Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

MPB Especial destaca Ernesto Nazareth

MPB EspecialNesta quinta, 08/11, o programa MPB Especial destaca a vida e a obra de Ernesto Nazareth na Universidade AM.

Ernesto Júlio de Nazareth nasceu a 20/03/1863, na cidade do Rio de Janeiro, e morreu a 01/02/1934, igualmente na capital fluminense. Pianista e compositor, é considerado um dos grandes nomes do Tango Brasileiro, atualmente (desde a década de 20 do século XX) considerado um subgênero do choro.

Suas composições, apesar de extremamente pianísticas, por muitas vezes retrataram o ambiente musical das serestas e choros, expressando através do instrumento a musicalidade típica do violão, da flauta, do cavaquinho, instrumental característico do choro, fazendo-o revelador da alma brasileira, ou, mais especificamente, carioca.

Ernesto Nazareth é autor de clássicos como Atrevidinha (1889), polka; Furinga (1898), tango; Digo (1900), tango característico; Batuque (1901), tango característico; Odeon (1910), tango; Fon-fon (1913), tango; Tenebroso (1913), tango; Garoto (de 1916), tango; Escorregando (1925), tango brasileiro; Elegantíssima (1926), valsa capricho; Cubanos (1926), tango; e Encantador (1927), tango brasileiro.

O MPB Especial vai ao ar pela Rádio Universidade toda quinta, às 22h00, com produção, pesquisa, seleção musical e apresentação de Candido Otto da Luz. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no blog via web.