No dia 7 de julho, durante a 29° FEICOOP a Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Incubadora Social, lançou o Programa Progredir Santa Maria. Na ocasião a administradora Nathália Rigui Trindade, da IS-UFSM, e o Coord. da Coderc, Victor De Carli Lopes fizeram a apresentação do Programa à representantes das Secretarias Estaduais, Prefeituras, Secretarias Municipais, Diretores de Centro, Pró-Reitores, Professores, Servidores Técnico-Administrativos em Educação, Acadêmicos e comunidade em geral.
Estavam presentes no lançamento: o Professor Eduardo Rizzati, Chefe de Gabinete da Universidade Federal de Santa Maria, representando o Reitor, Professor Luciano Schuch; o Sr. Valdeci Oliveira, Deputado Estadual; o Sr Gustavo Saldanha, Secretário Adjunto de Estado de Assistência Social; o Professor Paulo Afonso Burmann, Diretor Geral da Secretaria de Educação do Estado; o Sr. Jorge Pozzobom, Prefeito da Cidade de Santa Maria; o Sr. Leonardo Kortz, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Social de Santa Maria; a Sra Jaciele Sell, Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFSM; e o Sr. José Luis Viera Eggres, Coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.
O Progredir Santa Maria é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania (CODERC) e de responsabilidade da Incubadora Social (IS-UFSM). Apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal (SMDS), o Programa busca oferecer capacitação gratuita, junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Santa Maria. O público-alvo são as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e/ou de baixa renda, inscritas no Cadastro Único de Santa Maria e que buscam aprimoramento profissional.
Dentre os objetivos do Programa, destaca-se:
- Capacitar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e/ou de baixa renda em cursos associados à realidade e demanda local.
- Promover a autonomia, geração de trabalho, emprego e renda por meio de atividades práticas e ferramentas de qualificação.
- Promover a inclusão social e econômica dessas famílias, oferecendo oportunidades de formação e qualificação profissional.
O primeiro Edital de credenciamento de cursos internos à UFSM, lançado pelo programa, foi um sucesso e recebeu inscrição de 52 propostas de cursos, nas áreas de Artesanato e Produtos Locais, Empreendedorismo e Negócios, Gastronomia e Serviços de Atendimento. As propostas de cursos estão em fase de avaliação, a partir da articulação entre Incubadora Social e Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Maria a fim de selecionar propostas de qualificação profissional associadas às demandas do município, sobretudo observadas pelos CRAS.