As enchentes são desastres que causam enormes prejuízos econômicos, sociais e emocionais. Recentemente, o estado do Rio Grande do Sul foi assolado por fortes enchentes, provocando a maior tragédia do Estado, deixando milhares de pessoas desabrigadas.
Além dos impactos na perda de bens, também podem surgir, nesse momento, traumas psicológicos, ocasionando situações de ansiedade e depressão, mesmo que em pessoas indiretamente afetadas.
Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas visa fornecer, por meio de atividades, suporte aos servidores da UFSM, ajudando-os no fortalecimento dos laços sociais e na capacidade coletiva de enfrentamento de desastres. A primeira atividade prevista é a Roda de Conversa: Angústia, solidariedade e futuro no contexto das enchentes no RS, com o psicanalista Volnei Dassoler. Volnei é Doutor em Psicologia Social e Institucional, coordenador do Santa Maria Acolhe, serviço SUS de atenção à crise em Saúde Mental. Atuou nas tragédias da Kiss, Brumadinho e no Vôo da Chapecoense. A atividade busca abrir espaço para narrativas e testemunhos de como estamos vivendo o impacto emocional das enchentes no cotidiano coletivo e na vida subjetiva.
Acesse a descrição completa e inscreva-se em https://portal.ufsm.br/capacitacao.
Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do e-mail ned@ufsm.br ou pelo ramal 8063.