Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PORTARIA NORMATIVA UFSM N° 095/2025


Brasão República Federativa do Brasil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

 

PORTARIA NORMATIVA UFSM N° 095, DE 13 DE JUNHO DE 2025

 

Aprova a criação do órgão colegiado temporário denonimado “Comissão Temporária do Processo Consultivo do Centro de Educação (CTPC/CE)” no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o art. 30 do Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria com as adequações aprovadas pela Resolução UFSM n° 037, de 30 de novembro de 2010, aprovado pela Portaria n° 156, de 12 de março de 2014, e publicado no Diário Oficial da União em 13 de março de 2014, tendo em vista o disposto na Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , no Decreto n° 12.002, de 22 de abril de 2024, na Resolução UFSM n° 054, de 1 de junho de 2021, e o que consta no Processo n° 23081.059237/2025-14, resolve:

 

Art. 1 °  Aprovar a criação do órgão colegiado temporário denonimado “Comissão Temporária do Processo Consultivo do Centro de Educação (CTPC/CE)” no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

CAPÍTULO I

DAS COMPETÊNCIAS

 

Art. 2 °  À CTPC/CE, vinculada ao Centro de Educação (CE) da UFSM, compete organizar todo o processo consultivo para escolha de seu(ua) próximo(a) Diretor(a) e Vice-Diretor(a), durante a gestão compreendida entre os anos de 2025 a 2029, e:

I - planejar, organizar e coordenar o processo da consulta pública;

II - processar e julgar originariamente:

a) o registro e a cassação de registro das chapas participantes;

b) em única e última instância, as impugnações e recursos interpostos;

III - publicar a relação dos(as) candidatos(as) inscritos(as);

IV - orientar sobre o processo de participação na consulta, em especial:

a) da participação de pessoas com necessidades especiais;

b) da participação de pessoas que pertencerem a mais de uma categoria;

V - providenciar o material necessário à consulta;

VI - solicitar junto aos setores responsáveis a estrutura necessária em TI para realização de votação por meios eletrônicos, conforme regulamentação vigente na Instituição;

VII - indicar e fiscalizar o trabalho de compilação do resultado da consulta pública junto ao Centro de Processamento de Dados, observada a regulamentação da Instrução Normativa UFSM n° 001, de 23 de fevereiro de 2021, ou outra que venha a substituí-la;

VIII - credenciar os(as) fiscais, indicados(as) pelos(as) candidatos(as) concorrentes, para que atuem junto ao processo da consulta pública; e

IX - publicar e divulgar o resultado da consulta.

 

CAPÍTULO II

DA COMPOSIÇÃO E AUTORIDADE

 

Art. 3 °  A CTPC/CE será composta pela indicação dos(as) seguintes membros(as):

I - 9 (nove) docentes titulares e 9 (nove) suplentes;

II - 2 (dois) técnico-administrativos(as) (TAEs) em educação titulares e 2 (dois) suplentes; e

III - 2 (dois) discentes titulares e 2 (dois) suplentes, sendo um(a) titular e um(a) suplente representantes da graduação e um(a) titular e um(a) suplente representantes da pós-graduação.

§ 1 °  Os(As) representantes previstos(as) no inciso I, II e III, serão indicados(as) por seus(uas) pares, sendo os(as) docentes indicados(as) pelos departamentos didáticos, os(as) técnico-administrativos(as) pelo coletivo dos(as) TAEs e os(as) discentes pelo Diretório Acadêmico do Centro de Educação (DACE).

§ 2 °  A homologação das referidas indicações será realizada pelo Conselho do Centro de Educação.

§ 3 °  Os(As) membros(as) indicados(as), para compor a Comissão, elegerão o(a) seu(ua) Presidente e o(a) seu(ua) secretário(a).

§ 4 °  Na ausência do(a) Presidente em uma reunião, a CTPC/CE escolherá entre os(as) membros(as) presentes um(a) Presidente para a sessão, por meio de votação com maioria simples.

§ 5°  Na ausência dos(as) membros(as) titulares, seus(uas) respectivos(as) suplentes os(as) substituirão para participar das reuniões nos afastamentos ou impedimentos legais.

§ 6 °  Serão impedidos(as) de integrar a referida Comissão, além dos(as) candidatos(as) inscritos(as) para concorrer a Diretor(a) e Vice-Diretor(a), seus(uas) cônjuges e parentes até 2 ° (segundo) grau.

 

CAPÍTULO III

DO QUÓRUM DE REUNIÃO E DE VOTAÇÃO

 

Art. 4 °  As reuniões serão realizadas considerando as especificidades dos encaminhamentos e decisões, com base em quórum padrão, levando-se em conta as decisões definidas pela maioria dos(as) participantes.

Parágrafo único.  Quando da ocorrência de empate na votação, caberá ao(à) Presidente da sessão o voto de qualidade.

Art. 5°   As convocações, ordinárias ou extraordinárias, serão feitas via correio eletrônico, pelo(a) Presidente, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, devendo constar da mesma a Ordem do Dia.

Art. 6°  Havendo número legal e declarada aberta a sessão, proceder-se-á a discussão e posterior elaboração dos pareceres que deverão embasar os processos a serem analisados pelo órgão colegiado em questão.

Parágrafo único.  Não havendo quórum, os(as) membros(as) serão convocados(as) para nova reunião 48 (quarenta e oito) horas depois, com a mesma pauta.

 

CAPÍTULO IV

DA PERIODICIDADE DAS REUNIÕES

 

Art. 7°  As reuniões serão realizadas conforme demanda e especificidade das atividades para a organização do evento.

Parágrafo único.  A periodicidade das reuniões atenderá a um cronograma que será elaborado com vistas à organização prévia da consulta, ao desenvolvimento do mesmo e a sua avaliação.

 

CAPÍTULO V

DO ÓRGÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO

 

Art. 8°  A unidade da instituição responsável por prestar o apoio administrativo ao órgão colegiado será a Secretaria do Centro de Educação (SC-CE) da Universidade Federal de Santa Maria.

 

CAPÍTULO VI

DO REGIMENTO INTERNO

 

Art. 9°  Por se tratar de uma comissão temporária, não há necessidade da CTPC-CE ter regimento interno.

 

CAPÍTULO VII

DOS(AS) MEMBROS(AS) NÃO NATOS(AS)

 

Art. 10.  Por se tratar de uma comissão de processo consultivo temporária e interna, não há necessidade da CTPC-CE ter membros(as) não natos(as).

 

CAPÍTULO VIII

CRONOGRAMA DA CONSULTA PÚBLICA

 

Art. 11.  O processo da consulta pública junto à Comunidade do Centro de Educação, assim como a elaboração do cronograma e efetivação de suas fases, será realizado, conforme deliberado nas reuniões 661, 663 e 664 do Conselho do Centro de Educação, ocorridas em 31 de março, 28 de abril e 26 de maio de 2025, respetivamente.

 

CAPÍTULO IX

DO SISTEMA DA CONSULTA PÚBLICA

 

Art. 12.  A consulta pública será realizada mediante voto paritário, direto, facultativo, digital e secreto.

Art. 13.  A CTPC-CE ficará encarregada de, em conjunto com o CPD, implementar e manter online um sistema de votação eletrônico para a realização da consulta pública.

Art. 14.  O sistema de votação deverá obedecer às disposições previstas na Instrução Normativa UFSM n° 001, de 23 de fevereiro de 2021 , ou outra que venha a substituí-la, e demais normas aplicáveis.

Art. 15.  A votação online ocorrerá conforme cronograma elaborado pela comissão.

Art. 16.  A CTPC-CE acompanhará a abertura e o andamento da consulta pública online até seu encerramento, a fim de verificar a integridade do processo.

Parágrafo único.  A abertura, o encerramento e a compilação do resultado da consulta pública poderão ser transmitidos em tempo real.

 

CAPÍTULO X

DO TERMO DE CONCLUSÃO DOS TRABALHOS

 

Art. 17.  Por se tratar de um órgão colegiado temporário, a CTPC-CE tem previsto o dia 20 de agosto de 2025 para conclusão dos seus trabalhos e, também, para seu encerramento/extinção.

 

CAPÍTULO XI

DOS RELATÓRIOS PERIÓDICOS E DO RELATÓRIO FINAL

 

Art. 18.  Para fins de registro, a CTPC-CE deverá elaborar e emitir relatório final até o dia 19 de agosto de 2025 para ser apreciado e homologado pelo Conselho do Centro de Educação, em 20 de agosto de 2025.

Parágrafo único.  Os resultados finais da consulta pública serão encaminhados ao Conselho do Centro de Educação de 2 (duas) formas:

I - considerando o voto paritário previsto no art. 12 desta Portaria Normativa; e

II - considerando a proporcionalidade de 70% (setenta por cento) dos votos de docentes, 15% (quinze por cento) dos votos de técnico-administrativos ativos e 15% (quinze por cento) dos votos de estudantes.

 

CAPÍTULO XII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

 

Art. 19.  É vedada a divulgação de discussões em curso sem a prévia anuência do(a) titular do Centro de Educação da UFSM ao qual este órgão colegiado está vinculado.

Art. 20.  A participação dos(as) membros(as) deste órgão colegiado será considerada prestação de serviço público relevante, e não será remunerada.

Art. 21.  É vedada a possibilidade de criação de subcolegiados por ato deste colegiado.

Art. 22.  Os casos omissos e os recursos interpostos, além dos casos relativos à consulta pública junto à Comunidade do Centro de Educação, serão considerados pela CTPC-CE e divulgados nos canais oficiais de comunicação do Centro de Educação.

Art. 23 Esta Portaria Normativa entra em vigor na data de sua publicação, de acordo com o que prevê o Decreto n° 12.002, de 22 de abril de 2024, art. 18, inciso IV.

 

Luciano Schuch

Reitor

  Este texto não substitui o documento original, publicado no Portal de Documentos. Disponível em https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?idDocumento=15467546