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Guia SiSU UFSM

 

SiSU UFSM 2021-1 
1° Semestre

Datas importantes do SiSU 2021-1 UFSM:

🚩 ENEM 2020 – Calendário de provas e resultados do Exame Nacional do Ensino Médio: https://enem.inep.gov.br/

🚩 Criação de login e senha para acesso ao SiSU no sistema gov.br: https://sso.acesso.gov.br/login

🚩 SiSU – Inscrições de 06 a 14 de abril de 2021 em https://sisu.mec.gov.br

🚩 Publicação do Listão dos(as) Classificados(as) na Chamada Regular: 16 de abril de 2021 em https://sisu.mec.gov.br

🚩 Confirmação de Vaga/Matrícula dos(as) Classificados(as) na Chamada Regular do SiSU 2021-1 por envio digital da documentação no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM:  

Conforme o Edital Retificado, os(as) candidatos(as) classificados(as) nas cotas L2, L6, L9, L10, L13 e L14 (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e/ou pessoa com deficiência) deverão realizar o envio da documentação digitalizada via Portal de Confirmação de Vaga  somente nos dias 19 ou 20 de abril de 2021.

🚩 Entrevistas via webconferência no Google Meet para candidatos(as) das cotas étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência: As webconferências para estes candidatos(as) serão divulgadas no dia 16 de abril de 2021 em ufsm.br/sisu, com previsão de agendamento para os dias 21 e 22 de abril de 2021.

Os(as) demais candidatos(as), classificados na Ampla Concorrência ou nas cotas L1 ou L5, poderão realizar o envio de sua documentação digitalizada via Portal de Confirmação de Vaga  nos dias 19 a 21 de abril de 2021.

  

🚩 Inscrição na Lista de Espera : manifestação formal de interesse por quem não for classificado em nenhuma das duas opções de curso – de 16 a 23 de abril de 2021 em https://sisu.mec.gov.br  

  

🚩 PRIMEIRA CHAMADA DA LISTA DE ESPERA:

A partir de 27/4, as instituições participantes do SiSU 2021-1 estão autorizadas a realizar suas chamadas para preenchimento das vagas que sobraram da Chamada Regular. Em 30/4/2021, a UFSM publicou em ufsm.br/sisu:

TODOS(AS) OS(AS) INSCRITOS(AS) COM NOME NA LISTA DE ESPERA, se quiserem seguir concorrendo às vagas da UFSM, deverão realizar a HABILITAÇÃO, enviando sua documentação no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM, até 06 de maio de 2021, conforme procedimentos descritos no Edital.

A Pró-Reitoria recomenda que mesmo os(as) inscritos que estiverem FORA DO NÚMERO DE VAGAS anunciadas para o curso/cota, ou em CLASSIFICAÇÃO DISTANTE, REALIZEM A HABILITAÇÃO. Esta permitirá ao(à) candidato(a) concorrer também nas Chamadas posteriores da Lista de Espera do SiSU 2021-1.

A UFSM orienta também que os(as) candidatos(as) PROVIDENCIEM COM ANTECEDÊNCIA sua documentação GERAL (para todos os candidatos) e ESPECÍFICA (no caso das cotas), a fim de evitar INDEFERIMENTO E PERDA DA VAGA

  

ATENÇÃO! Para realizar a HABILITAÇÃO no Portal de Confirmação de Vaga, os(as) candidatos(as) deverão ANEXAR DE UMA SÓ VEZ TODOS OS DOCUMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS, de acordo com a sua cota, e clicar no botão “SALVAR/ENVIAR” APENAS NO FINAL DO PROCESSO. 

  

No dia 07 de maio, às 16 horas, será realizada a Leitura Pública da lista dos candidatos(as) classificados(as) dentro do número de vagas, os quais terão sua documentação analisada pela Comissão de Ingresso Acadêmico. A leitura pública será transmitida pelo YouTube da Prograd e a lista será posteriormente divulgada no site ufsm.br/sisu.  

Candidatos(as) das cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoas com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 ou L14) passarão também por webconferência via Google Meet utilizando câmera e microfone. O cronograma será publicado junto ao Edital N. 016/2021-Prograd.

Os(as) candidatos(as) cujo nome for citado na Leitura Pública deverão aguardar email de deferimento (com o número de matrícula) ou de indeferimento, solicitando correção ou complementação de informações ou documentos. Como não há prazo fixo para o envio do email da UFSM, os(as) candidatos(as) deverão ficar atentos diariamente à sua caixa postal (inclusive monitorando spam e lixo eletrônico), já que o período para recurso via Portal de Confirmação de Vaga é curto.

Outras informações podem ser obtidas através do email copa.sisu@ufsm.br, do Guia SiSU UFSM 2021-1 e da página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook.

  


   

TIRA-DÚVIDAS REFERENTE AO SiSU 2021-1 (1º SEMESTRE):

SiSU é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior de todo o país oferecem vagas gratuitas nos cursos de graduação para candidatos(as) participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A UFSM oferta vagas nas duas seleções anuais do SiSU (SiSU-1 e SiSU-2), no início de cada semestre. Alguns cursos possuem duplo ingresso, enquanto outros ofertam turmas apenas no primeiro ou no segundo semestre letivo. O Curso de Engenharia Acústica, por exemplo, só ofertará suas 40 vagas no SiSU 2021-2, no segundo semestre.

No SiSU 2021-1, a UFSM disponibiliza 3.416 vagas gratuitas de graduação, distribuídas no Campus Sede (Santa Maria) e nos Campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. As inscrições acontecerão de 06 a 09 de abril de 2021 no site sisu.mec.gov.br.  

As vagas da UFSM são distribuídas entre

1) Ampla Concorrência (código A0): para candidatos(as) que não se encaixam nas cotas ou que não querem participar do SiSU por meio delas; e

2) Cotas para candidatos(as) que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública (códigos L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13 e L14): as cotas entrecruzam uma ´série de fatores, podendo levar em conta candidatos(as) com deficiência e/ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, além da condição socioeconômica (candidatos com renda média maior, igual ou menor que 1,5 salário-mínimo, por pessoa do grupo familiar).

 

Antes de optar por uma cota e inscrever-se no SiSU, o(a) candidato(a) deve ter a certeza de poder comprovar as condições declaradas no momento da Confirmação de Vaga, a fim de evitar a perda definitiva desta, uma vez que não há como mudar a modalidade de cota após o encerramento das inscrições ou em caso de indeferimento. 

Para isso, deve ler com atenção o Termo de Adesão SiSU/UFSM 2021-1  e o Edital da Chamada Regular, quando este estiver disponível. O Termo e o Edital listam a documentação básica (exigida de todos os candidatos) e a específica (para cada cota).

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) aconselha o candidato a providenciar com antecedência seus documentos, pois muitas escolas e órgãos públicos ou privados podem adotar recessos ou horários reduzidos de atendimento durante a pandemia de Covid-19, o que pode atrasar a expedição de atestados, certificados e segundas vias.

As cotas socioeconômicas (L1, L2, L9 e L10), por exemplo, exigem uma série de documentos específicos, de acordo com a modalidade de cada membro do grupo familiar, o que pode envolver comprovação de moradia e renda, cópias de carteira de trabalho, extratos, pensões, contracheques, Imposto de Renda etc.  

 Passo 1 – De 06 a 14 de abril de 2021, o(a) candidato(a) deverá realizar a sua inscrição no site sisu.mec.gov.br preenchendo o formulário com o seu número de inscrição e senha do Enem.

     Observação 1: se você não anotou seus dados, pode recuperá-los na página do Enem. A partir de 2021, os candidatos deverão cadastrar-se no sistema gov.br com um login e senha.

     Observação 2: no formulário do site do SiSU/MEC, você deverá escolher até 2 opções de curso, da mesma instituição ou de instituições diferentes. Para pesquisar os cursos da UFSM, CLIQUE AQUI.

     Observação 3: no formulário você deverá optar pela utilização das cotas ou não. Leia mais sobre as cotas na aba abaixo e no Termo de Adesão SiSU/UFSM 2021-1.

 

Passo 2 – De 07 a 14 de abril, o MEC atualizará diariamente a nota de corte de cada curso, proporcionando ao(à) candidato(a) verificar suas chances de ser classificado(a), possibilitando que este(a) opte por outras instituições e/ou por outros cursos e cotas.

