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Histórico AFIRME – Observatório de Ações Afirmativas

” As pessoas e os grupos sociais têm direito a ser iguais quando a

diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a
igualdade os descaracteriza.”

Boaventura de Souza Santos 

  • Criação de um núcleo de estudos e de interlocução social, voltado ao desenvolvimento de pesquisas, promoção de cursos de formação e de eventos, além de organização de publicações, destinados a difusão e à análise técnica e reflexiva das experiências de ações afirmativas para acesso e permanência de populações da América do Sul, em particular da evolução do conceito de igualdade material que informa o ordenamento constitucional brasileiro e das polí­ticas públicas de inclusão social no plano sul-continental.
  • As Ações afirmativas são um grupo de medidas sugeridas por determinadas instituições, dentre elas as de ensino superior, para eliminar desigualdades acumuladas no decorrer da história.
  • Em julho de 2007, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM aprovou a Íntegra do documento que institui na Universidade o Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social. Através dele, a partir do ano seguinte, a UFSM passou a destinar um número especí­fico de vagas para afro-brasileiros, para alunos que cursaram todo o ensino fundamental e médio em escolas públicas, para portadores de necessidades especiais e para indígenas, tendo em vista a necessidade de democratizar o acesso ao Ensino Superior público no paí­s.
  • A partir de então, a UFSM passou a implementar um programa permanente de acompanhamento e de apoio sociopedagógico aos estudantes cotistas, coordenado por comissão constituída especificamente para esse fim. Foi implementado também uma comissão, dentro do AFIRME – Observatório de Ações Afirmativas -, que está submetida à Pró-Reitoria de Graduação e é destinada a observar o funcionamento das ações afirmativas, avaliar seus resultados, identificar aspectos que prejudiquem sua eficiência e sugerir ajustes e modificações, apresentando ao Conselho Universitário relatórios anuais de avaliação.
  • Esta Comissão de Acompanhamento do Programa é composta por 22 pessoas, entre professores, representantes da PROGRAD, SEDUFSM, ASSUFSM, COPERVES, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, DCE, além de representantes da Comunidade Externa.
Quem Somos

O AFIRME é coordenado desde 27 de Setembro de 2012 pela Dra. Ana lúcia Aguiar Melo , conforme Portaria nº 69.285 do Gabinete do Reitor.

     Atualmente encontra-se em elaboração o Programa Acadêmico previsto na Resolução 011/07, que institui no âmbito da UFSM o Programa de Ações Afirmativas.

Horário de Verão: 02 de janeiro de 2017 a 24 de fevereiro de 2017 – segunda a sexta-feira das 07h30min às 13h30min

    O horário de atendimento aos interessados é de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h, podendo ser agendado através do e-mail (afirme@ufsm.br) ou pelo telefone (55) 3220-8838 ou 8872.

 

Foram nomeados pela Portaria N. 79.852, de 16 de Junho de 2016, o Núcleo de Observadores que compõe o AFIRME.

NOMEUNIDADE ACADÊMICA
Bruna Freitas Sakis LealCAL
Tatiana Wonsik Recompenza JosephCAL
Carmen Verônica Mendes de CarvaloCCNE
Cassio Arthur WollmannCCNE
Claudia Angelita Antunes SilveiraCCR
Sandra Elisa Réquia SouzaCCR
Daiana Marques SobrosaCCS
Rafaela AndolheCCS
Liara Kipper MissauCCSH
Simone Spiazzi Favarin – SUPLENTECCSH
Cleber Ori Cuti MartinsCCSH
Maria Clara Mocellin- SUPLENTECCSH
Carmen Marli Leita da SilvaCE
Alessandra Alfaro Bastos – SUPLENTECE
Ana Carla  Hollweg PowaczukCE
Paulo Ricardo Tavares da SilveiraCE
Marcus Vincius Pezzi de SouzaCEFD
Terezinha de Lourdes Cavalheiro PascheCEFD
Gustavo de Oliveira DuarteCEFD
Maristela da Silva SouzaCEFD
Tânia Beatriz Siqueira CavalheiroCT
Damaris Kirsch PinheiroCT
Franciele de Lima MachadoCTISM
Mariglei Severo MaraschinCTISM
Regis Moreira ReisCOLÉGIO POLITÉCNICO
Elisabete DockhornCOLÉGIO POLITÉCNICO
Lais Basso

Campus Frederico

Oscar Agustin Torres Figueredo

Campus Frederico

Ticiane Lúcia dos SantosCAMPUS PALMEIRA
Alice do Carmo JahnCAMPUS PALMEIRA
Édison Luiz Pavão BorgesUDESSM
Andreia Vedoin – SUPLENTEUDESSM
Gilvan Odival Veiga DockhornUDESSM
Clarice Bastarz – SUPLENTEUDESSM

Foram nomeados pela Portaria N. 73.196, de 20 de Outubro de 2014, o Núcleo de Observadores que compõe o AFIRME.

