Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Presença Feminina na Música de Concerto: Canto

Conheça a biografia e a obra de algumas da mulheres que fazem história na Música de Concerto.

Jessye Normam - Canto
Jessye Normam/ Foto: Britannica

Jessye Norman, nascida em 15 de setembro de 1945, Augusta , Georgia , EUA e falecida em2019 em Nova York, foi uma soprano operística americana, uma das melhores de sua época, que também teve uma carreira de sucesso como solista de concerto. Ela ganhou uma bolsa de estudos na Howard University em Washington, DC se formou em 1967 e recebeu treinamento adicional no Conservatório Peabody em Baltimore, Maryland, e na Universidade de Michigan. Depois de vencer o Concurso Internacional de Música Bavarian Radio Corp. em 1968, Norman fez sua estreia operística como Elisabeth na ópera Tannhäuser de Richard Wagner  em 1969, em Berlim. Teve o papel principal na ópera Aida em produções em Berlim e no teatro La Scala em Milão e o papel de Cassandra em Les Troyens de  Hector Berlioz  (Covent Garden , 1972). Em 1989 ela se apresentou no Metropolitan Opera para uma performance histórica de Erwartung de Arnold Schoenberg.

Anna Netrebko - Canto
Anna Netrebko/ Foto: Reprodução

Anna Netrebko nasceu em Krasnodar, na antiga União Soviética em 18 de setembro de 1971. Atualmente é cidadão austríaca e mora em Viena. Estreou nos palcos de ópera no Teatro Mariinsky, como Susanna na ópera Le nozze di Figaro. Netrebko passou a cantar muitos papéis de destaque com a Opera Kirov, incluindo Amina em La sonnambula, Pamina em Die Zauberflöte, Rosina em Il Barbiere di Siviglia, e Lucia em Lucia di Lammermoor. Em 2003 lançou o seu primeiro disco gravado em estúdio, Opera Arias, que se tornou um dos discos de música erudita mais vendidos do ano. Em 2004, ela fez uma participação especial no filme dos estúdios Disney The Princess Diaries 2: Royal Engagement. Em 2005, participou do Festival de Salzburgo, interpretando Violetta Valéry na ópera “La Traviata”, de Verdi, ao lado do tenor mexicano Rolando Villazón e sob a batuta de Carlo Rizzi.