Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

MPB Especial destaca Assis Valente

MPB EspecialNesta quinta, 22/11, o programa MPB Especial destaca a vida e a obra de Assis Valente na Universidade AM.

José de Assis Valente nasceu a 19/03/1911, em Santo Amaro/BA, e morreu a 06/03/1958, na cidade do Rio de Janeiro, levado ao suicídio por dívidas. É conhecido por compor diversos sucessos para Carmem Miranda, além da canção Brasil Pandeiro, que mesma recusada por ela, tornou-se um grande sucesso com os Anjos do Inferno e mais tarde com os Novos Baianos.

Assis Valente compunha sempre pensando na pessoa que cantaria seu samba. Quando conheceu Carmem Miranda ficou boquiaberto com a cantora. Tentou se aproximar tendo aulas de violão com um homem que julgava ser o pai adotivo da cantora. Engano. Decidiu então compor um samba em exaltação à Bahia. Carmem gostou e gravou. Para o outro lado do disco, Assis compôs a famosa Good Bye, Boy.

Entre os sucessos do compositor, além da citada Brasil Pandeiro, podemos enumerar Boneca de Pano, Camisa Listrada, … E o mundo não se Acabou, Fez Bobagem, Maria Boa, Tem Francesa no Morro, A Vida é Boa (em parceria com Herivelto Martins e Francisco Sena), Uva de Caminhão, A Folia Chegou e o conhecidíssimo tema natalino Boas Festas.

O MPB Especial vai ao ar pela Rádio Universidade toda quinta, às 22h00, com produção, pesquisa, seleção musical e apresentação de Candido Otto da Luz. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no blog via web.