Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Memória Brasil destaca série com compositoras em março



Memória BrasilMarço, mês da mulher. O Memória Brasil deste domingo, 01/03, destaca o primeiro programa da série compositoras brasileiras, em homenagem às mulheres. A audição mostra canções de Dolores Duran na voz de grandes cantoras da música brasileira, incluindo a própria compositora.

No repertório, entre outras, as canções Fim de Caso, com Gal Costa; Estrada do Sol, com Elis Regina; A Noite Do Meu Bem, com Maysa; Olhe o Tempo Passando, com Maria Bethânia; e Sou Toda Tua, com Dóris Monteiro. Dolores Duran canta suas criações Por Causa de Você, Não me Culpes e Solidão. Completam o programa as vozes de Leny Andrade, Marisa Gata Mansa, Elizeth Cardoso, Jane Duboc, Nana Caymmi, Zezé Motta, Sylvia Telles, Laís, Nara Leão, e a irmã da compositora, Denise Duran.

Adiléa da Silva Rocha nasceu a 7 de junho de 1930, na cidade do Rio de Janeiro. Considerada uma das maiores estrelas do samba-canção, Dolores Duran começou a cantar muito cedo. Aos seis anos ganhou seu primeiro prêmio musical. Aos quinze, com a morte do pai, teve de sustentar sua família, cantando. Autodidata, dominou o inglês, francês, italiano e espanhol ouvindo músicas. Entre seus parceiros de criação estão nomes como Edson Borges, Chico Anísio, Ribamar, Édson França e o maestro Tom Jobim, com quem dividiu Estrada do Sol e Por Causa de Você. No seu rol de sucessos constam ainda títulos como A Noite do Meu Bem, Solidão, Fim de Caso e Castigo. Dolores Duran morreu aos 29 anos, a 24 de outubro de 1959, na cidade do Rio de Janeiro.

Os outros quatro programas da série vão destacar Joyce Moreno, no Dia Internacional da Mulher, 08/03; Sueli Costa, dia 15/03; Maysa, dia 22/03; e Chiquinha Gonzaga, dia 29/03.

O Memória Brasil vai ao ar todo domingo pela Rádio Universidade, na faixa das 18h00 às 19h00. A pesquisa, produção, apresentação e edição é de Milton Oliveira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-411-1284

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes