Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Guia SiSU UFSM

 

SiSU UFSM 2021-2 
2° Semestre

Em breve, publicação do Termo de Adesão SiSU 2021-2 UFSM/MEC.

Datas importantes do SiSU 2021-2 UFSM:

🚩 Criação de login e senha para acesso ao SiSU no sistema gov.br (https://sso.acesso.gov.br/login), caso o(a) candidato(a) ainda não possua;

🚩  SiSU 2021-2 (Segundo Semestre) – Inscrições de 03 a 06 de agosto de 2021 em https://sisu.mec.gov.br

🚩  Previsão de Confirmação de Vaga e Matrícula pelos(as) selecionados(as) na Chamada Regular, no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM: ainda não há data estipulada. Cada Instituição de Ensino Superior define o cronograma próprio. Os(as) candidatos(as) devem acompanhar a publicação do Edital e as orientações em ufsm.br/sisu.

 

Outras informações podem ser obtidas através do email copa.sisu@ufsm.br, do Guia SiSU UFSM 2021-1 e da página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook.

 


TIRA-DÚVIDAS REFERENTE AO SiSU 2021-2 (2º SEMESTRE):

SiSU é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior de todo o país oferecem vagas gratuitas nos cursos de graduação para candidatos(as) participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A UFSM oferta vagas nas duas seleções anuais do SiSU (SiSU-1 e SiSU-2), no início de cada semestre. Alguns cursos possuem duplo ingresso, enquanto outros ofertam turmas apenas no primeiro ou no segundo semestre letivo. O Curso de Engenharia Acústica, por exemplo, só ofertará suas 40 vagas no SiSU 2021-2, no segundo semestre.

As vagas da UFSM são distribuídas entre

1) Ampla Concorrência (código A0): para candidatos(as) que não se encaixam nas cotas ou que não querem participar do SiSU por meio delas; e

2) Cotas para candidatos(as) que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública (códigos L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13 e L14): as cotas entrecruzam uma ´série de fatores, podendo levar em conta candidatos(as) com deficiência e/ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, além da condição socioeconômica (candidatos com renda média maior, igual ou menor que 1,5 salário-mínimo, por pessoa do grupo familiar).

 

Antes de optar por uma cota e inscrever-se no SiSU, o(a) candidato(a) deve ter a certeza de poder comprovar as condições declaradas no momento da Confirmação de Vaga, a fim de evitar a perda definitiva desta, uma vez que não há como mudar a modalidade de cota após o encerramento das inscrições ou em caso de indeferimento. 

Para isso, deve ler com atenção o Termo de Adesão SiSU/UFSM 2021-2  e o Edital da Chamada Regular, quando estes estiverem disponíveis. O Termo e o Edital listam a documentação básica (exigida de todos os candidatos) e a específica (para cada cota).

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) aconselha o candidato a providenciar com antecedência seus documentos, pois muitas escolas e órgãos públicos ou privados podem adotar recessos ou horários reduzidos de atendimento durante a pandemia de Covid-19, o que pode atrasar a expedição de atestados, certificados e segundas vias.

As cotas socioeconômicas (L1, L2, L9 e L10), por exemplo, exigem uma série de documentos específicos, de acordo com a modalidade de cada membro do grupo familiar, o que pode envolver comprovação de moradia e renda, cópias de carteira de trabalho, extratos, pensões, contracheques, Imposto de Renda etc.  

Datas importantes do SiSU 2021-2 UFSM:

🚩 Criação de login e senha para acesso ao SiSU no sistema gov.br: https://sso.acesso.gov.br/login

🚩  SiSU 2021-2 (Segundo Semestre) – Inscrições de 03 a 06 de agosto de 2021 em https://sisu.mec.gov.br

🚩  Previsão de Confirmação de Vaga e Matrícula pelos(as) selecionados(as) na Chamada Regular, no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM: ainda não há prazo estipulado. Cada Instituição de Ensino Superior define o cronograma próprio. Os(as) candidatos(as) devem acompanhar a publicação do Edital e as orientações em ufsm.br/sisu.

