Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Formandos de treze turmas colaram grau no sábado (26) na Formatura Institucional Integrada do CCNE no Centro de Convenções da UFSM

Formatura Integrada do CCNE no Centro de Convenções UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria realizou no sábado (26) a Formatura Institucional Integrada de 54 alunos do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). A solenidade ocorreu no Centro de Convenções da UFSM, um dos maiores anfiteatros do estado, iniciando-se às 17h com cerca de mil pessoas, ocupando toda a plateia principal e parte do mezanino.

A Formatura Institucional Integrada é realizada pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) que desde o ano passado mobiliza as unidades de ensino para adaptarem-se à Resolução Nº 11/2018, que prevê, a partir do primeiro semestre de 2020, centralizar 100% das solenidades de formatura nos espaços da Universidade.

Giovanny Ferro Razera, juramentista do curso de bacharelado em Química Industrial

Em sua segunda formatura integrada realizada no Centro de Convenções, o CCNE realizou a colação de grau dos cursos de estatística, geografia, matemática, física, química, química industrial e de tecnologia em processos químicos.

A direção do CCNE preza pela integração e diálogo entre os cursos, assim como acredita que a formatura integrada seja um modelo inclusivo. “Muitos alunos formavam-se de gabinete em razão dos custos envolvidos em uma cerimônia. Na formatura integrada a Universidade oferece as vestes talares e a estrutura do Centro de Convenções sem custo para os formandos, proporcionando a todas e todos a possibilidade de uma experiência memorável na fase final da graduação”, explica a diretora do CCNE, professora Sonia Cechin, que comemorou a participação de 80% dos cursos do centro.

Luiza Santos Morin, formada no curso de Licenciatura em Matemática durante a cerimônia, é natural de São Sepé, interior do Rio Grande do Sul. Ela comenta que trazer a sua família e amigos para realizar a sua colação de grau no espaço físico da Universidade foi emocionante: “A UFSM foi maravilhosa na minha vida e significou muito para mim trazer a minha família aqui dentro, no lugar onde aprendi tanta coisa”.

Natural de Cerro Largo, Lia Mallmann Mattiazzi, formada na solenidade no curso de Licenciatura em Química, complementa: “É um misto de emoções. A graduação foi sem dúvidas uma das etapas mais importantes da minha vida, e poder ter realizado ela em uma instituição como a UFSM, com o apoio dos meus amigos, professores e familiares, tornou tudo ainda mais especial”.

Para a portoalegrense recém-formada no curso de Bacharelado em Estatística Mariana Motta Dias da Silva, a formatura integrada permitiu a concretização de um momento importante. “Sou eternamente grata pela oportunidade de participar dessa solenidade tão especial. Eu e minha família não teríamos condições de arcar com uma formatura desse porte, até porque a minha turma é muito pequena e o custo seria ainda maior”.

Maisa Iora licenciada em Matemática durante o discurso de homenagem a quem amamos

A cerimônia de colação de grau ainda contou com o discurso do professor Mauro Kumpfer Werlang do curso de geografia em nome de todos os paraninfos, com o discurso da formada em Tecnologia em Processos Químicos, Juliana Kuntz, oradora das turmas e com o emocionante discurso de homenagem a quem amamos da licenciada em Matemática, Maisa Iora.

Com a presença da direção do centro, autoridades e homenageados, a solenidade foi presidida pelo magnifico reitor, professor Paulo Afonso Burmann, que encerrou a solenidade ovacionado pelos presentes em seu discurso em defesa do ensino superior gratuito: “Peço senhoras e senhores, ajudem a fortalecer esta Universidade. É muito importante que vocês se apropriem desse espaço, este é um espaço público, um espaço que pertence a todos nós, que é construído e sustentado pelos impostos de cada uma das senhoras e dos senhores. É assim que vamos seguir em frente, com este espirito de Universidade pública e democrática, sempre comprometida com o futuro do país”.

Texto por: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE