Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Mês do servidor: conheça Henrique Faccin

No dia 28 de outubro se comemora o dia do servidor público. Em homenagem à data, todas as semanas do mês de outubro, uma nova matéria contará um pouco da história de um servidor ou servidora que fazem parte da história e cotidiano do CCNE e da UFSM.

Henrique Faccin, 30 anos, atualmente vinculado à equipe do Núcleo de Infraestrutura do CCNE, compondo a Subdivisão de Gestão de Laboratórios, é servidor da UFSM desde 2016. Neste período já atuou como Assistente em Administração, desempenhando a função de secretário dos cursos de Química Bacharelado e Química Industrial do CCNE. Em novembro de 2020 foi empossado noconcurso para o cargo de Químico, função que exerce atualmente.

Dentre as atividades desenvolvidas em seu cargo atual, Henrique destaca a gestão de resíduos perigosos gerados no CCNE – principalmente resíduos químicos gerados em todos os laboratórios do Centro, sejam de ensino ou pesquisa. Essa atividade compreende a conscientização de geradores de resíduos sobre o recolhimento, estratégias de segregação e identificação do material, coleta de resíduos perigosos no âmbito do CCNE, caracterização e pesagem, bem como entrega do material para uma empresa terceira proceder à destinação final dos resíduos.

Outra frente de trabalho é com relação à gestão de depósitos de produtos químicos do CCNE, o que compreende o recebimento e guarda de novos produtos e o controle do estoque existente, além do fornecimento de dados administrativos vinculados a esse tema para a Polícia Federal, Exército Brasileiro, FEPAM e IBAMA, conforme as demandas. Também trabalha com questões de segurança laboratorial em geral, na elaboração de estudos e análises de risco ambiental, prestando apoio aos docentes e alunos sempre que necessário, e auxiliando o Núcleo de Prevenção de Incêndios da UFSM na sua atuação junto ao CCNE.

A motivação do trabalho para Henrique, vem do fato de servir ao público, por meio de promoção de melhorias para a comunidade acadêmica, com o objetivo de desenvolvimento da Instituição, das pessoas que a frequentam e da sociedade em geral: “É gratificante trabalhar para algo que é de todos nós e poder receber um salário em troca disso”.

Henrique considera-se um servidor que consegue (e gosta de) atuar em vários setores, funções e tarefas. Além de suas funções regulares, se necessário, atua em demandas acadêmicas, patrimoniais, apoio à secretaria administrativa do Centro, etc; bem como confecção de relatórios gráficos e tabulares para assuntos da administração. “Sou parceiro para limpezas, mudanças, organizações e consertos quando necessário… Também já participei diversas vezes como mestre de cerimônia em formaturas do CCNE. Comigo não tem tempo ruim!”, declarou ele.

Para os que ainda almejam ser servidores públicos, ele deixa uma mensagem: “Diria aos futuros aspirantes a um cargo público que bons empregados da iniciativa privada têm, em geral, possibilidades muito maiores de crescimento profissional. Dessa forma, o serviço público exige aptidão para tal, e não necessariamente apenas o desejo por se alcançar estabilidade no mercado de trabalho. Em momentos de dificuldade orçamentária como o que vivemos, a função dos servidores é de extrema responsabilidade social para que os serviços sejam mantidos de forma que os usuários praticamente não percebam as dificuldades que estão sendo enfrentadas internamente”.

Além de servidor, Henrique ainda é estudante da UFSM. Está nas etapas finais da graduação em Estatística e também realiza o doutorado em Química, na área de Química Analítica. Fora do meio profissional e acadêmico, em seu tempo de lazer, gosta de: “aproveitar bons momentos com minha família, cuidar do jardim do condomínio onde moro e tenho como hobby cozinhar e fazer pequenos reparos ou consertos”.

A equipe da Direção do CCNE agradece ao Henrique, que se dedica e participa no desempenho de várias funções com excelência e responsabilidade. Além disso, estende os agradecimentos a todos servidores e servidoras que ajudam a construir um centro de ensino, pesquisa e extensão com empatia, respeito e dedicação cotidiana

Foto: Roberta (esposa), Bilu (tartaruga), Zara (gata clara), Paella (gato escuro) e Henrique.[/caption]