Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Atração Nacional toca a música de Criolina nesta quinta, 31/08

CriolinaAtração Nacional é um programa cultural voltado à execução de artistas brasileiros contemporâneos, particularmente novas vozes da nossa música. Cada audição destaca um talento, tocando uma seleção de suas gravações ou seu lançamento mais recente na íntegra.

Nesta semana, o destaque é o duo maranhense Criolina. Apesar de individualmente os maranhenses Alê Muniz, vindo do pop, e Luciana Simões, associada ao reggae, terem trilhado caminhos diferentes no passado artístico, o encontro dos dois revelou influências em comum, que vão desde a música regional do Maranhão e do Caribe, até elementos musicais herdados do tropicalismo e referências eletrônicas.

O guitarrista e vocalista Alê iniciou sua carreira na segunda metade dos anos noventa, participando de festivais. A cantora Luciana foi uma das fundadoras da banda Mystical Roots e depois vocalista da Natiruts. A artista cursou a Universidade Livre de Música Tom Jobim.

Os dois formam o duo Criolina, que já reúne em sua discografia os CDs Criolina, de 2007; Cine Tropical, de 2010, ganhador do Prêmio de Música Brasileira 2011; e a coletânea digital Criolina a Granel, de 2014. Em 2015 lançaram o EP Latinoamericano, e em 2017, o álbum Radiola em Transe.

O Atração Nacional vai ao ar pela Universidade AM toda quinta, na faixa das 22h00 às 23h00. A pesquisa, produção, apresentação e edição é de Milton Oliveira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web.