lic. em Educação do Campo EAD desde 2018 e participou da Troca de Saberes, comenta que ao se pensar na educação do campo é fundamental que a “comunidade e a escola se tornem uma só”

Entre os visitantes da Feira esteve a turma de Lic. em Educação do Campo EAD do Polo UAB de Santana do Livramento. José Luiz Vasconcelos foi um dos estudantes do Polo que veio da fronteira participar. Já formado em História e professor, desde 2010, em uma escola do campo que trabalha com estudantes de assentamentos rurais, José encontrou na FEICOOP uma possibilidade de conhecer o trabalho de diversos agricultores e de “recarregar as baterias”, renovando os conhecimentos para retornar à escola onde trabalha com outras perspectivas. Esse é o objetivo apontado pela coordenadora do Curso, Liziany Muller, para a participação das turmas da EAD na Feira – o evento é o maior ponto de encontro entre agricultores familiares de toda a América Latina, de modo que estar na Feira é estar em contato com o público alvo dos estudantes da Graduação, ou seja, os filhos dos agricultores que serão seus alunos nas salas de aula do campo, ou os próprios agricultores, que serão parceiros no desenvolvimento de projetos.

Na FEICOOP, estudantes da EAD tiveram a oportunidade de sair do lugar onde moram para conhecer outras realidades, agregando conhecimentos à formação universitária. “A Universidade poder mediar esse encontro, essa participação, essa atividade de extensão, é fundamental para a formação do sujeito integral”, comenta Liziany. O Evento valoriza a agricultura familiar, a agroecologia, desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida, qualidades semelhantes aos valores que formam a base da Lic. em Educação do Campo.

Além das turmas de onze Polos UAB do RS, o espaço recebeu a visita do vice-reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch, do diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR), Sandro Luis Petter Medeiros, do coordenador do Polo UAB de Balneário Pinhal, Ismael Silveira, do tutor presencial do Curso, Paulo Sérgio Machado, dentre outros, que destacaram a importância do espaço para a visibilidade do Curso e para a divulgação da existência dos cursos ofertados na modalidade EAD pela UFSM.