Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CORRE DAZARTE OCUPA A SALA DA INCUBADORA SOCIAL DA UFSM



Durante uma semana, entre os dias 3 e 10 de novembro, o Corre Dazarte ocupou a sala da Incubadora Social promovendo oficinas de costura. O grupo é um coletivo de economia solidária vinculado ao CAPS Companhia do Recomeço e incubado pela Incubadora Social da UFSM.

Em um relato à IS-UFSM Joana Monteiro, estagiária de psicologia do Corre, esclareceu que o empreendimento visa a geração de trabalho e renda, mas mais do que isso é um coletivo de saúde, que trabalha com saúde mental para usuários e usuárias do CAPS, álcool e outras drogas.

Ela relembra ainda, que o projeto iniciou suas atividades em costura com apenas uma máquina emprestada e que conforme a proposta foi crescendo surgiu a iniciativa de montar no grupo um espaço voltado para as mulheres.

Então, colocou-se em prática as Mulheres no Corre, pensado como um ambiente para acolher essas histórias, que muitas vezes perpassam vulnerabilidades e dificuldades próprias. Criar a rede de acolhimento entre essas mulheres é também uma forma resistência e de apoio as transformações e desenvolvimento pessoal de cada uma. 

Com essa ideia, o empreendimento tem ocupando a sala da Incubadora Social no Prédio de Ações Comunitárias e Empreendedoras no centro de Santa Maria. Utilizando das cinco máquinas de costura, e estrutura disponibilizadas pela IS, para ministrar os cursos de corte e costura. 

Ao gerar produtos para serem comercializados em feiras, o Corre Dazarte dá oportunidade de trabalho, ocupação e renda extra para os e as interessadas, movimentando a economia solidária local. Tais oficinas são voltadas para mulheres, mas abertas a todos os usuários do CAPS.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-570-606

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes