Falar sobre risco, crise e comunicação é uma das formas de contribuir para amplificar as discussões e tornar estes temas presentes na gestão das organizações. Isso se confirma a partir de diversos indicadores: o aumento da busca de informação, de capacitação e de conhecimento sobre as práticas de prevenção, gestão e comunicação de risco e de crise; o aumento do número de eventos e cursos de especialização que vêm discutindo o cenário e pensando em soluções; além do aumento e do amadurecimento da produção bibliográfica sobre os conceitos-chave da área.
Nessa mesma direção, só em 2025, duas revistas-laboratório de universidades brasileiras já pautaram em suas publicações os temas de gestão e de comunicação de crise:
A revista RP Alternativo, do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), abordou em sua 52ª edição a temática da comunicação de crise. Para isso, realizou uma entrevista com o Coordenador-Geral do OBCC, Prof. Jones Machado, a fim de discutir sobre o tema e apresentar a iniciativa do Observatório Brasileiro da Comunicação de Crise. Sobre o OBCC, ele destaca: “Nós buscamos trabalhar de modo inter/multidisciplinar, acolhendo perspectivas de diferentes campos, que enriqueçam nossas discussões, a fim de marcarmos e potencializarmos o lugar e o papel da comunicação na gestão de riscos e de crises. Levar ao conhecimento da sociedade que a gestão das crises também passa pela Comunicação também é um dos nossos objetivos, dando visibilidade ao Campo como espaço reconhecido em que as crises são objetos de estudo“. Dentre as pautas, foram abordados os processos de monitoramento e mapeamento de pesquisas e crises, grupos de pesquisa na área e as perspectivas do OBCC para os próximos meses.
Já a revista Conexão RP, do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/FW), pautou a gestão de crises como essencial na formação do profissional de Relações Públicas. Nessa direção, a matéria apresenta a área como um campo de trabalho e de pesquisa para profissionais e acadêmicos que desejam contribuir para o fortalecimento da gestão de riscos e de crises no Brasil a partir da comunicação. Incorporada ao currículo do curso de Relações Públicas da UFSM FW em 2016, a disciplina de Gestão de Crise consolidou-se como essencial para a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado. O OBCC também foi fonte desta publicação, apresentando seu funcionamento e contribuindo para a reflexão sobre a importância da gestão no contexto de crises.
Acesse as matérias das revistas:
Gestão de crise na formação do RP
Comunicação de crise: o trabalho pioneiro do OBCC
Conheça os sites e as outras edições das revistas: