Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Redação Aberta completa 25 anos no dia dois de março

Redação AbertaO programa Redação Aberta, produzido e apresentado pelo jornalista Candido Otto da Luz, comemora nesta segunda, 02/03, as suas bodas de prata. O jornalístico, criado pelo próprio Candido, entrou na grade de programação dos 800 AM no início de março de 1990.

Atualmente o Redação Aberta ocupa a faixa das 08h05 às 09h30, de segunda a sexta. Ele já foi um programa de quatro horas, quando o atual apresentador dividia com o jornalista Cezar Saccol o comando. Candido ancorava a primeira parte e Cezar o restante do espaço. Houve também um período onde o jornalista Gilson Piber assumiu a produção do programa.

O Redação Aberta é um programa jornalístico com destaque para as notícias locais, estaduais, nacionais e internacionais. Reúne entrevistas, comentários, reportagens, loterias e meteorologia. O programa conta com várias fontes, incluindo áudios da Agência Radioweb, sites de notícias, jornais impressos e informativos diversos.

Comentaristas e quadros com convidados especiais são um importante mote do programa. Na segunda tem o comentário do professor Nilton Gomes Bertoldo e o quadro com o psicólogo Caio César Gomes. Na terça, comentário com o professor Sérgio Carvalho; quadro O Mandato é Seu, com o jornalista Thiago Medeiros, direto de Brasília; e o quadro do futebol amador, com Paulo Quadrado. Na quarta, comentário com o professor Arley Quadros e o quadro da SEDUFSM – Seção Sindical dos Docentes da UFSM, com o jornalista Fritz Nunes. Na quinta, comentário com o professor Bonesso de Araújo e o quadro regional da Quarta Colônia de Imigração Italiana, com o repórter Saulo Felin. Na quinta, comentário de cinema com o jornalista Jair Alan Siqueira. Na sexta, comentário com o advogado e escritor Antonio Candido de Azambuja Ribeiro e o quadro do futebol amador, com Paulo Quadrado.

Há também as inserções diárias do Jornal da CUT e quadros do Poder Judiciário e Ministério Público estaduais.

O Redação Aberta, ao completar 25 anos, prepara novidades. Estão sendo finalizadas as tratativas para a implantação do quadro A Palavra do Reitor, onde toda quarta, por volta das 08h30, o Reitor Paulo Afonso Burmann vai conversar com as comunidades universitária, local e regional.

O Redação Aberta vai ao ar de segunda a sexta pela Rádio Universidade, na faixa das 08h05 às 09h30. A produção, apresentação e responsabilidade jornalística é de Candido Otto da Luz. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web.