Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Incubadora Social visita o Movimento Meninos e Meninas de Rua em Palmeira das Missões



Durante o 1° Encontro do Coletivo de Mulheres em Palmeira das Missões, a Incubadora Social da UFSM pôde visitar a sede do Movimento Meninos e Meninas de Rua, um dos empreendimentos incubados.

O Movimento é uma associação civil, sem fins lucrativos e de caráter educativo cultural, pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes, de acordo com o ECA.

Com essa finalidade o empreendimento tem desenvolvido oficinas de reforço escolar voltadas para a recuperação dos alunos mais impactados pelo ensino remoto, bem como prática em artesanato, estamparia, cozinha e corte e costura, visando a geração de renda e valorização da criatividade. Além disso, promove ensaios de danças como capoeira, com os projetos “Mulheres em Movimento” e “Entra na Roda”, música com o “Percussão na Comunidade”, teatro, futebol, etc. O empreendimento desenvolve também uma biblioteca comunitária, brinquedoteca, horta comunitária e formação em cidadania social. 

Todas essas atividades são voltadas para aproximadamente 105 crianças e adolescentes, que totalizam 46 famílias afrodescendentes, de pais apenados ou que trabalham como catadores de materiais recicláveis. As pessoas atendidas residem nos bairros de grande vulnerabilidade do município, sendo algumas da zona rural. 

Vera de Fatima Amaral da Silva Rangel, pedagoga e coordenadora do projeto, questionada sobre quantos jovens acredita que o Movimento já impactou em seus 5 anos de funcionamento, respondeu que esse número é difícil de mensurar com tantas iniciativas diferentes em desenvolvimento, principalmente porque há crianças e adolescentes que são auxiliados diretamente pelas oficinas, reforços e práticas culturais; outros, no entanto, de forma indireta, com a distribuição de material escolar e demais produtos, com o acolhimento de suas famílias, etc. 

Vera comentou ainda que as novas conquistas têm sido a maior empregabilidade dos jovens, com o empenho do projeto  no acesso tanto à educação, quanto ao mercado de trabalho digno e remunerado. Também recentemente o Movimento criou uma padaria em sua sede, equipada com forno industrial e eletrodomésticos a serem usados como mais uma área de atuação para os jovens, que aprendem sobre cozinha e culinária gerando produtos a serem distribuídos ou ainda comercializados na comunidade. 

Já sobre a participação do empreendimento no 1° Encontro Intercultural do Coletivo de Mulheres, Vera esclareceu que pensar nesses jovens também é pensar nas mulheres, que muitas vezes são chefes de família e se veem sozinhas para sustentar a casa e os filhos, encontrando no Movimento apoio e perspectiva. 

Contudo, para Maria, educadora social e integrante do empreendimento, o Movimento é importante também para sua vida pessoal. De forma que é gratificante e muito significativo para os e as oficineiras e voluntários trabalhar com esse público jovem. 

Assim, o empreendimento busca contribuir para a sociedade de Palmeira das Missões promovendo ações de convivência social, de inserção de crianças e adolescentes e de prevenção ao uso de drogas, ao trabalho infantil e à evasão escolar.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-570-611

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes