Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social

Incubadora Social promove cursos práticos para 100 empreendedores de Santa Maria

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Incubadora Social da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), promove cursos práticos para empreendedores,  com a confecção de sacolas, estojos escolares, necessaires, entre outros produtos. Através do edital nº 61/2022 foram contempladas duas ações denominadas Reciclando na Escola e Ensacolando Arte e Reciclagem, coordenadas pela Professora Dra. Amara Holanda, do Departamento de Terapia Ocupacional.

Além de apoiar a execução de atividades que detenham impacto na resolução das demandas apresentadas pelos empreendimentos incubados na IS-UFSM os objetivos do referido edital são os seguintes: formar recursos humanos por meio das atividades a serem desenvolvidas pelos proponentes (cursos de capacitação, oficinas, assessorias, consultorias, etc); fomentar a integração do ensino, da pesquisa e das atividades complementares de extensão na UFSM; fortalecer o empreendedorismo, cooperativismo, economia solidária, sustentabilidade e inovação social, para o desenvolvimento de empreendimentos sociais; promover a cooperação e a interação entre os setores público e privado bem como  a inovação em produtos, serviços e tecnologias sociais e desenvolver economicamente as iniciativas sociais.

As propostas coordenadas pela docente serão desenvolvidas por meio de cursos práticos em 05 espaços: Prédio de ações Comunitárias e Empreendedoras (Antiga Reitoria), Casa de passagem Mundo Novo, Cozinha Comunitária Fraternidade Chico Xavier  – Lorenzi, Feira da Economia Solidária, Escola do Bairro Urlândia. Para o desenvolvimento destes, a Incubadora Social com suporte da Pró-reitora de Extensão, possibilitou bolsas de extensão para atuação de diversos estudantes nos projetos.

A equipe seguirá uma metodologia de aprendizagem com encontros semanais, possibilitando a troca de experiências entre os cursistas e empreendedores. Serão 05 turmas de até 20 alunos em cada e as ações contaram com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social,  Secretaria de Cultura de Santa Maria, da artesã Lise Maria Schill Brasil, entre outros parceiros.

Para a Coordenadora do Projeto, Profª Amara, o curso volta-se para a população feminina em situação de vulnerabilidade a fim de propor oficinas de geração de trabalho e renda, embasada nos pilares da economia solidária com vistas a instrumentalizar essas mulheres a alcançar autonomia financeira e profissional. A geração de trabalho e renda integra um conjunto de políticas públicas denominada Política de Trabalho, e atua objetivando melhorar a qualidade da oferta de trabalho por meio do desenvolvimento de capacidades laborais desenvolvidas na experiência de trabalho produtivo (BRASILIA, 2008).

A ação ora proposta visa o oferecimento de oficinas de confecção de ecobags, necessaires, estojos entre outros produtos produzidos com materiais recicláveis. Pretende-se com essa ação articular mulheres em vulnerabilidade para o aprendizado da confecção de produtos que tenham potencial de gerar renda, ao mesmo tempo em que ressignifique o cotidiano dessas mulheres. Além disso, a participação de estudantes no projeto contribuirá para a formação de recursos humanos, ao integrar a extensão com o ensino.

O curso teve início na segunda-feira 17 de outubro e contou com a presença do Pró-reitor de Extensão – Flavi Ferreira Lisboa, Coordenador Adjunto da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania  e Chefe do Observatório de Direitos Humanos – Victor de Carli Lopes, Chefe da Incubadora Social – Lucas Veiga Avila, Secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria – João Chaves, Coordenadora do Projeto – Profa Amara Battistel, Chefe da Prédio de Ações Comunitárias e Empreendedoras – Ana Paula Perlin, participantes do Curso no Espaço de Ações Comunitárias e Empreendedoras, etc servidores e apoiadores do projeto.

Para Lucas Avila – IS-UFSM, o curso é de grande importância para os objetivos da incubadora social, que possibilitará para os empreendimentos incubados e a comunidade, aperfeiçoamento e qualificação para o desenvolvimento e criação de produtos, visando a geração de renda e contribuindo para os princípios da economia solidária, economia circular, atendimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, cooperativismo etc. Fortalecendo, também, o papel da Extensão da Universidade com a Comunidade, com o envolvimento de estudantes, servidores e parcerias.

A seguir compartilhamos algumas imagens do evento realizado na abertura das atividades.