Entre os dias 7 e 9 de julho de 2023 aconteceu, em Santa Maria, a 29° Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (FEICOOP). A UFSM articulou diversas atrações e atividades para a Feira, a partir da organização de um espaço institucional para ações de extensão e apresentações para o Palco Cultural da FEICOOP, além de promover o espaço para comercialização e participação dos empreendimentos sociais incubados na Incubadora Social da UFSM.
O espaço da UFSM na FEICOOP foi organizado pela Pró-reitoria de Extensão, sob responsabilidade da Incubadora Social, que desde 2015 atua na intermediação do convênio entre a universidade e a Secretaria Nacional de Economia Solidária para o planejamento da Feira.
Ao todo, 20 ações culturais da UFSM se apresentaram no Palco Cultural da FEICOOP e 11 ações de extensão ocuparam o espaço institucional da UFSM, como as exposições dos projetos GELI, MORFOEDUCA, Soberania e Segurança Alimentar e Trabalho e Vida Digna, contando também com oficinas de PODCAST, de Telereabilitação e de Ancestralidade, mostra de ciências morfológicas e espaço de leitura do projeto Diálogo sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil.
Ainda, a IS-UFSM se fez presente na Feira por meio da participação dos empreendimentos incubados, que expõem e comercializam seus produtos anualmente no evento. Nesta edição da FEICOOP, 5 empreendimentos incubados da região participaram como expositores, são eles: Recicla Pampa (Caçapava do Sul); Coletivo Pretendedorismo (Caçapava do Sul); Movimento Meninos e Meninas de Rua (Palmeira das Missões); Corre Dazarte (Santa Maria); Recicle Arte (Santa Maria). Além da oportunidade para comercializar seus produtos, a FEICOOP possibilita trocas e conexões com outros empreendimentos, fazendo com que o propósito da economia solidária cumprisse seu papel.
A Universidade também apresentou no espaço institucional o lançamento do Progredir Santa Maria, um programa inspirado na iniciativa do Progredir Quarta Colônia e que pretende ofertar cursos de capacitação gratuitos, junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Santa Maria. O Programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão por meio da Incubadora Social (IS-UFSM).