NomeUnidade Acadêmica
Monica Elisa Dias PonsUDESSM
Marcelo Ribeiro(Suplente)UDESSM
Cássia Engres MocelinUDESSM
Édison Luiz Pavão Borges(Suplente)UDESSM
Mariglei Severo MarashinCTISM
Débora MarshallCTISM
Cleber Ori Cuti MartinsCCSH
Jane Santos da SilvaCCSH
José Renato NoronhaCAL
Aline SônegoCAL
Gisele Martins GuimarãesCCR
Flamarion Ferraz da RochaCCR
Carmem Marli Leite da SilvaCE
Claudia Smaniotto BarinCCNE
Gisandro Cunha IlhaCCNE
Ana Carla H. PowaczukCE

Observatório AFIRME: o desempenho dos alunos cotistas e não-cotistas: 2008-2014

Ana Carla H. Powaczuk (CE), Ana Lúcia Aguiar Melo (UFSM), Bruna Freitas Sakis Leal (CAL),Carmen Marli Leite da Silva (CE), Claudia Smaniotto Barin (CCNE),Cleber Ori Cuti Martins (CCSH), Enio Júnior Seidel (UFSM),Flamarion Ferraz da Rocha (CCR), Gisele Jacques Holzschuc (CT), Gisele Martins Guimarães (CCR), José Renato Noronha (CAL),Lorena Dutra da Costa (UFSM), Luis Felipe Dias Lopes (UFSM), Mariana Motta Dias da Silva (UFSM), Natani Mattjie Tormes (UFSM),  Ntidandara da Silva Gomes (UFSM), , Rafaela Andolhe (CCS)

 

Resumo: A implementação de um processo de descrição e análise dos efeitos da implementação de sistemas de cotas nas universidades é uma tarefa fundamental e pode ter como base o desempenho acadêmico traduzido pelas frequências em aulas e as notas dos estudantes. Assim, o objetivo desta pesquisa é apresentar um roteiro inicial (preliminar) de análise do desempenho acadêmico dos estudantes que ingressaram na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) via sistema de cotas e sistema universal durante o período de 2008/I a 2014/II. Os dados abrangem os cursos presenciais das Unidades Acadêmicas da UFSM. Foram calculados os indicadores: número de alunos por modalidade (cotistas e não-cotistas); número de alunos geral; média, desvio padrão e coeficiente de variação das notas obtidas em cada semestre por modalidade; média geral, desvio padrão geral e coeficiente de variação geral das notas. Além disso, é realizada análise das aprovações, reprovações por nota e das reprovações por freqüência, no semestre, em cada um dos cursos pesquisados.

Palavras-chave: Sistema de cotas; Acesso à Universidade; Ações afirmativas.

  

O AFIRME, em novembro de 2014, por meio do Edital 002/2014-PROGRAD-Afirme lançou Edital para seleção de bolsistas para atuarem na pesquisa “Observatório AFIRME: o desempenho dos alunos cotistas e não-cotistas – 2008-2014”[1], o qual foi dividido em duas frentes:

(1) referencial teórico sobre a adoção de ações afirmativas no país e impacto dos ingressantes no Curso de Medicina (2008-2014) e,

(2) desempenho acadêmico dos Cursos dos Centros de Ensino (2008-2014).

A apresentação dos dados sobre o desempenho acadêmico dos estudantes que ingressaram na Universidade Federal de Santa Maria via sistema de cotas considera o período que compreende 14 semestres, iniciando em 2008/1 e se estendendo até 2014/2. Os dados abrangem os cursos presenciais das Unidades Acadêmicas da UFSM.

A sistematização e organização dos dados começou com o projeto piloto no Centro de Educação, após replicado para as demais unidades acadêmicas.

O objetivo é implementar um processo de descrição e análise, considerando os sete primeiros anos, dos efeitos da implementação do sistema de cotas na Universidade, utilizando como parâmetro o desempenho acadêmico, ou seja, as notas e as médias dos estudantes. Para fins de controle e comparação, os dados incluem o desempenho dos estudantes que ingressaram via sistema universal, os não-cotistas.

