Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social

Progredir Santa Maria celebra conclusão de seis cursos e formação de mais de 80 concluintes em Cerimônia de Entrega de Certificados

Na última quarta-feira, 06/12, o auditório da Antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi palco da Segunda Cerimônia de Entrega de Certificados dos Cursos Progredir Santa Maria de 2023. O evento marcou a formatura de mais de 62 concluintes dos cursos de Gestão de Negócios e Vendas (carga horária 50h), Básico de Recepcionista (20h) e Quero ser MEI – Microempreendedor Individual (30h), um acontecimento importante na trajetória do programa que visa capacitar e empoderar a comunidade local.

A solenidade foi enriquecida por discursos inspiradores, incluindo palavras do Professor Flavi Lisboa, Pró-Reitor de Extensão, representando o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Maria; Carmen Brum Rosa, Coordenadora de Empreendedorismo, representante da Proinova; João Chaves, Secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria; Professor Paulo Burmann, reitor da UFSM de 2014 a 2021; Rone Maria Rachele, Coordenadora Substituta de Desenvolvimento Regional e Cidadania; e Professor Lucas Veiga Ávila, Chefe da Incubadora Social.

A cerimônia foi um momento de celebração e de reconhecimento não apenas das conquistas individuais, mas também do espírito coletivo que moldou o sucesso do Progredir Santa Maria. Cada certificado entregue representou não apenas habilidades aprimoradas, mas histórias de perseverança, superação e transformação.

Em 2023, a Incubadora Social, por meio do Progredir Santa Maria, ofereceu mais de 180 vagas em cursos voltados para empreendedorismo, negócios e serviços de atendimento. Ao longo deste ano foram concluídos seis cursos com a formação de mais de 80 concluintes. Uma iniciativa que vai além da capacitação, buscando gerar oportunidades de emprego e renda para a comunidade. Os cursos foram oferecidos gratuitamente nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, promovendo acessibilidade e inclusão.

O Progredir Santa Maria é uma realização da Incubadora Social da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania, e conta com o apoio fundamental da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Banco de Alimentos. As vagas são direcionadas para pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e/ou em situação de vulnerabilidade social.

A Universidade Federal de Santa Maria reafirma seu compromisso com a transformação social, capacitando indivíduos e fortalecendo comunidades por meio de iniciativas como o Progredir Santa Maria. A formatura dos cursos representa um passo significativo na construção de um futuro mais promissor para todos os envolvidos.