 

Outras informações podem ser obtidas através do email copa.sisu@ufsm.br, do Guia SiSU UFSM 2021-1 e da página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook.

 

 

As cotas na UFSM são definidas a partir da Política de Cotas expressa na Lei no 12.711/2012 do Governo Federal.

Está na dúvida se se encaixa em alguma cota? Terá como comprovar todas as condições declaradas no momento da Confirmação de Vaga? Acesse o Simulador de Cotas do SiSU UFSM ou responda às perguntas para entender qual cota escolher:

 

1. Você cursou os três anos do Ensino Médio em escola pública?

2. Você tem renda familiar per capita maior ou menor do que 1 salário-mínimo e meio por membro do grupo familiar?

3. Você é um(a) candidato(a) autodeclarado(a) preto, pardo ou indígena?

4. Você é um(a) candidato(a) com alguma deficiência contemplada na legislação do SiSU/UFSM?

 

Depois de responder às perguntas, você pode conferir abaixo as modalidades de acordo com as suas respostas. Veja a
explicação de cada uma delas e confira se alguma opção se encaixa na sua realidade:

A0: Ampla Concorrência: para candidatos que não se enquadram no sistema de cotas ou não queiram concorrer por meio delas;

L1: Escola Pública, renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita;

L2: Escola Pública, renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena;

L5: Escola Pública, independente de renda;

L6: Escola Pública, independente de renda, autodeclarado preto, pardo ou indígena;

L9: Escola Pública, renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, com deficiência;

L10: Escola Pública, renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena, com deficiência;

L13: Escola Pública, independente de renda, com deficiência;

L14: Escola Pública, independente de renda, autodeclarado preto, pardo ou indígena, com deficiência.

 

Descobriu a sua opção? Lembre-se que para cada uma das cotas, você precisará apresentar documentação específica para conseguir efetivar a sua matrícula. Então acesse o edital e busque pela documentação da cota escolhida por você!

Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail copa.sisu@ufsm.br ou pela página do Facebook Confirmação de Vaga – UFSM.

Se quiser, confira abaixo o texto integral do Termo e Adesão da UFSM ao SISU, com a explicação das cotas e legislação relativa:

A0: Ampla concorrência L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L5: Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

A documentação básica exigida no momento da Confirmação de Vaga é a seguinte:

a) Cópia autenticada ou via original do Histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente; 

b) Cópia autenticada ou via original do  Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente. Esse documento frequentemente está na mesma folha do Histórico Escolar;

c) Cópia da Certidão de nascimento ou casamento; 

d) Cópia do Documento de Identidade Civil (RG); 

e) Cópia do CPF, se o número dele já não constar no RG;

f) Cópia do Título Eleitoral, obrigatória apenas para candidatos maiores de 18 anos;

g) Cópia de documento de quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino que completam 19 anos em 2020, ou mais velhos.

h) Cópia da declaração de Equivalência de Estudos, apenas para candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior; e

i) Atestado médico de aptidão ao esforço físico, para candidatos aos Cursos de Educação Física;

Essa documentação é exigida de todos os classificados no momento da confirmação de vaga na UFSM, tanto para a Ampla Concorrência como para as oito modalidades de Cota. Por isso, é bom você já verificar se estes documentos estão à mão, para evitar surpresas desagradáveis depois, pois em caso de indeferimento por falta de documentos, o prazo para providenciá-los é muito curto.

ATENÇÃO! Se você vai concorrer pelo sistema de Cotas, existem outros documentos que também serão exigidos na confirmação de vaga. É de responsabilidade do(a) candidato(a) acessar o Termo de Adesão SiSU/UFSM e o respectivo Edital, quando estiver publicado, e conferir a lista de documentos específicos de cada cota.

1 – Já estou matriculado em uma instituição pública de ensino superior e sei que não posso manter duas matrículas simultâneas em cursos de graduação públicos. Posso concorrer ao SiSU? Quando devo me desvincular do curso anterior? Sim, é possível concorrer ao SiSU. A Pró-Reitoria de Graduação recomenda que o(a) candidato(a) proceda o cancelamento do curso anterior apenas depois do recebimento do número de matrícula enviado por e-mail pela UFSM, o que atesta que está tudo certo com a documentação apresentada.  