A definição dos procedimentos metodológicos, portanto, teve como meta encontrar um caminho para que seja possível, mediante análise posterior, demonstrar e verificar o desempenho acadêmico, no qual possibilitará a construção de compreensões de caráter mais específico e detalhado sobre cada situação. Sobretudo, contribuirá como um dos elementos importantes para a avaliação do sistema de cotas na UFSM enquanto política pública de ampliação do acesso e permanência dos estudantes no ensino superior.

Assim, os dados estão colocados a partir dos seguintes indicadores:

  • 1.   número de alunos por modalidade de cota;

  • 2.   média das notas obtidas em cada semestre por modalidade de cota;

  • 3.   média geral das notas considerando estudantes cotistas e não-cotistas;

  • 4.   média das notas dos ingressantes via sistema universal e média das notas por disciplinas cursadas por estudantes cotistas;

  • 5.   Desvio padrão e coeficiente de variação das médias de desempenho em cada cota e cursos;

No segundo momento são consideradas as médias das disciplinas cursadas pelos estudantes cotistas e não-cotistas por semestre/ano em relação à aprovação, reprovação com nota e reprovação por freqüência.

O Quadro 1 reflete a adoção do acesso na UFSM a partir de 2008, com a divisão do acesso em cotistas e não cotistas e as alterações realizadas por conta do acesso da Lei de Cotas, Lei 12.711/2012.

       TIPO DE INGRESSO

Vestibular

2012 , 2013, 2014

2008-2011

COTA A

Candidatos afro-brasileiros

EP1A; EP2A*

COTA B

Candidatos com necessidades especiais

B**

COTA C

Candidatos provenientes de escola pública

EP1; EP2*

COTA D

Candidatos indígenas

D*

SISTEMA UNIVERSAL

Demais candidatos que não fizeram opção pelas cotas anteriores

E*

*Resolução 011/2007 e previsto pela Lei 12.711/2012

**Resolução 011/2007 e não previsto na Lei 12.711/2012

Com a adoção parcial da Lei 12.711/2012, as alterações  se configuram no que segue:

  √ adoção de 34% das vagas para alunos da escola pública. Em 2014 o percentual é de 50% previsto pela Lei de Cotas;

  √ divisão das vagas aos cotistas da escola pública pelo critério de renda: 60% para oriundos de escolas públicas (Cota EP); Escola Pública Cota Social (EP1) candidatos com renda per capita inferior ou igual a 1,5 salários mínimos); escola pública EP2 (candidatos com renda superior a 1,5 salários mínimos per capita e;

  √ A exigência da escola pública vem com a comprovação de ter cursado todo o ensino médio, em vez de toda a educação básica (ensino fundamental + ensino médio);

   √ 40% para pretos e pardos (Cota EPA): com divisão de renda em EP1A e EP2A, nos mesmos critérios referidos acima, porém apenas recorte de origem na escola pública;

  √ Vagas que concorrem pela ação afirmativa, porém mantidas pelo Programa de 2007:

  √ 5% para pessoas com necessidades especiais (Cota B), em relação às 66% das vagas do

  √ sistema universal e manutenção da comissão de verificação;

  √ suplementação de 14 vagas para indígenas (Cota D)

[1] Em 2015, pelo Edital n. 01/2015 – Afirme/PROGRAD , houve a seleção de bolsistas para acompanhar o processo

Desempenho acadêmico nas unidades

CAL

CCNE

CCR

CCS

CCSH

CE

CEFD

CT

2016

09/08 –  Seleção de bolsistas de ensino, no Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com Alunos do CTISM/UFSM: Ações de Inclusão e Sucesso no Desempenho Acadêmico, em uma parceria com o Observatório de Ações Afirmativas – AFIRME/PROGRAD. (Edital 27/2016)

22/03 – Seleção de bolsistas para ministrar aulas de áreas específicas, no Programa Piloto  de Acompanhamento Pedagógico com Alunos do CTISM/UFSM: Ações de Inclusão e Sucesso no Desempenho Acadêmico, em uma parceria com o Observatório de Ações Afirmativas – AFIRME/PROGRAD.(Edital 03/2016)

23/02 – Seleção de bolsistas para apoio pedagógico do Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com Alunos do CTISM/UFSM: Ações de Inclusão e Sucesso no Desempenho Acadêmico, em uma parceria com o Observatório de Ações Afirmativas – AFIRME/PROGRAD.(Edital 27/2016)

2015

08/09 – Chamada Pública 001 – SEGUNDA CHAMADA – Seleção de Bolsistas de Pesquisa dos Cursos de Engenharias, Tecnologia da Informação e Estatística para Atuarem no Observatório de Ações Afirmativas

2014

2013

Resultado da seleção dos bolsistas – Chamada Pública N. 02/2013, referente ao curso semipresencial “Cultura, Cidadania, e Direitos Humanos: as leis 10.639/03 e 11.645/08”

Resultado da seleção dos bolsistas: O Observatório de Ações Afirmativas para acesso e permanência nas Universidades Públicas da América do Sul (AFIRME) divulga o resultado da Chamada Pública N. 02/2013, referente ao curso semipresencial “Cultura, Cidadania, e Direitos Humanos: as leis 10.639/03 e 11.645/08” .

