Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

UFSM esteve representada em evento de avaliação do Radiotube

Radiotube

Aconteceu na última quarta-feira, 16, o Evento de Avaliação do Radiotube edição 2019. O encontro, promovido pela Criar Brasil, ONG mantenedora do projeto, teve por lugar a sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense.

O evento reuniu mais de duas dezenas de convidados dos mais diversos Estados brasileiros. Representando o Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Maria se fez presente com o programador Milton Oliveira, interlocutor das Rádios UFSM junto ao Radiotube; a professora Eliana Mourgues Cogoy, do curso de Serviço Social, coordenadora do Núcleo de Serviço Social, Mídia, Cultura e Questão Social; e a acadêmica Juliana Matias, do curso de Serviço Social, bolsista do NEPMQS. Este núcleo é responsável pela produção do programa Social em Questão, veiculado semanalmente pelas nossas emissoras.

No encontro foram discutidos os pontos positivos e negativos do sistema de compartilhamento de arquivos. A partir daí os participantes apontaram sugestões e encaminhamentos para o futuro do Radiotube, que tem se mantido com recursos do programa Petrobras Socioambiental.

Posterior ao evento de avaliação, na noite da mesma quarta-feira, aconteceu a entrega da premiação aos finalistas do 3º Prêmio de Jornalismo Cidadão Radiotube. Foram contempladas três produções em áudio e outras três em vídeo, além de menções honrosas. Os vencedores foram escolhidos entre mais de 70 produções inscritas, enviadas por emissoras comunitárias e educativas, instituições da sociedade civil, universidades e grupos de comunicação.

O Radiotube – Rede de Cidadania surgiu com a evolução da Rede de Cidadania nas Ondas do Rádio, desenvolvido pela Criar Brasil em 2007. O Radiotube é uma plataforma web aberta a todos. Emissoras de rádio e televisão públicas, comunitárias e locais, estudantes e organizações da sociedade civil podem fazer parte da rede, distribuindo suas produções em áudio, vídeo e texto. Envolve as mais diversas editorias, como acessibilidade, assistência social, comunicação, cultura, educação, etnias, meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia, dentre outras.

A Rádio Universidade AM participa ativamente do Radiotube desde 2014. A emissora distribui regularmente no sistema programas, entrevistas e quadros culturais com objetivo de ampliar a difusão de suas produções, aumentar suas parcerias de conteúdo e proporcionar aos seus ouvintes a possibilidade de acompanhar ou ouvir novamente esses produtos de áudio. Já distribuiu mais de 3700 arquivos na rede.

O programa Social em Questão está presente na plataforma, com perfil próprio, desde de 2015, logo após a sua estreia na grade da Universidade AM. Atualmente ele vai ar nas segundas-feiras, às 13h10, nos 800 AM, e às 17h00, na Uni FM 107.9 mHz. Já distribuiu mais de 200 arquivos na rede.

#SouUFSM