Nos dias 15 e 16 de outubro de 2025, representantes da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CQVS), participaram do Encontro Nacional do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) 2025, realizado em Brasília (DF), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O evento, promovido pela Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), reuniu gestores das Unidades SIASS, além de dirigentes, servidores e servidoras de gestão de pessoas do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC). O objetivo principal era discutir temas estratégicos relacionados à saúde e segurança do servidor no ambiente de trabalho, promovendo a integração e o alinhamento das práticas entre as unidades.
O Encontro contou com uma ampla programação composta por palestras, mesas temáticas e debates que abordaram assuntos imprescindíveis para a promoção da saúde no serviço público, como saúde mental, qualidade de vida no trabalho, gestão de riscos e agravos, riscos psicossociais e síndrome de Burnout, além de estratégias de enfrentamento ao assédio e à discriminação, direitos da pessoa com deficiência e o papel da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP).
Durante o evento, também foi realizada a cerimônia de entrega do Selo SIASS, que reconhece boas práticas institucionais desenvolvidas nas áreas de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho, reforçando o compromisso das instituições com a valorização e o bem-estar dos servidores públicos federais.
Representando a CQVS, participaram do Encontro Nacional SIASS 2025:
- Gilson Mafacioli da Silva, Médico Perito (representando a equipe da Perícia Oficial em Saúde);
- Marjorie Ribeiro Macedo de Oliveira, Psicóloga (representando a equipe do Núcleo de Promoção e Saúde no Trabalho – NPSAT);
- Natália San Martin dos Santos, Técnica em Segurança do Trabalho (representando a equipe de Segurança e Vigilância).

A participação da equipe da CQVS no Encontro representa uma importante oportunidade de fortalecimento das ações institucionais relacionadas à promoção da saúde e da qualidade de vida no serviço público, além de ampliar o diálogo e a integração com outras unidades SIASS do país.


Texto: Jaciani Prado dos Santos