2 – Estou inscrito na cota L2 e não poderei estar presente na webconferência para confirmação de vaga, mas minha mãe, que é negra, vai ser minha procuradora. É possível? Não. Candidatos das cotas étnico-raciais e/ou das vagas para pessoas com deficiência devem apresentar-se (por webconferência) à confirmação de vaga para entrevista, conforme Edital da Chamada Regular e da Primeira Chamada Oral Online da Lista de Espera. Devido à pandemia de covid-19, a UFSM publicará no Edital da Chamada Regular instruções específicas para encaminhamento da documentação e realização das entrevistas.

3 – Sou de outro Estado, vou gastar muito em transporte, alimentação e hospedagem para as Chamadas da Lista de Espera e, mesmo comparecendo, corro o risco de nem ser chamado. Como proceder? Como nesta edição do SiSU o envio da documentação será todo digital, bem como as entrevistas por webconferência (se for o caso), isso não constitui problema. Entretanto, cabe ao candidato avaliar suas condições pessoais e financeiras de deslocamento, manutenção e comparecimento antes da inscrição na UFSM via SiSU, sobretudo porque as políticas de moradia e Assistência Estudantil sofreram alterações no recebimento dos calouros em vulnerabilidade socioeconômica. Devido à pandemia de covid-19, a UFSM publicará nos Editais da Chamada Regular e das Chamadas Orais Online instruções específicas para encaminhamento da documentação e realização das entrevistas. 

4 – Sou candidato em vulnerabilidade socioeconômica. Já saio da Confirmação de Vaga matriculado e com direito a vaga na Casa do Estudante, bolsa-alimentação no Restaurante Universitário e bolsa-transporte? Não. A sua documentação será analisada pelas Comissões pertinentes (Comissão de Documentação, Análise Socioeconômica, Autodeclaração e Acessibilidade) antes de ser deferida e gerar o número de matrícula enviado por email, o que poderá demorar até 5 dias úteis. A PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis adota editais e procedimentos específicos para inscrição no Benefício Socioeconômico (BSE) e acesso à moradia provisória e na Casa do Estudante, entre em contato!

5 – Estou inscrito na Cota L5, preciso comprovar a renda ACIMA de 1,5 salário-mínimo per capita? Não, apenas apresentar a documentação básica exigida de todos os candidatos (consulte o Termo de Adesão e Edital específico).

6 – É verdade que a maioria das vagas não é preenchida na Chamada Regular, e acaba sendo ofertada nas Chamadas da Lista de Espera? Sim! Muitas vezes o(a) candidato(a) é aprovado(a) em outros vestibulares, é classificado em programas governamentais para o ensino superior privado ou conquista bolsas em fundações privadas e prefere continuar em seu município ou estado.

Em outras situações, o(a) candidato(a) não junta sua documentação a tempo ou não consegue comprovar as condições declaradas nas cotas (escola pública, socioeconômica, étnico-racial etc.) e perde o direito à vaga. Por isso, é importante que o(a) candidato(a) marque presença às Chamadas da Lista de Espera (que se realizam Online devido à Pandemia de Covid-19) , e separe com antecedência todos os documentos exigidos no Termo de Adesão e no respectivo Edital, procedendo à correta Habilitação.

Devido à pandemia de covid-19, a UFSM publicará nos Editais das Chamadas Orais Online da Lista de Espera instruções específicas para encaminhamento da documentação e realização das entrevistas.

Ficou com alguma dúvida? A UFSM disponibiliza aos(às) candidatos(as) um Guia com as principais informações sobre o SiSU. Dúvidas também podem ser encaminhadas ao email copa.sisu@ufsm.br, à página Confirmação de Vaga UFSM no Facebook e ao plantão Tira-Dúvidas no site SiSU/MEC.

As informações contidas nesta página não substituem os Editais e demais Legislações referentes aos Processos Seletivos nem seus adendos, anexos ou retificações. Os dados aqui disponíveis podem sofrer modificações sem prévio aviso.