Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

CCNE recebe novos estudantes de cursos noturnos em evento de calourada

Na noite desta terça-feira (13), o Centro de Ciências Naturais e Exatas deu oficialmente as boas-vindas aos estudantes dos cursos de Matemática e Física Licenciatura Plena Noturnos. O evento da calourada do segundo semestre de 2022 aconteceu na Biblioteca Setorial do CCNE e contou com a presença da Direção do Centro, Coordenadores dos cursos, professores e técnicos administrativos em educação, além dos Diretórios Acadêmicos e PETs dos dois cursos.

O evento foi aberto com a fala do Diretor do Centro, Prof. Dr. José Neri Paniz, que ressaltou a importância das universidades para a sociedade, o papel fundamental que cada um ocupa nela e riqueza de oportunidades e descobertas ofertadas para os que a integram: “A universidade é de vocês, sintam-se acolhidos e tentem cada vez mais entender como ela funciona e o que ela pode oferecer, para que possam desfrutar o máximo esse período que estiverem aqui”, declarou o diretor.

O Vice-Diretor, Prof. Dr. Hans Rogério Zimmermann sucedeu com a palavra e completou ao destacar a necessidade de cuidado com a estrutura da universidade que os recebe: “Sintam como se fosse a casa de vocês: além de aproveitarem as coisas boas, ajudem a cuidá-la, ajudem na manutenção, para que a gente sempre a tenha bem-cuidada e para os demais alunos que venham no futuro”.

O Coordenador Substituto do curso de Física, Prof. Dr. Muryel Vidmar e a Coordenadora do curso de Matemática, Profa. Dra. Fabiane Noguti, se apresentaram aos estudantes e ressaltaram o papel das coordenações em ajudá-los. Os acadêmicos que fazem parte Diretório Acadêmico da Física (DAF) e Diretório Acadêmico da Matemática (DAMAT), explicaram a função dos grupos em representar os estudantes e seu funcionamento. Além disso, representantes do Programa de Educação Tutorial (PET) da Física (PET FÍSICA) e da matemática (PET MATEMÁTICA), divulgaram as atividades realizadas pelos grupos e os processos seletivos abertos para novos integrantes.

A dinâmica de integração entre os presentes foi coordenada pela Chefe do Setor de Apoio Pedagógico, Eliane Cristina Amoretti, que também aproveitou para falar sobre as possibilidades da universidade: “Esperamos que vocês explorem a universidade e encontrem aquilo que buscam, porque toda a estrutura e toda a equipe é para dar suporte para que vocês realizem os sonhos de vocês”. A atividade proposta aos alunos e demais presentes, consistiu em perguntas com o intuito de apresentá-los e permitir que conhecessem as pessoas e o ambiente ao qual farão parte ao longo da graduação.

O calouro Matias, de 23 anos, veio do município de Bozano, no Rio Grande do Sul, para ingressar no curso de Matemática. Ele conta que se espantou com o tamanho da universidade e se surpreendeu com a estrutura. Mesmo se sentido “perdido” no início, o evento de recepção o ajudou a entender melhor como as coisas funcionam – de forma geral – e que o caráter mais intimista, além de acolhedor, foi mais específico para os dois cursos. Sobre as primeiras impressões e expectativas para o curso, ele afirma: “é uma visão um pouco mais amplificada do que eu tinha, tenho certeza que eu vou abrir ainda mais as minhas ideias.”

O evento foi organizado e mediado pela Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE, Natália Huber da Silva, e segundo ela: “Neste semestre, como temos apenas dois cursos noturnos ingressantes, resolvemos fazer um evento integrativo entre professores, técnicos administrativos em educação e estudantes. O objetivo foi quebrar as barreiras antes mesmo de serem levantadas entre os servidores da UFSM e os estudantes”, conclui.

Avalia-se que o objetivo do evento foi alcançado e que novas calouradas integrativas para os próximos anos continuem a ser realizadas, com o intuito da aproximação da comunidade estudantil com os servidores da instituição.

Texto: Júlia Weber, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Edição: Natália Huber, chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Notícia vinculada a