Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Aparelhos móveis minimizam a interrupção educacional em tempos de crise

Você sabia que os aparelhos móveis podem ajudar a assegurar a continuidade da educação durante os tempos de crise?

Segundo estudos da UNESCO publicado na França em 2013, os estudantes podem utilizar recursos educativos e conectar-se com professores e colegas por meio de aparelhos móveis, mesmo quando as escolas e universidades estão fechadas ou não oferecem segurança, depois de momentos de crise causados por uma enchente, por uma guerra, ou pelo isolamento social em que estamos vivendo, por exemplo.

Em muitos casos, isto acontece, porque geralmente o conserto da infraestrutura móvel, depois de um desastre ou de um conflito, é muito mais fácil e rápido do que o de qualquer outra infraestrutura, como estradas e escolas. Por esta razão, a aprendizagem móvel é especialmente indicada para estudantes em áreas em situação de pós-crise.

Pesquisas indicaram que mitigar as interrupções educacionais em áreas de pós-conflito e pós-desastre acelera a recuperação e ajuda a reconstruir sociedades frágeis. Os aparelhos móveis podem, assim, ajudar a assegurar a continuidade da educação durante tempos de crise.

Desde o início da UAB (2006), a UFSM acreditou neste novo formato de democratização da Educação e do ensino com um alcance instantâneo e conta com uma excelente estrutura para atender as demandas da Educação à Distância.

Até o momento, já foram produzidas mais de 200 vídeoaulas para os cursos Ead e presenciais da UFSM, bem como as campanhas institucionais, os E-books e os Projetos e Séries que podem ser encontrados no NteTube. (ntetube.nte.ufsm.brque podem ser acessadas com facilidade também pelos aparelhos móveis.

Fonte da pesquisa: UNESCO Policy Guidelines for Mobile Learning, publicado em 2013 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), 7, place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP, France.