Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Passei na Federal, e agora? UAPCCNE promove palestra que difunde as metodologias ativas

Ser aprovado em uma universidade federal certamente é um momento marcado por muita emoção. No entanto, para não transformar a alegria em frustração, o “calouro” provavelmente precisará fazer alguns ajustes na sua forma de estudar os conteúdos mais densos do ensino superior.

Para auxiliar nesse momento de adaptação, a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) promove durante a programação de recepção aos calouros e veteranos a palestra: Passei na Federal, e agora? O que muda na minha forma de estudar. Este momento busca difundir ideias das metodologias ativas de estudo que consistem em transferir o foco da sala de aula para o aluno, tornando-o protagonista em sua aprendizagem.

Para Rozieli Bovolini Silveira, coordenadora da UAPCCNE, “a visão do estudo ativo permite uma mudança de papéis, onde o estudante deixa de ser somente um receptor do conhecimento e passa a ser também produtor”. Ela destaca ainda que os professores continuam tendo um papel essencial na sala de aula, mas desenvolvem seu trabalho de outra forma, permitindo mais liberdade e dando mais sentido as disciplinas da graduação.

Andreia Dillenburg, doutoranda e palestrante convidada

Para colocar em prática as técnicas de estudo ativo, é preciso ter organização e gestão na hora de estudar, alcançando maior aproveitamento do tempo, mais satisfação na vida acadêmica e melhoria na qualidade de vida. De acordo com Andreia Dillenburg, doutoranda em Educação Especial e ministrante da palestra, “o processo de entrada na faculdade causa muitos impactos e, por isso, é extremamente importante compreender e conversar com os estudantes sobre essas mudanças, mostrando possíveis caminhos para serem trilhados e garantindo maior pertencimento ao universo acadêmico”. Após a explanação da convidada, ainda haverá a apresentação dos docentes que compõem o Grupo de Trabalho em Metodologias Ativas.

Nesse ano outras novidades serão implantadas no CCNE com o objetivo de auxiliar os estudantes a melhorarem sua rotina de estudos, como a Oficina de Planejamento dos Estudos e, ainda em março, a implantação da Central de Tutoria, na sala 1110 do prédio 13, um espaço aconchegante de aprimoramento de conhecimentos, voltado aos estudos e reforço de conteúdos. “Tudo isso possibilita a construção do autoconhecimento para que o estudante possa personalizar os métodos e o tempo de estudo”, finaliza Rozieli.

Serviço: Passei na Federal, e agora? O que muda na minha forma de estudar?
Data: 12 de março
Horário: 08h:30
Local: Auditório Sergio Pires, Prédio 17, UFSM, Campus Sede.

Texto por: Lucas Zimmermann, acadêmico de Comunicação Social – Relações Públicas e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Edição: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE