A Universidade Federal de Santa Maria recebeu o selo EDU ODS em colaboração com a Incubadora Social, que foi pontuada pelos ODS 10 – Redução das Desigualdades e pelo ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
A Incubadora Social é responsável pelas atividades do programa Progredir Santa Maria, que oferece qualificação profissional gratuita em conjunto com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santa Maria e com a Prefeitura Municipal da cidade. São oferecidas passagem de ônibus para as aulas, lanche e todo o material necessário. Em 2023 foram 6 cursos ofertados, com a formatura de mais de 62 concluintes, já em 2024 serão ofertados 11 novas oportunidades de qualificação que contam com as aulas de professores da própria universidade.
Além disso, a Incubadora Social trabalha o projeto estratégico de Pré-incubação, Incubação e Desincubação de empreendimentos sociais da região, atuando no fortalecimento e na auto-gestão de iniciativas da sociedade civil que visem solucionar problemas sociais locais e aumentar seu impacto positivo.
A agenda 2030 é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), lançada em 2015 pela maior articulação das instituições do mundo para alcançar o desenvolvimento sustentável, essa agenda divide-se em 17 objetivos básicos que os países devem buscar aprimorar. O projeto Progredir Santa Maria e as atividades de Incubação da Incubadora Social UFSM contribuem para a obtenção do selo Edu ODS pela Universidade com a implementação do Objetivo de número 10 – Redução das Desigualdades e o de número 8 – Trabalho Decente e Desenvolvimento Econômico.