As opções definitivas serão as últimas que o(a) candidato(a) deixar registradas no sistema do SiSU/MEC, às 23h59min de 14 de abril. 

Passo 3 – Aguarde a divulgação do listão da Chamada Regular a partir de 16 de abril diretamente no site sisu.mec.gov.br

Passo 4SE VOCÊ ENCONTROU SEU NOME NO LISTÃO: PARABÉNS! Consulte o Edital da Chamada Regular em ufsm.br/sisu, orientando sobre o envio da documentação digitalizada para confirmação de vaga e matrícula da chamada Regular. 

Você deve revisar no Termo de Adesão e no Edital do SiSU/UFSM se possui a documentação básica (para todos os classificados) e a específica (caso tenha optado por alguma cota).

O Edital traz em seus anexos modelos de documentação, formulários e os  procedimentos para envio da documentação digitalizada visando a Confirmação de Vaga.  

Passo 5Candidatos(as) de cotas étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência (L2, L6, L9, L10, L13 ou, L14) passam ainda por entrevista junto às respectivas comissões, de acordo com instruções a serem publicadas posteriormente à divulgação do Edital (webconferência via Google Meet usando câmera e microfone, em dia e horário previamente divulgados junto ao Edital da Chamada Regular.)

A Comissão de Ingresso Acadêmico (CIA), através do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), enviará um e-mail aos(às) candidatos(as) classificados(as) que mandarem sua documentação via Portal de Confirmação de Vaga, com seu número de matrícula atestando o deferimento, caso tudo tenha transcorrido bem com sua documentação. O(a) calouro(a) neste caso estará automaticamente matriculado em todas as disciplinas do primeiro semestre de seu curso. Se quiser realizar algum ajuste de matrícula (trancamentos, inclusão/exclusão ou aproveitamento de disciplinas), deve contatar via email a Coordenação ou a Secretaria do Curso nas datas previstas no Calendário Acadêmico.

     Observação 1: caso haja alguma inconsistência, a UFSM encaminhará um e-mail para você explicando o porquê de sua confirmação de vaga ter sido indeferida. Nesse caso, você poderá encaminhar recurso pelo sistema de confirmação de vagas em até 72 horas após o envio do e-mail pela UFSM

     Observação 2: O e-mail da UFSM pode demorar de 1 a 5 dias para ser enviado, por isso é importante o(a) candidato(a) checar diariamente sua caixa de e-mail (inclusive Spam e Lixo Eletrônico), para evitar perder o prazo de recursos, caso haja indeferimento. Na dúvida, contate copa.sisu@ufsm.br

Passo 6 – O(a) candidato(a) indeferido que encaminhou recurso deve aguardar novo e-mail da UFSM comunicando se o indeferimento foi revertido ou não. Se revertido, o número de matrícula será enviado via e-mail. Se mantido o indeferimento, perderá o direito à vaga e esta será destinada à Chamada da Lista de Espera.

Passo 7 – Com seu número de matrícula e sua data de nascimento, acesse o Portal do Aluno para verificar horários, salas e programas das disciplinas. Se for pessoa em situação de vulnerabilidade social, informe-se com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) sobre Benefício Socioeconômico e Moradia Estudantil, Procure os grupos de calouros e veteranos nas redes sociais e informe-se sobre datas importantes no Calendário Acadêmico! E lembre-se: assédios, abusos, coerções, humilhações e discriminações, virtuais ou presenciais, devem ser comunicados à Ouvidoria da Universidade! #UFSMSemAssédio

 

SE VOCÊ NÃO ENCONTROU SEU NOME NO LISTÃO DA CHAMADA REGULAR: Não desanime! Você pode manifestar interesse na Lista de Espera caso haja vagas não preenchidas no seu curso.

A previsão do MEC é reabrir o sistema entre 16 e 23 de abril de 2021 para os(as) candidatos(as) manifestarem interesse formalmente na Lista de Espera em sisu.mec.gov.br.

Atenção: Somente os candidatos que não foram selecionados na Chamada Regular em nenhuma das suas duas opções de curso (informadas na inscrição no SiSU) poderão participar da Lista de Espera. Se é o seu caso, você escolherá 1 dos cursos pelos quais você optou.

