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Resolução N. 001/2003

<b>RESOLUÇÃO N. 001/2003</b>
Brasão República Federativa do Brasil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA


Aprova Normas para Concurso Público de Professor de Ensino Médio e Tecnológico, e Revoga a Resolução n. 015/94.


Revogada pela Resolução N. 005/2003



O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, no exercício da Reitoria, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, e considerando:

- a necessidade de atualizarem-se as normas vigentes;

- o Decreto n. 94.664/87, de 23/07/87, que aprova o Piano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos de que trata a Lei n. 7.598, de 10/04/87;

- à Lei n. 9.394/96, de 20/12/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

- a Lei n. 8.112 de 12/12/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais;

- o Parecer n. 170/02 da Comissão de Legislação e Normas, aprovado na 619ª Sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de 3/12/02,

- o Parecer n. 43/02 da Comissão de Legislação e Regimentos, aprovado na 623ª Sessão do Conselho Universitário, de 20/12/02.


RESOLVE:


Art. 1º Aprovar as normas para Concurso Público de Professor de Ensino Médio e Tecnológico, e seus anexos.

Art. 2º Revogar a Resolução n. 015/94 - UFSM, de 24/08/94.

Art. 3º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

GABINETE DO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, aos sete dias do mês de janeiro do ano de dois mil e três.

Clovis Silva Lima,

Vice-Reitor, no exercício da Reitoria.



NORMAS PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS NO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO ENSINO DE 1º E 2º GRAUS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

1. Títulos acadêmicos e atividades de aprimoramento. (Máximo de 10 pontos e Peso 4)

1.1 Títulos Acadêmicos - o candidato será enquadrado em um dos itensValor dos TítulosTotal de Pontos
Pós-DoutoradoDoutoradoMestradoEspecialização8,5
Pós-DoutoradoDoutoradoMestrado8,4
Pós-DoutoradoDoutorado8,3
DoutoradoMestradoEspecialização8,2
DoutoradoMestrado8,1
Doutorado8,0
MestradoEspecialização7,8
Mestrado7,5
EspecializaçãoAperfeiç.6,8
Especialização6,3
Aperfeiç.5,0
Total de Pontos do item 1.1
1.2 Atividades de aprimoramento
Cursos relacionados com a área objeto do concurso de, no mínimo, 40 horas até, no máximo, 1,5 pontos.Número de Títulos ApresentadosValor de Cada TítuloResultadoTotal de Pontos
0,15
Total de pontos do item 1.2
Total de pontos do item 1 (máximo 10):


2. Atividades docentes e técnico-administrativas em qualquer nível de ensino (Máximo de 10 pontos e Peso 3).

2.1 Docência em Qualquer Nível de EnsinoValor dos TítulosSubtotal de Pontos
Mais de 10 anos5,0
5 a 10 anos4,5
3 a 5 anos3,0
1 a 3 anos2,5
Menos de um ano1,0
Total de pontos do item 2.1
2.2 Funções e assessoramento administrativo em qualquer nível de ensino (direção, supervisão, chefia e similares)Valor dos TítulosSubtotal de Pontos
Mais de 3 anos3,5
Mais de 2 anos3,0
De 1 a 2 anos2,5
Menos de um ano1,0
Total de pontos do item 2.2
2.3 Participação em órgãos colegiados de instituições de ensino de 1º, 2º e 3º grausValor dos TítulosSubtotal de Pontos
Mais de 3 anos3,0
Mais de 2 anos2,5
De 1 a 2 anos2,0
Menos de um ano1,0
Total de pontos do item 2.3
2.4 Participação em bancas de defesas de teses, concursos públicosValor dos TítulosSubtotal de Pontos
3 ou mais bancas2,0
2 bancas1,5
1 banca 1,0
Total de pontos do item 2.4
2.5 Participação em comissões permanentes de instituições de ensino de 1º, 2º e 3º grausValor dos TítulosSubtotal de Pontos
Mais de 3 anos3,0
Mais de 2 anos2,5
De 1 a 2 anos2,0
Menos de um ano1,0
Total de pontos do item 2.5
2.6 Participação em outros colegiados ou comissões permanentesValor dos TítulosSubtotal de Pontos
Mais de 3 anos3,0
Mais de 2 anos2,5
De 1 a 2 anos2,0
Menos de um ano1,0
Total de pontos do item 2.6
2.7 Orientação de pesquisas e trabalhos científicosValor dos TítulosSubtotal de Pontos
3 ou mais orientações2,5
2 orientações2,0
1 orientação1,0
Total de pontos do item 2.7
2.8 Orientação de estágios profissionaisValor dos TítulosSubtotal de Pontos
3 ou mais orientações1,5
2 orientações1,0
1 orientação0,5
Total de pontos do item 2.8
Total de pontos do item 2 (máximo 10)


3. Atividades científicas, literárias, artísticas, serviços de extensão, participação em eventos científicos, aprovação em concursos e distinções recebidas (máximo 10 pontos e peso 3).

3.1 Livros publicados como autorValor dos TítulosSubtotal de Pontos
3 ou mais livros8,0
2 livros7,5
1 livro7,0
Total de pontos do item 3.1
3.2 Participação como autor em publicação de livroValor dos TítulosSubtotal de Pontos
3 ou mais livros6,0
2 livros5,5
1 livro5,0
Total de pontos do item 3.2
3.3 Publicação científica em revistas, jornais, etc.Valor dos TítulosSubtotal de Pontos
3 ou mais publicações4,0
2 publicações3,5
1 publicação3,0
Total de pontos do item 3.3
3.4 Cursos ministrados com mais de 40 horasValor dos TítulosSubtotal de Pontos
4 ou mais cursos ministrados4,0
3 cursos ministrados3,0
2 cursos ministrados2,5
1 curso ministrado2,0
Total de pontos do item 3.4
3.5 Participação como expositor em mesas redondas, congressos, seminários, conferências, etc.Valor dos TítulosSubtotal de Pontos
4 ou mais participações3,5
3 participações3,0
2 participações2,5
1 participação2,0
Total de pontos do item 3.5
3.6 Participação como ouvinte em congressos, seminários, conferências, etc.Valor dos TítulosSubtotal de Pontos
5 ou mais participações2,5
4 participações2,2
3 participações1,9
2 participações1,6
1 participação1,3
Total de pontos do item 3.6
3.7 Participação em atividades de extensão e serviços comunitários com duração mínima de seis meses.Valor dos TítulosSubtotal de Pontos
4 ou mais participações3,0
3 participações2,5
2 participações2,0
1 participação1,5
Total de pontos do item 3.7
3.8 Aprovação em concursos e seleção públicos para professorValor dos TítulosSubtotal de Pontos
2 ou mais aprovações2,5
1 aprovação2,0
Total de pontos do item 3.8
3.9 Distinções, comendas, medalhas e honrarias acadêmicas e ou profissionaisValor dos TítulosSubtotal de Pontos
2 ou mais2,5
11,5
Total de pontos do item 3.9
3.10 Citação do autor em trabalho científicoValor dos TítulosSubtotal de Pontos
2 ou mais2,5
11,5
Total de pontos do item 3.10'
3.11 Elaboração de polígrafo ou apostila didáticaValor dos TítulosSubtotal de Pontos
2 ou mais3,5
13,0
Total de pontos do item 3.11
3.12 Participação em projeto de pesquisa, aprovado por órgão competenteValor dos TítulosSubtotal de Pontos
2 ou mais participações2,0
1 participação1,0
Total de pontos do item 3.12
3.13 Participação como organizador ou coordenador de ciclos de estudos, seminários ou congêneresValor dos TítulosSubtotal de Pontos
2 ou mais participações2,0
1 participação1,0
Total de pontos do item 3.13
Total de pontos do item 3 (máximo 10)


ItensPontuaçãoPontuação Final
Total de pontos do item 1__________x 0,4
Total de pontos do item 2__________x 0,3
Total de pontos do item 3__________x 0,3
Total de pontos da Avaliação de Títulos


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CPPD - CÂMARA DE 2º GRAU



PROVA ESCRITA



Candidato: __________________________________________________________



VALOR MÁXIMOVALOR OBTIDOTOTAL DE PONTOS

1. INTRODUÇAO – Valor 1,0

Contextualização

1,0
2. DESENVOLVIMENTO – Valor 7,0

a) Abrangência (aspectos fundamentais)

3,5
b) Sequência lógica3,5
3. FECHAMENTO – Valor 2,0

Capacidade de síntese com ênfase na ideia central

2,0
TOTAL DE PONTOS10,0


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CPPD - CÂMARA DE 2º GRAU



PROVA DIDÁTICA

(Avaliação da aula)



Candidato: __________________________________________________________



VALOR MÁXIMOVALOR OBTIDOTOTAL DE PONTOS
1. INTRODUÇAO – Valor 1,3
a) Conexão com tema anterior0,3
b) Clareza na apresentação dos objetivos0,5
c) Motivação0,5
2. DESENVOLVIMENTO – Valor 5,6

a) Tratamento do conteúdo:

* Domínio

2,5
* Sequência lógica1,0
* Adequação dos objetivos1,0
b) Procedimentos:
* Técnicas: adequação ao conteúdo0,5
c) Recursos:
* Adequação ao conteúdo 0,25
* Adequação à técnica0,25
* Utilização correta0,1
3. INTEGRAÇÃO – Valor 1,0
a) Síntese final1,0
4. AVALIAÇÃO – Valor 0,5
a) Instrumentos (tipos)0,25
b) Adequação aos objetivos0,25
5. HABILIDADES TÉCNICAS – Valor 1,6
a) Fluência e precisão de linguagem0,5
b) Variação de estímulos0,4
c) Reforço0,3
d) Uso de exemplos0,4
TOTAL DE PONTOS10,0


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CPPD - CÂMARA DE 2º GRAU



PROVA DIDÁTICA

(Plano de Aula)



Candidato: __________________________________________________________



VALOR MÁXIMOVALOR OBTIDOTOTAL DE PONTOS
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO – Valor 0,50,5
2. OBJETIVOS – Valor 2,41,2
a) Formulação1,2
b) Adequação1,2
3. DESENVOLVIMENTO – valor 4,3

a) Conteúdos:

*Seleção

0,4
*Organização0,3
*Adequação0,4
b) Procedimentos:
*Esquematização da aula 0,4
Introdução0,4
Desenvolvimento0,4
Conclusão0,4
c) Adequação das técnicas0,5
d) Atividades do aluno0,5
e) Recursos
* Adequação ao conteúdo 0,5
* Adequação à técnica0,5
4. AVALIAÇÃO – Valor 2,0
a) Adequação aos conteúdos1,0
b) Adequação aos objetivos1,0
5. CLAREZA E OBJETIVIDADE NA EXPRESSÃO ESCRITA DO PLANO – Valor 0,40,4
6. APRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO PLANO – Valor 0,40,4
TOTAL DE PONTOS10,0


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CPPD - CÂMARA DE 2º GRAU



PROVA DIDÁTICA

(Avaliação da aula)



Candidato: __________________________________________________________



VALOR MÁXIMOVALOR OBTIDOTOTAL DE PONTOS
1. INTRODUÇAO – Valor 1,0
a) Clareza na apresentação dos objetivos0,5
b) Motivação0,5
2. DESENVOLVIMENTO – Valor 6,0

a) Tratamento do conteúdo:

* Domínio

2,0
* Sequência lógica1,0
b) Escolha do material adequado1,0
c) Procedimentos
* Aplicação da prática 1,0
d) Segurança no manuseio dos instrumentos1,0
3. INTEGRAÇÃO – Valor 1,0
a) Síntese final1,0
4. HABILIDADES TÉCNICAS – Valor 2,0
a) Variação de estímulos0,5
b) Adaptação a situações imprevistas0,5
c) Utilização de termos adequados1,0
TOTAL DE PONTOS10,0


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CPPD - CÂMARA DE 2º GRAU



PROVA DIDÁTICA

(Plano de Aula)



Candidato: __________________________________________________________



VALOR MÁXIMOVALOR OBTIDOTOTAL DE PONTOS
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO – Valor 0,5
a) Clareza e objetividade na expressão escrita0,5
2. OBJETIVOS – Valor 1,5
a) Formulação1,0
b) Adequação0,5
3. INTRODUÇÃO – valor 1,0

a) Articulação com o conteúdo anterior

0,4
b) Apresentação dos temas e comunicação dos objetivos0,6
4. DESENVOLVIMENTO – Valor 4,0

a) Conteúdo:

*Seleção

1,0
*Organização1,0
b) Procedimentos:
*Técnica (adequação)0,5
*Atividades do aluno0,5
c) Recursos:
* Adequação ao conteúdo 0,5
* Adequação à técnica0,5
5. INTEGRAÇÃO – Valor 1,0
a) Síntese final1,0
6. AVALIAÇÃO – Valor 2,0
a) Adequação1,0
b) Instrumentos1,0
TOTAL DE PONTOS10,0

Este texto não substitui o documento original, publicado no Portal de Documentos. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=4435298