Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Repertório do Universidade Instrumental deste sábado, 07/11

Universidade InstrumentalOs grandes nomes da música instrumental contemporânea, brasileira e estrangeira, têm no Universidade Instrumental seu espaço de exibição exclusivo na programação de sábado dos 800 AM.

Na audição desta semana, 07/11, o programa traz as performances de Alan Parsons, Dave Brubeck, João Carlos Coutinho, Kenny G, Leo Gandelman, Marcos Ariel, Afonso Machado, A Cor do Som, James Last, Beatles Symphonic Orchestra e Erlon Chaves, entre outros.

Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, o saxofonista Leo Gandelman é um dos convidados do programa. Ele alcançou um patamar inteiramente único no Brasil – e raro até mesmo mundo afora – é adorado pelo grande público, jovem e pop, e também pelos fãs de MPB. Da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara.

Na verdade, Leo Gandelman ultrapassa as fronteiras entre clássico e popular a bordo da qualidade de seu saxofone, conferindo um grau avançado de apelo e emoção pop às peças de concerto e, por outro lado, exercitando o talento na interpretação, na pureza e na precisão do som na musica popular e instrumental. Saxofonista, arranjador e produtor, Gandelman é hoje um dos mais influentes músicos no Brasil.

Filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além da sólida formação clássica, estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979 para dar início à carreira profissional. Desde então, Leo vem se dedicando intensamente à carreira, tendo participado em mais de oitocentas gravações. Iniciou sua carreira artística solo no ano de 1987 inspirando-se principalmente na música brasileira e no jazz, sempre com clara versatilidade e criatividade. Estas são marcas registradas que fizeram com que ele fosse eleito durante quinze anos consecutivos o Melhor Instrumentista Brasileiro pelo concurso Diretas na Música, do Jornal do Brasil.

O Universidade Instrumental vai ao ar todo sábado pela Rádio Universidade, na faixa das 18h00 às 19h00. A seleção de repertório, apresentação e edição é de Milton Oliveira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web.