Passo 1 – Acesse o site sisu.mec.gov.br e inscreva-se na Lista de Espera, de acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, em um dos dois cursos escolhidos por você no momento da inscrição no SiSU.

Passo 2 – Aguarde no site ufsm.br/sisu , após 27/4, a publicação do Edital da Chamada da Lista de Espera (com a divulgação dos procedimentos e do Quadro com o número de vagas não preenchidas que sobraram da Chamada Regular), além da Lista de Convocados para a Chamada.

Passo 3 – TODOS(AS) os(as) candidatos(as) com nome no listão devem realizar a HABILITAÇÃO no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM, por meio do envio da documentação digitalizada no Portal de Confirmação, conforme datas e instruções do Edital específico publicado, a fim de concorrerem às vagas da Lista de Espera, mesmo aqueles que estão fora das vagas anunciadas no Quadro, ou distantes, em sua colocação, do número de vagas anunciadas.

As vagas não preenchidas na Chamada Regular são destinadas aos(às) candidatos(as) inscritos(as) na Lista de Espera do SiSU 2021-1. Para concorrer, eles(as) devem realizar a Habilitação para as Chamadas Online da Lista de Espera, enviando toda a sua documentação em formato digitalizado, no Portal de Confirmação de Vaga, de acordo com as instruções do Edital publicado.

Visando à segurança dos(as) candidatos(as), bem como dos(as) integrantes da Comissão de Ingresso Acadêmico que trabalham nas confirmações de vaga e matrícula, não será necessário o comparecimento de candidatos(as), representantes ou procuradores(as) nos campi da UFSM. Da mesma forma, não será aceito o encaminhamento de nenhum documento por via postal, entrega presencial ou e-mail, sendo o envio documental processado apenas através do Portal da Confirmação de Vaga.  

Nesta edição do SiSU, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o processo de Chamada Oral Online da Lista de Espera do SiSU 2021-1 será readequado em sete momentos:

– Habilitação no Portal da Confirmação de Vagacom envio dos documentos em PDF pelo candidato, dentro do prazo descrito no Edital da chamada da Lista de Espera

– Sessão Pública de Leitura da Listagem de Classificados(as) na Chamada da Lista de Espera para preenchimento das vagas, realizada pela Comissão de Ingresso Acadêmico e transmitida no Canal do Youtube da Pró-Reitoria de Graduação em dia e horário divulgados. Posteriormente a listagem também é publicada em ufsm.br/sisu. Os(as) classificados(as) chamados(as) terão sua documentação analisada pelas respectivas Comissões;  

– Webconferências via Google Meet em dia e horário específico, para candidatos(as) das cotas étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência (L2, L6, L9, L10, L13 ou L14), de acordo com cronograma de entrevistas a ser publicado em ufsm.br/sisu

– Processamento da documentação e das webconferências pelas Comissões;

– Envio de email pela UFSM informando o DEFERIMENTO do(a) candidato e número de matrícula; ou email de INDEFERIMENTO, informando os documentos incorretos ou faltantes e concedendo prazo de até 72 horas para complementação documental ou de informações no Portal da Confirmação de Vaga por parte do(a) candidato(a); 

– Análise de recursos dos(as) candidatos(as) indeferidos(as), pelas Comissões pertinentes, e envio de novo e-mail informando reversão (deferimento) ou indeferimento definitivo;

– Lançamento de novo Edital de Chamada Oral Online da Lista de Espera em ufsm.br/sisu, caso haja sobra de vagas, após análise dos recursos de indeferimento pelas Comissões.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) salienta que o processo de habilitação às chamadas orais gera apenas a expectativa de ocupação da vaga. A efetivação da matrícula do(a) candidato(a) somente estará garantida após o atendimento das condições exigidas pelo Edital, quanto à análise das documentações e informações prestadas às Comissões pertinentes (Documentação, Análise socioeconômica, Autodeclaração, Acessibilidade), de acordo com cada candidato(a).

A confirmação de vaga é finalizada com sucesso somente após o envio de email de deferimento pela UFSM, com o número de matrícula, garantindo que tudo correu bem com a documentação apresentada. O(a) candidato(a) então estará automaticamente matriculado(a) em todas as disciplinas do primeiro semestre de seu curso, devendo buscar via email outras orientações junto à Coordenação/Secretaria de Curso.