  • Os selecionados foram:
    1. Joice Anne Alves Carvalho;
    2. Priscila Roatt de Oliveira;
    3. Tania Santos Avila;
    4. Victor de Carli Lopes.

Os demais inscritos não apresentaram os requisitos necessários contidos na Chamada Pública n. 02/2013. Outras informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Graduação, pelo telefone (55) 3220.8872

 

Resultado da seleção dos bolsistas – Chamada Pública N. 01/2013, referente ao projeto do Afirme/Prograd, para o projeto “Acompanhamento do egresso cotista: uma avaliação no âmbito do Curso de Direito/CCSH-UFSM”

  • Resultado da seleção dos bolsistas:O Observatório de Ações Afirmativas para acesso e permanência nas Universidades Públicas da América do Sul (AFIRME) divulga o resultado da Chamada Pública N. 01/2013, referente ao projeto do Afirme/Prograd, para o projeto “Acompanhamento do egresso cotista: uma avaliação no âmbito do Curso de Direito/CCSH-UFSM”.
Selecionada:
-> Mariana Sütrmer
1º Suplente- Domitila Duarte de Carvalho
2º Suplente- Alisson Geovani Schwingel Frank
 
2009

Relatório de dados

 

Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2012

Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2013

Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2014

Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2014/2015

Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2015

Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2016

 

Egresso 2008 a 2013

Egresso 2008 a 2014

Revista Interamericana de Comunicação Midiática lançou sua edição v.14, n.27 (2015)

Civitas – Revista de Ciências Sociais v.15, n.4 (2015) – Cidadania, reconhecimento e ação afirmativa no ensino superior, A.R.Paiva

Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas

Apresentação

Normas para publicação

Ficha Catalográfica

Edições

Comissão Organizadora

Ana Carla H. Powaczuk – Centro de Educação                              
Ana Lúcia A. Melo – Pró-Reitoria de Graduação
Ane Carine Meurer – Centro de Educação                                     
Bruna Freitas Sakis Leal – Centro de Artes e Letras
Carmem Marli Leite da Silva – Centro de Educação                     
Cássia Engres Mocelin – Uni. Desc. de Ensino Superior de Silveira Martins  
Claudia Smaniotto Barin – Centro de Ciências Naturais e Exatas
Cleber OriCuti Martins – Centro de Ciências Sociais e Humanas      
Débora Marshall – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria   
Édison Luiz Pavão Borges – Uni. Desc. de Ensino Superior de Silveira Martins
Enio Junior Seidel – Centro de Ciências Naturais e Exatas                             
Flamarion Ferraz da Rocha – Centro de Ciências Rurais
Gessiane Rehbein – Centro de Ciências da Saúde                                             
Gisandro Cunha Ilha – Centro de Ciências Naturais e Exatas
Gisele Jacques Holzschuch – Centro de Tecnologia                                       
Gisele Martins Guimarães – Centro de Ciências Rurais
José Renato Noronha – Centro de Artes e Letras                                                  
Marcelo Ribeiro – Unidade Desc. de Ensino Superior de Silveira Martins
Mariglei Severo Maraschin – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria  
Maristela da Silva Souza – Centro de Educação Física e Desportos
Monica Elisa Dias Pons – Unidade Desc. de Ensino Superior de Silveira Martins
Rafaela Andolhe – Centro de Ciências da Saúde                                              
Rosane Brum Mello – Pró-Reitoria de Graduação
 

Comissão para Seleção dos Trabalhos​

Ana Carla H. Powaczuk – Centro de Educação

Ana Lúcia Aguiar Melo – Pró-Reitoria de Graduação

Cleber OriCuti Martins – Centro de Ciências Sociais e Humanas

Eliana MourguesCogoy – Departamento de Serviço Social

Mara Regina Rodrigues Ribeiro – Universidade Federal do Pampa

Mariglei Severo Maraschin – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Rafaela Andolhe – Centro de Ciências da Saúde

Rosane Brum Mello – Pró-Reitoria de Graduação

Programação Visual​

Marcel Jacques

webdesign

Diéferson Machado Bandinelli

Winnie Silva