Na data que marca os 13 anos da tragédia da Boate Kiss, ocorrida em 27 de janeiro de 2013 em Santa Maria (RS), além de debates públicos e homenagens às 242 vítimas, aos mais de 600 sobreviventes e familiares, duas iniciativas de memória e prevenção são lançadas na cidade: o Canal de Denúncias “Alerta Kiss – informação que salva” e o Dia de Memória às Vítimas do Incêndio da Boate Kiss.
AÇÃO PARA A PREVENÇÃO DE TRAGÉDIAS
O coletivo “Kiss: Que Não Se Repita”, formado por amigos e familiares de vítimas e por sobreviventes da tragédia, lança hoje o Canal de Denúncias “Alerta Kiss – informação que salva”, voltado a receber relatos anônimos sobre segurança em casas noturnas no Estado do Rio Grande do Sul.
O objetivo é prevenir para evitar novas tragédias, tendo em vista que antes e após o acontecimento em Santa Maria, ocorreram outros incêndios com características e causas semelhantes em bares e boates ao redor do mundo. O último caso, em 2026, foi o incêndio no Bar Le Constellation, em Crans-Montana, na Suíça, que deixou 40 mortos e mais de 100 feridos, evidenciando fatores já conhecidos que levam a tragédias deste tipo, a saber, superlotação, uso de fogos de artifício em locais fechados, problemas com rotas de fuga e saídas de emergência.
Tais fatores somados a problemas com extintores, materiais inflamáveis e problemas com alvarás, entre outros, foram apontados como as causas da tragédia de Santa Maria. Nessa direção, pela recorrência de acontecimentos com as mesmas causas, estes riscos estão agora no radar do canal de denúncias que receberá e analisará as mensagens antes de repassar às autoridades.
MEMÓRIA E RESPEITO
Já no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição na qual estudava a maioria das vítimas da tragédia, foi instituído neste ano o dia 27 de janeiro como o Dia de Memória às Vítimas do Incêndio da Boate Kiss.
A iniciativa considerou o profundo impacto humano, social e institucional do referido evento sobre a comunidade universitária e a sociedade santa-mariense, a importância da preservação da memória coletiva, do respeito às vítimas e a seus familiares, bem como do compromisso institucional com a reflexão, a solidariedade e a promoção de uma cultura de cuidado, prevenção e valorização da vida.
No dia 27 de janeiro, portanto, ficam suspensas as atividades acadêmicas e administrativas na UFSM, ao mesmo tempo que as unidades acadêmicas e administrativas poderão, respeitada sua autonomia, promover atividades de caráter memorial, educativo, reflexivo ou cultural, voltadas à preservação da memória das vítimas, à promoção da segurança coletiva e à valorização da vida.
Em Santa Maria, desde 2023, uma lei municipal (6.839/2023) instituiu a Semana em Memória às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss, sendo parte do Calendário Oficial da cidade. Desde lá, entre 21 e 27 de janeiro de todos os anos ocorre a semana “Lembrar para não se repetir”, fomentando ações de conscientização, ensino e prevenção de incêndios.
Confira a programação completa dos eventos de homenagens e debates
13 anos de saudade: programação completa
Mais sobre a tragédia da Boate Kiss
Boate Kiss: a tragédia de Santa Maria em e-books, documentários e artigos
_____________
Fontes
Portaria Normativa UFSM N. 104/2026
Coletivo “Kiss: que não se repita”