ORIENTAÇÕES PARA A HABILITAÇÃO À CHAMADA ORAL ONLINE

Todos(as) os(as) candidatos(as) interessados(as) nas vagas da UFSM, com o nome na Lista de Espera, devem realizar a Habilitação em Chamada Oral, por meio do envio de sua documentação digitalizada em PDF no Portal de Confirmação de Vaga, dentro do prazo estipulado no Edital da Chamada da Lista de Espera, mesmo que em sua colocação ele(a) esteja fora do número de vagas anunciado previamente no Quadro de Vagas ou em colocação muito distante. A habilitação também garante participação automática nas próximas Chamadas Orais Online da Lista de Espera do SiSU 2021-1, não sendo necessário o reenvio dos documentos.

Entretanto, se o(a) candidato(a) perder o prazo ou não quiser se habilitar agora às vagas, poderá fazê-lo nas próximas Chamadas Orais Online da Lista de Espera do SiSU 2021-1, caso haja sobra de vagas para seu curso, de acordo com editais a serem publicados futuramente.

A habilitação é recomendada também para aqueles(as) candidatos(as) que não possuem vagas anunciadas em sua cota no Quadro de Vagas, pois pode ocorrer migração de vagas entre as cotas durante a Sessão Pública de Leitura da Listagem de Classificados(as). Caso alguma cota apresente, na Sessão Pública, número de vagas superior ao de pessoas habilitadas na chamada para aquela cota, as vagas migrarão entre as cotas até lograr preenchimento, podendo chegar à Ampla Concorrência. A ordem de migração entre as cotas estará disponível no Edital.

A Prograd orienta que os candidatos não deixem para os últimos dias a habilitação através do envio documental no Portal de Confirmação, pois a UFSM não se responsabiliza por problemas de tráfego no portal, incompatibilidade de navegadores, queda no sistema ou indisponibilidade de sinal de internet.

PASSO A PASSO
As principais recomendações da Prograd aos(às) candidatos(as) são:

1 – Verifique se seu nome consta da Lista de Espera a ser publicada, conferindo seu curso, bem como sua posição geral e nas cotas/ampla concorrência. Na Sessão Pública de Leitura da Listagem de Classificados(as) na Chamada Oral, a leitura dos nomes para preenchimento das vagas obedece à divisão por cotas, em ordem decrescente de pontuação;

2 – Realize a leitura atenta do Edital a ser divulgado, assinalando datas e procedimentos importantes. Algumas cotas exigem uma série de documentos específicos atualizados. As cotas socioeconômicas, por exemplo, solicitam documentações de cada membro do grupo familiar do(a) candidato(a), o que pode envolver comprovação de moradia e renda, cópias de carteira de trabalho, extratos, pensões, contracheques, Imposto de Renda etc;

3 – Consulte no Quadro de Vagas a ser publicado junto com Edital o total de vagas para seu curso e a distribuição por cota. Mesmo que não haja vaga anunciada para sua cota, é recomendável realizar a Habilitação no Sistema e o envio da documentação digitalizada em PDF, pois durante a Sessão Pública de Leitura da Listagem de Classificados(as), pode haver migração de vagas entre cotas. Além disso, dessa forma o(a) candidato(a) já fica habilitado automaticamente às demais Chamadas Orais Online da Lista de Espera do SiSU 2021-1 que acontecerem posteriormente;

4 – Consulte no Edital a documentação geral (para todos os candidatos) e específica (de acordo com sua cota) solicitada. Faça uma lista, riscando o que já possui em PDF e assinalando o que precisa ser providenciado. Nos Anexos II e III estarão formulários, orientações e modelos de documentos;

5 – Imprima, preencha e assine os documentos, de acordo com cada caso. Se o Edital não trouxer o modelo para alguma documentação, um exemplo similar é facilmente encontrado na internet. Não é obrigatório o reconhecimento de assinaturas e documentos em cartório, se o Edital não exigir;

6 – Converta todos os documentos em formato PDF legível (sejam eles via fotos, scanner, prints de tela ou documentos gerados digitalmente). Não serão aceitos documentos em formato JPG, BMP, DOC e outros (sites e aplicativos gratuitos podem ajudar na conversão para PDF);

7 – Verifique previamente se o seu email a ser cadastrado junto à UFSM está correto, ativo e com a senha ok. É por meio dele que a UFSM entrará em contato oficialmente com você;

8 – Faça uma checagem final de toda a documentação em PDF, para enviá-la de uma só vez quando realizar o login no sistema para Habilitação, clicando no botão ENVIAR somente ao final do processo;

9 – No prazo estipulado pelo Edital (horário de Brasília), realize a Habilitação no Sistema,  enviando os documentos;   

10 – Aguarde a Sessão Pública de Leitura da Listagem de Classificados(as) na Chamada Oral da Lista de Espera. Nesse momento, serão anunciados(as) os(as) candidatos(as) classificados(as) a ocupar as vagas anunciadas no Edital, e que terão sua documentação analisada pelas Comissões pertinentes. A listagem também estará disponível posteriormente em ufsm.br/sisu;

11 – A classificação é realizada por ordem decrescente de pontuação dos(as) candidato(as) no ENEM/SiSU, dentro do curso e cota escolhidos, até o preenchimento das vagas anunciadas no Quadro;

12 – Candidatos(as) das cotas étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência (L2, L6, L9, L10, L13 ou L14) deverão consultar o cronograma das Webconferências que ocorrerão em dias e horários específicos. Deverão também instalar previamente e testar o Google Meet, microfone e câmera no dispositivo que será utilizado para a entrevista a distância;

13 – Confira diariamente seu email, inclusive SPAM e caixa de lixo eletrônico, aguardando email da UFSM informando o DEFERIMENTO do(a) candidato e número de matrícula; ou email de INDEFERIMENTO, informando os documentos incorretos ou faltantes e concedendo prazo de até 72 horas para complementação documental ou de dados via Portal da Confirmação de Vaga. Em caso de dúvida, consulte copa.sisu@ufsm.br;

14 – Os(as) candidatos(as) que fizerem sua Habilitação na Primeira Chamada Oral Online da Lista de Espera, mas que não foram classificados(as), estarão automaticamente habilitados(as) para as futuras Chamadas Orais Online, caso haja sobra de vagas para seu curso, devendo aguardar novo Edital em ufsm.br/sisu;

15 – Cabe aos(às) candidatos(as) acompanhar periodicamente publicações oficiais, adendos, erratas, retificações, convocações, homologações e outros editais em ufsm.br/sisu.

Outras informações podem ser obtidas através do email copa.sisu@ufsm.br, do Guia SiSU UFSM 2020/2, da página Confirmação de Vaga UFSM no Facebook e do plantão Tira-Dúvidas no site do SiSU/MEC.

SEGUNDA CHAMADA ORAL ONLINE DA LISTA DE ESPERA: 

  • Aguarde a publicação do Edital da Segunda Chamada da Lista de Espera em ufsm.br/sisu, com as instruções, o quadro de vagas e o listão dos convocados a realizar a habilitação no Portal de Confirmação de Vaga por meio do envio da documentação em PDF. 

Candidatos(as) que já realizaram a habilitação na Primeira Chamada Oral NÃO necessitam fazê-la novamente e seguem concorrendo às vagas das Chamadas da Lista de Espera do SiSU 2021-1.

TODOS aqueles que têm seu nome na lista e desejam concorrer ao preenchimento das vagas deverão realizar a habilitação, até o dia indicado no Edital, no Portal de Confirmação, mesmo tendo sua classificação distante do número de vagas anunciado para o curso. Apenas quem fizer a habilitação estará concorrendo às vagas anunciadas. O candidato deve se organizar para fazer o envio de toda a documentação de uma só vez, quando efetuar o login no portal;

  • Aguarde a Sessão Pública de Leitura da Listagem dos Classificados na Chamada Oral com transmissão no Youtube da PROGRAD. A listagem também será publicada posteriormente em ufsm.br/sisu.

Será feita a leitura dos nomes daqueles que se habilitaram via Portal de Confirmação, em ordem decrescente de pontuação, até o preenchimento das vagas anunciadas para o curso. Estes candidatos terão sua documentação analisada pela Comissão de Ingresso Acadêmico e deverão aguardar email da UFSM informando deferimento ou indeferimento de sua vaga. Dúvidas? Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br e pela página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.

Após as Chamadas da Lista de Espera, a UFSM pode lançar Edital de Vagas Complementares, se ainda existirem vagas remanescentes do SiSU, abrindo inscrições também a quem realizou o Enem relativo a anos anteriores a 2020. Uma outra inscrição, independente do SiSU, deverá ser feita pelo(a) interessado(a) diretamente na seção de Editais em ufsm.br/sisu

 

Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br e pela página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.

As cotas na UFSM são definidas a partir da Política de Cotas expressa na Lei no 12.711/2012 do Governo Federal.

Está na dúvida se se encaixa em alguma cota? Terá como comprovar todas as condições declaradas no momento da Confirmação de Vaga? Acesse o Simulador de Cotas do SiSU UFSM ou responda às perguntas para entender qual cota escolher:

 

1. Você cursou os três anos do Ensino Médio em escola pública?

2. Você tem renda familiar per capita maior ou menor do que 1 salário-mínimo e meio por membro do grupo familiar?

3. Você é um(a) candidato(a) autodeclarado(a) preto, pardo ou indígena?

4. Você é um(a) candidato(a) com alguma deficiência contemplada na legislação do SiSU/UFSM?

 

Depois de responder às perguntas, você pode conferir abaixo as modalidades de acordo com as suas respostas. Veja a
explicação de cada uma delas e confira se alguma opção se encaixa na sua realidade:

A0: Ampla Concorrência: para candidatos que não se enquadram no sistema de cotas ou não queiram concorrer por meio delas;

L1: Escola Pública, renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita;

L2: Escola Pública, renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena;

L5: Escola Pública, independente de renda;

L6: Escola Pública, independente de renda, autodeclarado preto, pardo ou indígena;

L9: Escola Pública, renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, com deficiência;

L10: Escola Pública, renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena, com deficiência;

L13: Escola Pública, independente de renda, com deficiência;

L14: Escola Pública, independente de renda, autodeclarado preto, pardo ou indígena, com deficiência.

 

Descobriu a sua opção? Lembre-se que para cada uma das cotas, você precisará apresentar documentação específica para conseguir efetivar a sua matrícula. Então acesse o edital e busque pela documentação da cota escolhida por você!

Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail copa.sisu@ufsm.br ou pela página do Facebook Confirmação de Vaga – UFSM.

Se quiser, confira abaixo o texto integral do Termo e Adesão da UFSM ao SISU, com a explicação das cotas e legislação relativa:

A0: Ampla concorrência L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L5: Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

A documentação básica exigida no momento da Confirmação de Vaga é a seguinte:

a) Cópia autenticada ou via original do Histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente; 

b) Cópia autenticada ou via original do  Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente. Esse documento frequentemente está na mesma folha do Histórico Escolar;

c) Cópia da Certidão de nascimento ou casamento; 

d) Cópia do Documento de Identidade Civil (RG); 

e) Cópia do CPF, se o número dele já não constar no RG;

f) Cópia do Título Eleitoral, obrigatória apenas para candidatos maiores de 18 anos;

g) Cópia de documento de quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino que completam 19 anos em 2020, ou mais velhos.

h) Cópia da declaração de Equivalência de Estudos, apenas para candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior; e

i) Atestado médico de aptidão ao esforço físico, para candidatos aos Cursos de Educação Física;

Essa documentação é exigida de todos os classificados no momento da confirmação de vaga na UFSM, tanto para a Ampla Concorrência como para as oito modalidades de Cota. Por isso, é bom você já verificar se estes documentos estão à mão, para evitar surpresas desagradáveis depois, pois em caso de indeferimento por falta de documentos, o prazo para providenciá-los é muito curto.

ATENÇÃO! Se você vai concorrer pelo sistema de Cotas, existem outros documentos que também serão exigidos na confirmação de vaga. É de responsabilidade do(a) candidato(a) acessar o Termo de Adesão SiSU/UFSM e o respectivo Edital, quando estiver publicado, e conferir a lista de documentos específicos de cada cota.

1 – Já estou matriculado em uma instituição pública de ensino superior e sei que não posso manter duas matrículas simultâneas em cursos de graduação públicos. Posso concorrer ao SiSU? Quando devo me desvincular do curso anterior? Sim, é possível concorrer ao SiSU. A Pró-Reitoria de Graduação recomenda que o(a) candidato(a) proceda o cancelamento do curso anterior apenas depois do recebimento do número de matrícula enviado por e-mail pela UFSM, o que atesta que está tudo certo com a documentação apresentada.  

2 – Estou inscrito na cota L2 e não poderei estar presente na webconferência para confirmação de vaga, mas minha mãe, que é negra, vai ser minha procuradora. É possível? Não. Candidatos das cotas étnico-raciais e/ou das vagas para pessoas com deficiência devem apresentar-se (por webconferência) à confirmação de vaga para entrevista, conforme Edital da Chamada Regular e da Primeira Chamada Oral Online da Lista de Espera. Devido à pandemia de covid-19, a UFSM publicará no Edital da Chamada Regular instruções específicas para encaminhamento da documentação e realização das entrevistas.

3 – Sou de outro Estado, vou gastar muito em transporte, alimentação e hospedagem para as Chamadas da Lista de Espera e, mesmo comparecendo, corro o risco de nem ser chamado. Como proceder? Como nesta edição do SiSU o envio da documentação será todo digital, bem como as entrevistas por webconferência (se for o caso), isso não constitui problema. Entretanto, cabe ao candidato avaliar suas condições pessoais e financeiras de deslocamento, manutenção e comparecimento antes da inscrição na UFSM via SiSU, sobretudo porque as políticas de moradia e Assistência Estudantil sofreram alterações no recebimento dos calouros em vulnerabilidade socioeconômica. Devido à pandemia de covid-19, a UFSM publicará nos Editais da Chamada Regular e das Chamadas Orais Online instruções específicas para encaminhamento da documentação e realização das entrevistas.

4 – Sou candidato em vulnerabilidade socioeconômica. Já saio da Confirmação de Vaga matriculado e com direito a vaga na Casa do Estudante, bolsa-alimentação no Restaurante Universitário e bolsa-transporte? Não. A sua documentação será analisada pelas Comissões pertinentes (Comissão de Documentação, Análise Socioeconômica, Autodeclaração e Acessibilidade) antes de ser deferida e gerar o número de matrícula enviado por email, o que poderá demorar até 5 dias úteis. A PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis adota editais e procedimentos específicos para inscrição no Benefício Socioeconômico (BSE) e acesso à moradia provisória e na Casa do Estudante, entre em contato!

5 – Estou inscrito na Cota L5, preciso comprovar a renda ACIMA de 1,5 salário-mínimo per capita? Não, apenas apresentar a documentação básica exigida de todos os candidatos (consulte o Termo de Adesão e Edital específico).

6 – É verdade que a maioria das vagas não é preenchida na Chamada Regular, e acaba sendo ofertada nas Chamadas da Lista de Espera? Sim! Muitas vezes o(a) candidato(a) é aprovado(a) em outros vestibulares, é classificado em programas governamentais para o ensino superior privado ou conquista bolsas em fundações privadas e prefere continuar em seu município ou estado.

Em outras situações, o(a) candidato(a) não junta sua documentação a tempo ou não consegue comprovar as condições declaradas nas cotas (escola pública, socioeconômica, étnico-racial etc.) e perde o direito à vaga. Por isso, é importante que o(a) candidato(a) marque presença às Chamadas da Lista de Espera (que se realizam Online devido à Pandemia de Covid-19) , e separe com antecedência todos os documentos exigidos no Termo de Adesão e no respectivo Edital, procedendo à correta Habilitação.

Devido à pandemia de covid-19, a UFSM publicará nos Editais das Chamadas Orais Online da Lista de Espera instruções específicas para encaminhamento da documentação e realização das entrevistas.

Ficou com alguma dúvida? A UFSM disponibiliza aos(às) candidatos(as) um Guia com as principais informações sobre o SiSU. Dúvidas também podem ser encaminhadas ao email copa.sisu@ufsm.br, à página Confirmação de Vaga UFSM no Facebook e ao plantão Tira-Dúvidas no site SiSU/MEC.

As informações contidas nesta página não substituem os Editais e demais Legislações referentes aos Processos Seletivos nem seus adendos, anexos ou retificações. Os dados aqui disponíveis podem sofrer modificações sem prévio aviso.