Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

I Ciclo de Palestras da Estatística expande o conhecimento sobre a profissão e aproxima estudantes

Créditos da imagem: Storyblocs.

Nos dias 08 e 09 de abril a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sediou o I Ciclo de Palestras da Estatística, um evento pensado para contribuir com a formação dos acadêmicos do curso de Bacharelado em Estatística da UFSM, bem como também dos demais profissionais interessados na área. Com convidados de diferentes áreas de atuação, diferentes problemáticas relacionadas à aplicação de métodos estatísticos foram abordadas. Desta forma, foi possível introduzir aos participantes diferentes linhas de pesquisa e campos de atuação que poderão despertar o interesse de vários perfis de profissionais.

Fomentar a disseminação do conhecimento estatístico e, consequentemente, uma maior aproximação dos discentes do departamento de Estatística e da comunidade com conteúdos ensinados nos cursos de graduação e em pesquisas mais especializadas, foi a principal proposta do Ciclo de Palestras. A partir disto, buscou-se ainda, através da transmissão ao vivo e online das palestras, alcançar mais pessoas e promover os cursos do Departamento, bem como oportunizar que pessoas das mais diferentes áreas possam ter contato direto com este meio e aplicar as metodologias abordadas nas palestras.

Palestrante em seu momento de fala.

Um dos conteúdos abordado foi a distribuição Burr XII, um modelo estatístico utilizado principalmente para analisar a distribuição de renda de diferentes países e tempo de falha de equipamentos, mas que também tem um potencial inexplorado em outras áreas. A professora Dra. Renata Rojas Guerra, do Departamento de Estatística da UFSM, ministrou essa palestra e avaliou de forma positiva a ação. “Esse é um evento com um potencial muito enriquecedor, principalmente por disponibilizar online as palestras. Muitas vezes é mais atrativo assistir um vídeo que introduz os conceitos, principalmente por que há pouca literatura em português que aborde os temas apresentados nas palestras”, disse ela.

De acordo com a organização, a média diária foi de cinquenta participantes, entre alunos, servidores e professores. Para Murilo Sagrillo Pereira, acadêmico de Estatística, “foi gratificante poder colaborar com a organização do evento, pois acredito que essa tenha sido uma oportunidade de proporcionar uma visão mais ampla sobre as diversas áreas de atuação de um estatístico no âmbito acadêmico”. Além disso, ele destaca a possibilidade de criar parcerias de pesquisa entre o corpo docente do departamento de Estatística e os demais pesquisadores participantes das palestras, permitindo a integração entre diferentes áreas de conhecimento.

Catiele da Silva Munhoz, estudante de Estatística, participou do Ciclo de Palestras e acredita que essa foi uma oportunidade de crescimento profissional.  Além disso, ela defende que para a comunidade acadêmica é importante ter contato com as áreas que podem ser seguidas após a graduação e viver a prática de tudo que é estudado durante o período acadêmico. Sobre as palestras, ela afirma: “entrei lá pronta para mais uma palestra chata, saí recheada de conhecimento e novas curiosidades sobre a estatística”.

Participantes do evento atentos aos temas explanados.

O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico (DA) da Estatística da UFSM, com apoio da Sigma Jr e da direção do CCNE. Além disso, essa proposta está vinculada ao projeto “Conteúdo audiovisual online como ferramenta de ensino na estatística” registrado na instituição e coordenado pelo Prof. Fernando Arturo Peña-Ramírez  e, ao longo do ano, os organizadores pretendem promover mais eventos deste tipo durante o tempo de execução do projeto.

Texto por: Lucas Zimmermann, acadêmico de Comunicação Social – Relações Públicas e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Revisão: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE