Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

MPB Especial destaca Luiz Gonzaga



MPB EspecialNesta quinta, 20/12, o programa MPB Especial destaca a vida e a obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, na Universidade AM.

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu a 13/12/1912, em Exu, interior de Pernambuco, e morreu a 02/08/1989, em Recife. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria às festas juninas e aos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Luiz Gonzaga, admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950).

O MPB Especial vai ao ar pela Rádio Universidade toda quinta, às 22h00, com produção, pesquisa, seleção musical e apresentação de Candido Otto da Luz. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no blog via web.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-411-514

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes