Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Professores do LAQIA ministram palestras no XI Workshop sobre Preparo de Amostras

Nos dias 23 e 24 de novembro, os professores Érico M. M. Flores e Cezar A. Bizzi, ambos do Departamento de Química/CCNE, e o professor Juliano S. Barin, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos/CCR, ministraram as palestras “Preparo de amostras para análise de espécies químicas”, “Preparo de amostras orgânicas, assistido por radiação micro-ondas” e “Combustão iniciada por micro-ondas”, respectivamente, no XI Workshop sobre Preparo de Amostras, ocorrido de 22 a 25 de novembro, nas dependências do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba, SP.

Em suas palestras, os professores da UFSM apresentaram as relevantes contribuições do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) nos últimos dez anos e discutiram os principais desafios para a química analítica moderna. Mostraram as vantagens dos métodos de combustão iniciada por micro-ondas (sistema desenvolvido e patenteado por pesquisadores do LAQIA) e de sistemas de decomposição empregando ácidos diluídos, destacando os benefícios frente aos métodos tradicionais. Um dos aspectos mais importantes dos métodos apresentados se refere ao menor consumo de reagentes e, consequente, a menor geração de resíduos de laboratório, atendendo às recomendações e tendências atuais da química analítica. Destaque também para a palestra sobre a determinação de espécies químicas presentes em diversos tipos de materiais, sendo esta ainda um desafio para área de química analítica.

O LAQIA é coordenado pelo professor Érico M. M. Flores e conta com a colaboração dos demais docentes da UFSM: Cezar A. Bizzi, Edson I. Muller, Fábio A. Duarte, José Neri G. Paniz, Paola A. Mello, Rochele S. Picoloto, Rodrigo C. Bolzan e Valderi L. Dressler, do Departamento de Química/CCNE e Juliano S. Barin, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos/CCR. Conta ainda com diversos alunos de graduação e pós-graduação em cursos da área de Química, CCNE/UFSM.

Com informações da professora Rochele Picoloto, do Departamento de Química/CCNE.